Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião?

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião?

Essa dúvida é recorrente. Recebemos muitas perguntas, já que temos experiência nessas plataformas.

Achamos mais adequado fazer um vídeo, combinando imagens e argumentos. A ideia é facilitar o entendimento daqueles que já tem algum contato com esse mundo caravanista, mas também para todos que sonham ou já estão procurando uma forma de transitar por esse ambiente maravilhoso.

Deixem seus comentários. Qual a sua opinião?



Não gosta de vídeos? Contamos tudo aí embaixo pra você.

Vamos trocar informações sobre as vantagens e desvantagens entre estes 3 equipamentos (camper, trailer e motorhome), que são objeto dos sonhos de muita gente.
Fazendo um resumo, a Camper é uma unidade fácil de conduzir, que pode ser desmembrada em casa e carro.
O trailer é uma casa que via de carona, formando um conjunto articulado, que sugere mais cuidado no deslocamento. Já o motorhome pode ser um ônibus ou uma van, que foi transformada em casa, com muito conforto entretanto, veículo e casa não se separam. Vamos ver casa um separadamente a seguir:

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 1
Na foto acima, estamos na península de Maraú-BA, onde o acesso é bastante complicado.

A camper veio para ficar. Instalada sobre uma pickup média (S-10, Ranger, Frontier, Hilux), que pode ser 4×2 ou 4×4, pode ir a lugares onde outros equipamentos não vão, sem deixar de oferecer os recursos que um casal viajante pode desejar. Nas versões mais caras temos cozinha e banheiro completos, ar condicionado quente e frio, cama de casal, caixa d´água, bateria e placa solar para uso autônomo.

Quando eu falo em um casal, cito a minha experiência. Na verdade, além de mim e de minha esposa, sempre levamos nosso gato Fredy.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 2

Para nós já é a lotação ideal para uma camper. O espaço interno favorece a instalação de todos os equipamentos que você possa imaginar, mas não há área social que você possa desfrutar com conforto. Se está chovendo lá fora, sua opção é deitar-se na cama para ler ou assistir um filme. Esse é o preço que você paga para ter um conjunto ágil e compacto.

Dirigibilidade? Esse assunto preocupa muita gente. A camper rígida (hard top), eleva o centro de gravidade e isso interfere no comportamento do veículo.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 3

Rodando no asfalto, você precisa se preocupar somente com as curvas acentuadas onde a inclinação mal projetada da via pode aumentar a instabilidade lateral, por conta desse centro de gravidade mais alto.
O que se faz para contornar esse efeito? Endurecer a suspensão ou instalar bolsas pneumáticas. A medida mais efetiva é transitar nas curvas com velocidade reduzida. Lembre-se que você está levando algo próximo de 1 tonelada de carga.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 4

Nas campers “pop up” o centro de gravidade não sofre alterações consideráveis mas você perde as paredes fixas, o que resulta em menos armários para suas roupas ou mantimentos e a ausência de um banheiro isolado. Para alguns (e para nós), um banheiro com privacidade é indispensável.

Nós fizemos muitas viagens curtas (15 dias) e longas (+ de 60 dias). Nas curtas a sensação de pouco espaço não foi percebida. Já nas longas sim.
A pouca oferta de área social dentro da camper é um fato. Às vezes você precisa ficar em paz consigo mesmo, não é verdade?
Daí eu digo: A camper é perfeita para viagens curtas, onde vocês podem se concentrar somente em aproveitar as novidades, sem que a rotina do dia a dia seja percebida.

Principal vantagem: Desacoplar e acoplar sempre que desejar. Para nós foi o fator determinante (muito embora poucos façam uso desse recurso).
Porque? Ao retirar a camper temos uma casa independente e o carro livre para passear e conhecer as belezas do local que estamos visitando.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 5

Vamos agora falar um pouco sobre o trailer.

O trailer viaja engatado no veículo tracionador. Todo seu espaço é focado no conforto. Com isso é possível desenhar layouts mais amplos e confortáveis.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 6

O deslocamento em estrada é simples, sem maiores preocupações. Com os cuidados adequados tudo corre bem. São muito raras as ocorrências que mereçam atenção. Um conjunto bem instalado e dimensionado é certeza de satisfação.

Na hora de estacionar ou fazer manobras estreitas é quando os caravanistas enfrentam alguns desafios. Mas isso é somente uma questão de prática. Assista ao vídeo abaixo. Está cheio de dicas de manobra e engate.

Enquanto a camper vence com facilidade terrenos mais acidentados, o trailer sofre bastante. Em casos assim, é necessário trafegar em baixa velocidade para preservar o sistema engate e lança.

Com o aquecimento do mercado de veículos de recreação (VR), muitas fábricas apareceram e todas, sem exceção, estão com os prazos de entrega bem longos.
O mercado de trailers mais antigos, das famosas marcas Karmann Caravan e Turiscar, também está em alta. Apaixonados pelas marcas vem reformando e modernizando modelos clássicos. O nosso KC380 é um exemplo dessa paixão.
Ele é datado de 1981 (39 anos de idade). Está conosco a mais de 11 anos. Vem sendo modernizado desde então. Conheça seu interior e exterior no vídeo a seguir:

Pesa em torno de 1 tonelada. Usamos como rebocador uma pickup Frontier 2.8, 4×4. É o que podemos chamar de um conjunto bem dimensionado em termos de peso e potência. Mas já rodamos muito usando uma TR-4 2.0. Mais, leve, menos potente e com maior consumo, mas nos levou aonde foi desejado. O trailer pode acomodar desde um casal até uma família grande.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 7

Simplificando: a camper é mais dinâmica no deslocamento. O trailer tem mais conforto e espaço. Os custos de um modelo básico para um casal são semelhantes.


E o Motorhome? Desde uma kombihome ou uma van modificada, até mesmo um ônibus de grandes proporções, os limites estão no orçamento, combinados com o propósito de cada um.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 8

Um motorhome tem ótima performance no deslocamento. Entretantp, quando estacionado para fazer suas funções de casa, perde a mobilidade do veículo.
Daí se ver muitos conjuntos rebocando um carro ou mesmo levando uma moto. Somente assim contam com mobilidade nos destinos escolhidos.

Camper, Trailer ou Motorhome? Qual sua opinião? 9

Alguns modelos chegam a valores astronômicos. O conforto é o alvo de seus proprietários. Nossas estruturas de camping nem sempre estão preparadas para receber grandes equipamentos. Essa limitação vem favorecendo os modelos médios e pequenos.

E você? O que prefere? Camper, trailer ou motorhome? Comente aí embaixo. Grande abraço e boas estradas.

Deixe um comentário