Google Tradutor – traduzindo placas e orientações no smartphone

Google Tradutor – traduzindo placas e orientações no smartphone

placas-viagemmmmm

A maioria quase que absoluta dos viajantes domina até 2 idiomas e arranha alguns outros. O inglês, por ser falado em quase todo o mundo, acaba por ser a língua mais dominada.

Contudo, se você viajar para a França, vai encontrar alguma resistência no uso do inglês. Ter a capacidade de traduzir placas e avisos com facilidade pode ajudar muito na hora de tomar decisões quando num país estranho.

O APP Google Tradutor, além de permitir que você digite sentenças na sua língua nativa e traduza para qualquer outro idioma e vice-versa, trás também o recurso de digitalizar textos através da câmera de seu smartphone e traduzi-los em tempo real.

Basta apontar sua câmera para uma placa turística, uma placa de trânsito, uma placa de alerta e o aplicativo traduz a foto instantâneamente. Fizemos uma brincadeira com esta placa que existe na Virgínia(EUA), que indica o caminho para a Estação Espacial Internacional e para a lua, nosso satélite. A segunda tela é a tradução feita pelo app diretamente da imagem capturada pela câmera.

17set2013---a-base-do-centro-espacial-wallops-na-virginia-eua-recebeu-duas-divertidas-placas-de-sinalizacao-com-direcao-para-a-estacao-espacial-internacional-e-para-a-lua-a-brincadeiratraduzido-pelo-google-tradutor

A seguir mais alguns exemplos curiosos. Nem sempre esta tradução vai ser a mais adequada, principalmente quando usada para traduzir cardápios de restaurantes, por exemplo. Mas já abre um caminho para o entendimento.

acesso-a-cidadeimagine

menu-de-comidapiranhas

tela

Outra característica deste APP que considero muito boa, é a de traduzir sua fala em tempo real. Imagine-se numa situação difícil, onde precisa se fazer entender. Pegue seu APP e grave sua fala. rua

Procure falar pausadamente e com o cuidado de evitar regionalismos e gírias.

A seguir, deixe seu interlocutor ouvir o áudio na língua do lugar. Quase sempre resolve.

Outro recurso que não me vejo usando, é a capacidade de rabiscar um texto diretamente na tela do celular.

Além de entender o que você escreveu, o APP traduz para o idioma que você determinou.

idiomasSe o sistema operacional de seu smartphone é o Android, este recurso já vem préinstalado, junto com todo o pacote de serviços da Google.

Com o Iphone, usei por um bom tempo o APP Word Lens, que acabou sendo adquirido pela Google, de forma que, nas duas plataformas, este recurso disponível.

Lembre-se de verificar se o idioma que você vai enfrentar em sua viagem está carregado. Se negativo, faça o download antes de viajar.

Considere que o recurso de tradução diretamente da câmera, ainda não está disponível para todas as línguas.

Uma característica especial é a de que não requer conexão com Internet para produzir as traduções. Havendo sinal 3G ou 4G, tudo funciona bem. Algumas ocorrências de erro podem acontecer com línguas que utilizam caracteres desenhados ou em textos manuscritos.

3 Comments

  1. Hencaxa maio 23, 2016
  2. Carlos, Gleidys e Fredy maio 23, 2016

Deixe um comentário