Apontando a antena no meio das árvores em Puta del Este

SKY – Tudo sobre como ajustar sua antena

Depois de muito sofrer tentando captar sinal de TV aberta com nossa antena UHF, resolvemos estudar como sintonizar nossa antena SKY.

skyAdquirimos nosso plano SKY no RJ*, com 3 pontos, sendo 1 digital e 2 HD. Compramos pelo Mercado Livre uma Antena extra, destinada a rodar com nosso trailer.

* Compramos o plano no RJ para incluir a TV Globo. Dependendo do lugar, por contrato, a operadora local e associada da Globo, tem os direitos de transmissão da programação. Dessa forma você vai ficar sem o jornal local RJ e outros itens da programação.

O pulo do gato está no decodificador digital. É com ele que você vai conseguir captar e ver a qualidade do sinal do satélite. O aparelho HD não tem o software para lhe auxiliar nesta tarefa. Prenda sua antena, já montada, a um peso que sirva de lastro e lhe permita move-la a qualquer lugar, com estabilidade.

DSC01256CFrio

Use um cabo coaxial de qualidade, tipo (RG-6), com bom comprimento (para fugir de árvores e ou telhados). O processo começa com a observação de qualquer outra antena tipo SKY. Veja para onde ela está apontando e procure colocar a sua de forma similar, mesmo que apoiada no solo.

Usando o aparelho digital, vire a TV de forma que você possa ver a tela. Pressione a tecla marcada na imagem abaixo, para acessar a rotina de sincronização do satélite.

controletela01

A coluna intensidade informa a você que a comunicação entre o aparelho e a antena está boa. Veja na foto acima que a coluna marca entre 60 e 40, mas o valor medido está em 129. É por aí que deve sempre estar. Esta é a condição ótima. Na verdade isso só significa que seu cabo e os conectores estão bem instalados.

Já a coluna Taxa é a que vai determinar a captura do sinal do satélite. Mas qual satélite?

O PAS-6-SB1 é o padrão para nossa região sudeste/sul. Comece por ele. A circunferência a esquerda do nome do satélite significa que ele está na área de captura da antena, que você já posicionou de forma similar as que existem próximas.

Agora, comece a fazer pequenas alterações de ângulo, movendo para direita, esquerda ou para baixo e para cima. Movimentos suaves e lentos, observando o aparecimento da coluna Taxa. Assim que obtiver taxa parecida com a da tela acima, pode travar a antena e chamar o guia de sua SKY. Se quiser pode trocar o aparelho digital pelo HD.

Nada disso deu certo? Ainda não passei por isso, mas no link abaixo tem um trabalho inestimável do amigo Manhães. É certo que você vai encontrar solução para tudo.

Estudo ângulos para sintonia de antena de Manhães.

Caso sua antena seja da OI, observe a posição de qualquer outra SKY e mova a sua um pouco mais para a direita e um pouco mais para cima. O software de ajuste é bem similar.

Áhh!!! Esqueci de dizer. Paciência. Leve ela sempre com você. rsrsrsssssrs

satlinkPara acabar com o sofrimento, invista um pouco e adquira o mais novo modelo do Satlink, o WS6933. Ele aparece no Mercado Livre por R$399,00. Assim, você aponta sua antena e já tem o sinal cheio na sua TV.
Nós já temos o nosso.


18/05/2015 – Viagem recente de amigos ao Uruguai constatou que o sinal da SKY continua disponível no país, a despeito dos boatos de que havia sido totalmente cortado. O que ocorreu de fato foi uma redução sensível na força do sinal, dificultando o ajuste com antenas de parábola pequena. A parábola de 60cm conseguiu captar o sinal, mesmo que fraco. Ao aceitar os ajustes, a GLOBO entrou bem e sem congelamentos. Outro viajante usou a  parábola de 1 metro, e sintonizou a CLARO, com ótimo resultado. Essa experiência deve ser a mesma, até a região da Terra do Fogo. Portanto, leve sua parábola grande.

Boa sorte aos homens de boa vontade, que vão testar sua paciência em busca de um bom sinal. rindo

27 Comments

  1. morais dezembro 27, 2018
  2. Carlos, Gleidys e Fredy dezembro 27, 2018
  3. Unknown novembro 25, 2019
  4. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 25, 2019
  5. Webster dezembro 3, 2020
  6. Júlio Cesar novembro 19, 2021
    • carlos novembro 19, 2021

Deixe um comentário