Como é a elétrica de um trailer? 1

Como é a elétrica de um trailer?

Vamos usar nosso KC-380, fabricado em 1981 para entender como funciona a elétrica de um trailer.

Trailer KC380 no camping Portal de Paraty

Nosso trailer foi modernizado para atender às demandas mais atuais de energia e equipamentos instalados. Um trailer pode operar utilizando energia externa ou de modo independente, através de suas baterias. Vamos olhar as 2 formas.

Energia Externa

Podemos receber 110v ou 220v de uma fonte externa (seja num camping ou num ponto de apoio). Um transformador e estabilizador de 5KVA identifica a voltagem e entrega 110v diretamente para os equipamentos internos, como a geladeira, o ar-condicionado, o micro-ondas e a TV. A presença do estabilizador reduz os riscos de que um pico de voltagem na rede externa venha a prejudicar os aparelhos internamente.

Elétrica de um trailer com corrente externa
Elétrica de um trailer com corrente externa

As lâmpadas e a bomba d´água são dispositivos nativos 12 volts, portanto são atendidos diretamente pelas baterias. Ocorre que essas baterias precisam também de repor sua carga. Para isso usamos o Carregador de Baterias Inteligente. Ele percebe quando a carga está sendo drenada das baterias e, valendo-se da energia externa, inicia a recarga até que a voltagem atinja o limite de 13,4 volts, quando interrompe sua função. A voltagem esperada de uma bateria carregada é de 12v. Quando ela atinge 11,6 volts ou próximo disso, o carregador entra em ação. Dessa forma não permitimos que a bateria desça de 11,6v nem que receba mais carga que 13,4v, estendendo ao máximo sua vida útil.

Dispositivos 12v sendo atendidos pelas baterias
Dispositivos 12v sendo atendidos pelas baterias

Na imagem acima vemos todas as lâmpadas existentes no trailer (amarelo), a bomba d´água (azul), o transformador/estabilizador (rosa), o carregador inteligente (laranja) e as baterias (vermelho).

Dessa forma, temos completo o ciclo de fornecimento de energia tanto para os equipamentos 110v, como para os 12v.

Sem energia externa

Nosso trailer possui 2 baterias de 115 amperes hora, ligadas em paralelo. Sempre que iniciamos uma viagem, garantimos que estejam com carga máxima. A geladeira já foi abastecida e fica ligada a noite inteira na corrente externa. Assim, garantimos chegar ao destino com todos os suprimentos gelados, principalmente a cerveja que vai brindar a chegada.

Nossa geladeira é 110v. Como então, continua funcionando sem energia externa?

Nessa hora entra em ação o Inversor 12v/110v. Ele retira carga das baterias (corrente contínua) e transforma para 110v (corrente alternada), mantendo a geladeira em pleno funcionamento. Ele ainda fornece energia para a TV e para o ventilador, quando necessário.

Inversor alimentando os equipamentos 110v
Inversor alimentando os equipamentos 110v

Na imagem acima temos o inversor (verde), que retira 12v das baterias (vermelho) e transforma para 110v, alimentando a TV e Geladeira (rosa) e o ventilador (roxo).

Por quanto tempo podemos manter essa situação, lembrando que as baterias também alimentam as luzes e a bomba d´água?

Sem uma reposição de carga, precisamos ficar atentos ao consumo. Abrir a porta da geladeira somente após ter decidido o que vai procurar ou retirar, evitando pensar com a porta aberta. Acender somente as luzes necessárias. Ao deitar para dormir, pode-se desligar a geladeira durante a noite. Instalar uma placa solar para repor carga durante o dia. Nessas condições, podemos desfrutar de um camping selvagem por 3 dias, tranquilamente.

Placa solar recarregando as baterias
Placa solar recarregando as baterias

Na imagem acima, uma placa solar de 300w mono cristalina, repõe parte da energia gasta pelas baterias durante o dia. Assim, à noite, teremos carga suficiente para tocar todos os equipamentos. Mais ou menos dias nessa condição, vai depender da cobertura solar e do estilo de consumo de cada um.

A utilização do ar condicionado e do micro ondas está restrita à presença de energia externa. Duas baterias (nosso caso), não tem amperagem suficiente para tocar esses aparelhos. Conhecemos caravanistas que tem um banco de baterias capaz de atender a esses aparelhos, mas o peso decorrente dessa quantidade de baterias é um fator impeditivo nos pequenos trailers. Além do que, quase sempre encontramos energia em nossas paradas. A exceção fica nas paradas para pernoite em postos de gasolina ou pontos de apoio.

A autossuficiência em energia é muito importante para quem está em deslocamento.

Ficou com alguma dúvida? Pode perguntar aí nos comentários.

Aproveite que está por aqui e conheça o interior de nosso KC-380. Muito conforto para um casal e um gato, que é nossa configuração atual. Entretanto, este modelo acomoda até 4 pessoas para pernoite, já que sua área social pode se transformar em 2 camas de solteiro adicionais. Além disso, um quarto externo em lona amplia consideravelmente a área de convivência e permite que as atividades de cozinha sejam feitas do lado de fora.

quarto externo com 3 metros por 2,50m
quarto externo com 3 metros por 2,50m

Todo o assunto tratado acima foi apresentado em vídeo no nosso canal no YouTube. Apareça lá e aproveita para se inscrever. Como é a elétrica de um trailer?

Mais alguns dias vamos publicar artigo e vídeo apresentando toda a hidráulica de nosso trailer, falando sobre as caixas de água limpa, caixa de águas servidas (pias e banho), caixa de detritos (urina e fezes), cozinha e banheiro.

Outros artigos ligados ao caravanismo.

Até Breve e Boas Estradas

2 Comments

  1. Mauro Sérgio de Mello maio 26, 2023
    • carlos maio 27, 2023

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