Usando APP para apontar a antena para o satélite

Sky, Oi – APP para achar o sinal de seu satélite

Atualizando esse artigo para 2019, verificamos que o App Satellite Director (descrito abaixo) deixou de ser atualizado. E por exigir que o celular tenha no hardware recursos de bússola, acabou por cair em desuso. Nós estamos utilizando atualmente o Satellite Pointer, que não requer recursos especiais de hardware, valendo-se tão somente de uma base de dados que é constantemente atualizada.

Levamos também em nossa bagagem o SatLink Ws-6933 Serie L Acm. Com esse a tarefa de apontar a antena passou a ser brincadeira de criança.


Quem está sempre viajando passa pelos, as vezes, longos processos para sintonizar sua TV de sinal fechado (Sky, OI,..). Convivendo com essa rotina, estamos sempre buscando novos recursos para dar apoio nessa tarefa, que quando bem sucedida, deixa seu acampamento mais completo, já que nem sempre a TV aberta pode ser capturada pela sua antena de teto.

Testamos e aprovamos o APP para smartphone Satellite Director, para Android, Iphone (SatelliteLocator) e Windows Phone. Um APP gratuito, muito fácil de usar e inestimável nas estradas. Minha antena da OI é de chão, com bastante cabo, de forma a me afastar da Camper e das árvores com sombra, que sempre estamos buscando.

Usando este APP, não preciso mais contar com a presença de outras antenas, para ter uma idéia de onde está a direção do satélite, ou usar as tabelas de Ângulos de elevação, azimute e graus de LNB, que já divulgamos em post anterior.

Na foto abaixo, estou sintonizando o satélite da OI, com minha antena de chão, bem distante da Camper. Observe que na tela, embaixo à esquerda, o APP localiza o satélite, emitindo forte sinal e ainda informa os valores de azimute, elevação e torção de LNB, caso você ainda precise de mais exatidão. Muito simples e rápido.

Screenshot_2015-03-09-16-22-19Screenshot_2015-03-10-09-11-16

O aplicativo usa o serviço de GPS de seu celular. Portanto, considere o fato de que a qualidade de seu aparelho pode interferir na precisão dos resultados.  A seguir, um dos muitos vídeos que ensinam a operar o APP, disponíveis no YouTube.

Boa sorte na “saga” de encontrar um bom sinal para sua TV Fechada. Qualquer outra novidade, eu divulgo assim que testar.

maio/2015 – Viagem recente de amigos ao Uruguai constatou que o sinal da SKY continua disponível no país, a despeito dos boatos de que havia sido totalmente cortado. O que ocorreu de fato foi uma redução sensível na força do sinal, dificultando o ajuste com antenas de parábola pequenas. A parábola de 60cm conseguiu captar o sinal, mesmo que fraco. Ao aceitar os ajustes, a GLOBO entrou bem e sem congelamentos. Outro viajante usou a  parábola de 1 metro, e sintonizou a CLARO, com ótimo resultado. Essa experiência deve ser a mesma, até a região da Terra do Fogo.

posicao-amazonas-3


setembro/2016
– Nem todos os celulares possuem hardware para rodar o APP acima.
O Samsung S5 de minha esposa roda bem, já o meu MotoG-Turbo não roda. Ausência no de recursos de compasso para identificar o norte magnético

No MotoG uso outro APP, que é o SatFinder. Ele me dá as posições de azimuth, elevation e LNB tilt, para ajuste manual da antena.
Veja ao lado uma tela do APP.

Dúvidas de como ajustar as posições?
No YouTube tem vários filmes orientando neste procedimento. Uso muito também o site DishPointer. Nele você informa sua cidade, estado e país (ex.: Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil) e o satélite que deseja apontar.  Vai receber de volta todas as informações de ajuste e ainda uma linha real da direção básica da antena.

De qualquer forma, coloco a seguir alguns gráficos que podem lhe ajudar de início.

azimute-parabolicaelevacao-parabolica

lnbfposition

Boa sorte aos homens de boa vontade, que vão testar sua paciência em busca de um bom sinal. rindo

52 Comments

  1. Unknown fevereiro 3, 2020
  2. Carlos, Gleidys e Fredy fevereiro 3, 2020

Deixe um comentário