Picadas de insetos mais comuns

Picadas de insetos mais comuns – aprenda a identificar

carrapatoVai acampar? Se liga nas picadas de insetos mais comuns.

A comunidade campista e caravanista está se movendo para aproveitar a temporada e com isso, as probabilidades de picadas aumentam consideravelmente.
Muitas das vezes as picadas ocorrem sem que se possa identificar o agente causador de imediato.
Portanto, as medidas curativas ficam comprometidas, principalmente nas crianças mais novas pela dificuldade de expressar exatamente o que estão sentindo.
Confundir uma picada pode representar um erro muito sério. Vamos então conhecer as 8 picadas mais comuns, através deste artigo, publicado pela Lavozdelmuro/ Etapainfantil.

mosquitoPicadas de Mosquitos.
Essas picadas têm uma aparência de bolhas vermelhas. São subcutâneas e sua coceira é localizada. Essas picadas não requerem maior atenção, então, recomendamos que você espalhe creme sobre ele e faça uma massagem para evitar a coceira. Se a picada ocasionar efeitos colaterais como dor nas articulações, febre, glândulas inchadas, você deve consultar um médico. Pois isso pode significar que o mosquito estava infectado.

picada-de-pulgasPicadas de Pulgas.
As picadas de pulgas geralmente ocorrem em grupos de três ou quatro e são caracterizadas por pequenas saliências vermelhas na pele, que geram uma coceira intensa.
As indicações a seguir são as seguintes: Lave a picada com água e sabão. Em seguida, aplique um pouco de creme ou pomada de calamina para reduzir a coceira. Evite coçar porque isso pode ocasionar uma infecção no local.

picada-de-percevejosPicadas de Percevejos.
Os percevejos são muitas vezes um inseto muito traiçoeiro em termos de picadas; Pois cada pessoa reage de maneira diferente a elas. Algumas pessoas podem nem sequer notar a presença de percevejos, enquanto outros podem ser alérgicos e sofrer grandes erupções cutâneas intensas ou inclusive dor.
Se você é alérgico a percevejos, é bom ter cuidado, pois além de lesões cutâneas, pode ocorrer a formação de bolhas, inchaço, coceira e inflamações na pele. Para lidar com percevejos, recomendamos cuidar da sua higiene, já que eles odeiam. Lave frequentemente a zona infectada com água e sabão. Mas se a coceira e os caroços permanecerem, você pode tomar algum anti-inflamatório ou anti-histamínico, a critério de seu médico.

picada-de-aranhasPicadas de Aranhas.
A maioria das picadas de aranha é inofensiva; com exceção daqueles da viúva negra ou da aranhas-marrom.
A forma de uma picada de aranha é de dois pontos mais conhecidos como Equimose. Estes pontos são a área onde a aranha picou.
Caso você seja picado por uma aranha, recomendamos lavar a área afetada com água e sabão. Em seguida, aplique um pouco de gelo sobre a área.

carrapatoPicadas de Carrapatos.
Carrapatos são parasitas que vivem principalmente em cães e em outros animais (bovinos e equinos). Sua picada é tão perigosa nas pessoas que podem ocasionar a transmissão de uma série de doenças graves. As mais comuns são a febre hemorrágica da Crimeia-Congo e a doença de Lyme.
Se você sofreu uma mordida de um carrapato, você deve removê-lo imediatamente usando pinças. Segure-o firmemente e puxe suavemente para removê-lo da pele. Evite usar remédios tradicionais. Depois de extraí-lo, lave bem a área afetada com água e sabão. Lembre-se de que os carrapatos transmitem o vírus às pessoas após 48 horas, por isso é recomendado agir imediatamente.

O amigo Nelson deixou uma dica na seção de comentários, que achamos bem interessante registrar aqui no artigo também.
Eu adicionaria algo nas picadas de carrapato: antes de retira-lo com a pinça, é bom ‘ferir’ o bicho um pouquinho, para que recolha o que tem encravado na pele. Pode ser com o metal aquecido de um isqueiro, álcool, etc. Do contrário, aquela ‘queixada’ dele vai permanecer na pele, prolongando seus efeitos de coceira, etc.” Valeu e muito obrigado.

picada-de-formigasPicadas de Formigas.
As picadas de formigas vermelhas ocorrem através da injeção de veneno na pele das pessoas. Isso faz com que nossa pele se irrite e inflame, além de causar coceira. Para evitar esses sintomas, recomendamos a aplicação de um creme cortisona na área afetada. É provável que as picadas produzam bolhas; evite coça-las para não infectar ainda mais a área.

picada-de-escorpiaoPicadas de Escorpião.
Com esses tipos de picadas, três fatores importantes devem ser levados em consideração para conhecer seu nível de gravidade:
1. Tipo de escorpião,
2. Idade da pessoa (é mais perigoso em crianças) e
3. Quantidade de veneno no corpo.
Indicações para tratar estas picadas são as seguintes: Manter o local da picada voltado para cima; Evite furar ou apertar o local da picada; porque se pressionado demais, o saco de veneno poderia explodir e o nível de veneno dentro do corpo aumentaria; vá o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.

picada-de-vespa-abelhaPicadas de Vespa ou Abelha.
Essas picadas costumam ser muito dolorosas porque o ferrão do animal fica preso em nossa pele. O que geralmente é perigoso nesses tipos de picadas é o fato de que as maiorias das pessoas são alérgicas ao seu veneno. Caso você seja alérgico, deverá ir ao médico imediatamente.
O que você deve fazer com uma picada desse tipo é verificar se o ferrão ficou dentro da pele. Se for esse o caso, extraia com uma pinça.

Fonte: Lavozdelmuro/ Etapainfantil

Veja aqui como é o nosso KIT de Primeiros Socorros de viagem? 

ou assista ao nosso vídeo.

Até Breve e Boas Estradas

4 Comments

  1. Nelson maio 6, 2022
    • carlos maio 7, 2022
  2. Juan outubro 2, 2023
    • carlos outubro 3, 2023

Deixe um comentário