Glaciar Martial em Ushuaia durante nevasca

Ushuaia na Patagônia Argentina

Ushuaia, também chamada de “Fim do Mundo”, fica no extremo sul da América do Sul, na Patagônia Argentina.

Deixamos El Chaltén num voo da Aerolineas Argentinas e o inesperado aconteceu. Desembarcamos do avião embaixo de uma nevasca das boas.
Corremos para o Albergue Los Cormorones e deixamos nossas coisas. No mesmo taxi, seguimos de imediato para o Glaciar Martial, para aproveitar toda aquela neve. Pegamos o teleférico e subimos até o abrigo e de lá seguimos andando neve adentro. Sabíamos que aquele clima era incomum nesta época do ano (março). Começamos com o pé direito. Vejam abaixo:

Glaciar El Martial em Ushuaia
Nevasca no Glaciar El Martial em Ushuaia

Nosso apartamento era o mais alto do albergue, que já fica na parte alta, e com vista para toda Ushuaia. O que não sabíamos era que não tinha aquecimento. O privilégio das amplas janelas de vidro contrastava com a pouca calefação. Dormimos agasalhados, embaixo dos edredons e agarrados. Já a cerveja não precisou de muito tempo para ficar no ponto. Falando do Albergue, fora a questão do frio intenso de nosso quarto, nada temos a reclamar. Café da manhã incluído, todas as dicas e informações à mão, equipe muito cordial e atenciosa.

Procurando onde ficar em USHUAIA? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.
Albergue Los Cormorones em Ushuaia e a cerveja gelando naturalmente na neve da varando de nosso quarto

No dia seguinte, fomos conhecer a Estância Harborton. O passeio começou por Van. Fomos até o Paso Garibaldi para fotos. Após 1:30h de trilhas e explicações históricas sobre a Estância, pegamos o Catamarã Canoeiro, para visita a ilha dos Pinguins e a ilha dos Lobos.

Ushuaia na Patagônia Argentina 1

Não nos foi permitido descer na ilha. Julgamos muito correto, como forma de preservar a tranquilidade dos pinguins.

Ushuaia na Patagônia Argentina 2

A viagem de retorno a Ushuaia foi de 70km por mar. Somente a tripulação e a Gleidys (minha esposa) não passaram mal. O mar estava muito batido e o vento congelante. Se for encarar, tome um remédio para enjoo, 30 minutos antes.

Navegando no Canal de Beagle, na Patagonia Argentina

O anoitecer à bordo nos trouxe lindas imagens.

Anoitecer no Canal de Beagle, Patagônia Argentina

No dia seguinte, saímos para um passeio de veleiro pelo canal de Beagle. Este canal banha a cidade, faz divisa entre o Chile e a Argentina e ainda promove o encontro entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O passeio passa pela Ilha dos Lobos Marinho, a Ilha dos Pássaros e o Farol Les Eclaires (Farol do Fim do Mundo), sem desembarque. O desembarque foi na ilha H, pertencente ao arquipélago Thomas Bridge. É uma reserva natural, com solo e flora bem característicos e com muita vida marinha que, pudemos observar durante uma bela caminhada. O passeio no veleiro IF foi muito agradável. O mar estava bem liso e a brisa permitiu uma velejada bem constante.

Passeio de veleiro no Canal de Beagle, Patagônia
Ushuaia na Patagônia Argentina 3
Ancorados na Ilha dos Pássaros, Canal de Beagle - Patagônia

Ao passar ao lado da ilha dos Lobos Marinhos o cheiro característico do lugar domina o ar.

Ilha dos lobos no canal de Beagle, Patagonia

De manhã fomos conhecer e fazer o percurso na réplica do Trem do Fim do Mundo, ou o Trem dos Presos, como era chamado 100 anos atrás. Partia da prisão de Ushuaia com os presos, até a encosta do Monte Susana para obter diferentes materiais de construção, principalmente lenha, destinada ao abastecimento e calefação do presídio e do povoado, em especial no inverno rigoroso. A ferrovia corta o Vale do Rio Pipo, num percurso de 1 hora aproximadamente. Tarifas, horários e mais detalhes no site oficial El Tren Del Fin Del Mundo.

Ushuaia na Patagônia Argentina 4

Caminhar é um de nossos prazeres preferidos. Então, lá fomos nós para algumas horas de trilha pelo Parque Nacional da Terra do Fogo. Distante 11 km da cidade, este parque foi criado em 1960, contando com 63 mil hectares. Andamos por bosques de lengas, rios, lagos, diques de castores,… É a natureza mais austral do continente.

Ushuaia na Patagônia Argentina 5
Ushuaia na Patagônia Argentina 6

Os diques construídos pelos castores que habitam a região são considerados um grande problema, quando a população destes animais cresce demasiadamente, pela falta de predadores naturais. Estas retenções no curso das águas criam muitos problemas quando desmoronam, em decorrência da pressão da água nas épocas de cheia.

Ushuaia na Patagônia Argentina 7

Com nossa viagem chegando ao fim, retornamos à Ushuaia para aproveitar um pouco da cidade.

Ushuaia na Patagônia Argentina 8

Depois do frio que passamos sem a calefação no quarto do albergue, entendemos o motivo de muitas casas serem construídas com folhas de zinco. É a forma de captar o calor durante o dia, para refratar durante à noite. Vejam este castelo de zinco abaixo!!

Ushuaia na Patagônia Argentina 9

Voltamos ao Glaciar Martial, nosso ponto de partida para outra visita. Desta vez não estava nevando como na chegada. Pudemos então rever a mesma paisagem, agora mais descoberta e não menos bonita.

Ushuaia na Patagônia Argentina 10
Ushuaia na Patagônia Argentina 11

As coordenadas de todos os lugares que visitamos (Buenos Aires, El Calafate e El Chaltén) nesta viagem podem ser obtidos através deste arquivo.kmz, para abertura pelo Google Earth.

Abaixo, alguns momentos da viagem transformados em filmes. Nessa época (2007) os cartões de memória eram muito pequenos para filmagens e nossa técnica de edição ainda um tanto quanto primária. rssss