Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras – RJ

Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 1agosto/2010 – Distante aproximadamente 100 kms do Rio de Janeiro, fica Secretário. Subindo pela BR-040, após Petrópolis e Itaipava, chega-se a Pedro do Rio, de onde pegamos a RJ-123 para mais alguns quilômetros até Secretário.
Local de fazendas, sítios e chácaras, com muita água disponível. O clima em Secretário é mais seco que o de Itaipava e Petrópolis.
A quase ausência de chuvas no inverno, favorece a prática de longas caminhadas e travessias pelos campos de altitude. Durante os 5 dias que aqui ficamos, choveu em 1, enquanto em Petrópolis choveu em 4.
Pesquisamos muito para decidir onde ficar, o que nos fez decidir pelo melhor, acredito. Ficamos hospedados num flat espetacular, no Condomínio Village das Cachoeiras (24) 2228-1387. Muito bem aparelhado, com suíte, sala, cozinha, lavabo, lareira, varanda, e tudo que se possa precisar em termos de equipamentos. O condomínio ainda oferece piscina térmica, saunas seca e a vapor, piscina externa, restaurante, quadras e bar, além do rio que forma cachoeiras e hidros.
village-das-cachoeiras-1village-das-cachoeiras-2
village-das-cachoeiras-3village-das-cachoeiras-4
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 2Nossa primeira investida na região foi a parede de escalada conhecida como Pedra Roxa – Face Noroeste, com vias de até 180 metros. Seguindo o Guia de Escaladas de Petrópolis, que descreve como chegar ao local e somadas as diversas perguntas que fizemos aos locais, ainda assim andamos em círculo. A tal Porteira da Pedra Roxa não aparecia. Depois de algum tempo acabamos por deduzir qual seria a porteira por exclusão. Marcamos o ponto no GPS (final do post), para aqueles que vierem a se interessar pelas vias. Subimos de carro até avistarmos a pedra. Vale ressaltar que as estradas de terra são ótimas. Paramos o carro no lado esquerdo, de acordo com as indicações do guia e cruzamos a área de pasto até a base das vias.Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 3

A foto de orientação das vias no guia não ajudou muito em razão do ângulo e da posição do sol. Na verdade as vias começam na extrema esquerda da pedra. Experimentamos 3 vias (Boi que nada, Boi reto, Boi paralelo). Nomes bem sugestivos, afinal o que mais se vê por ali é gado e o que mais se leva para casa é carrapato. A parede está bem suja. Uma camada fina de sedimentos na pedra deixa as coisas bem difíceis. Uma escovinha pode ajudar nos lances mais exigentes.

Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 4

Voltando a falar nos carrapatos. Acredite, eles existem aos montes, principalmente no inverno. Nem vou relatar o trabalho que deu para nos livrar deles, tanto no corpo quanto no equipamento, mochilas, corda… Contudo, valeu a pena. Mais uma bonita pedra num local também muito especial. Repelente recomendado para carrapatos é o Exposis.

Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 5Na volta, fizemos uma parada na Cachoeira da Rocinha, muito usada pelos moradores do local aos fins de semana e feriados. Nesta quinta-feira, só estávamos nós. Mesmo com o pouco volume de água, o poço é bem grande. Não é considerada uma água limpa em razão das muitas fazendas de gado e moradias rio acima.

Com a justificativa dos carrapatos, terminamos o dia na piscina térmica e na sauna do condomínio.
Outra boa opção em Secretário é a bicicleta. Afora a poeira, mais evidente com a falta de chuvas, o piso plano e as poucas elevações favorecem longas pedaladas. Na hora de molhar o bico e papear com os locais, posso sugerir o Bar Jú e Lú para uma cerveja gelada. Ao lado fica um bistrô com possibilidades de drinks mais sofisticados e bom vinho.
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 6
Reservamos um dia para visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) sede de Petrópolis. O objetivo era fazer a trilha até a Cachoeira Véu da Noiva e o Poço das Andorinhas. Seguindo as orientações contidas no Guia de Trilhas de Petrópolis, percorremos e identificamos com precisão todos os destaques ali descritos. Gastamos 2 horas subindo, com paradas para fotos e observação dos vários pontos de mirante. O guia sugere que o carro seja deixado em uma das pousadas (pago). Contudo, existe um estacionamento de morador a 200 metros da entrada do parque, também pago, mas bem mais cômodo, pela proximidade.

Deixe para conhecer o Poço Paraíso na volta da trilha. Uma garrafinha d´água atende bem. Você pode reabastecer com tranquilidade durante a trilha. A cachoeira ao final da trilha recompensa qualquer esforço.

Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 7
Trilha muito bem sinalizada
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 8
Representante da fauna
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 9
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 10
Véu da Noiva, com pouco volume de água
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 11

Abaixo, o Poço das Andorinhas que estava literalmente seco. Faço uso, com os devidos créditos, de foto do Marcos L.Britto que esteve por lá na temporada das chuvas.
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 12
A descida foi bem mais rápida (1 hora). Como falamos no início da trilha, hora de fazer uma parada no Poço Paraíso.
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 13

Deste mesmo parque dão partida as trilhas para os Castelos do Açu e a Travessia Petrópolis / Teresópolis.
Secretário – escaladas, trilhas e cachoeiras - RJ 14Ocupamos nossas horas livres aproveitando os atrativos do condomínio e queimando muita lenha (ecológica) nas noites geladas.
Antes de deixarmos Secretário e retornar ao Rio, fomos visitar o Sítio Humaytá, para degustar e comprar geléias, molhos, antepastos, compotas, doces e conservas feitos no local.
Destaque para os molhos chutneis de damasco com tâmara e de manga, mais adequados ao nosso paladar.

Procurando onde ficar em Secretário? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking  e encontre o que procura.

• Coordenadas marcadas em arquivo kmz do Google Earth
  • Guias Sugeridos:
    • Guia de Trilhas de Petrópolis – Waldyr Neto, a venda em livrarias, nas sedes dos parques ou pelo site.
    • Guia de Escaladas de Petrópolis – Luciano Bender e Paulo Lucio Tesch Loureiro, a venda nas lojas de montanhismo ou pelo.
Valorize o trabalho inestimável destes montanhistas, que cuidadosamente descrevem e orientam nosso acesso a Serra dos Órgãos. O guia é uma fonte de consulta imediata, como também permite planejar novas incursões. Torne-se um montanhista.