Rebocando um Trailer no Brasil

Resolução 789/20, lá vamos nós andando para trás, de novo.

O Macamp trouxe essa semana o alerta sobre a Resolução 789/20, publicada agora em 18/06/2020, que ressuscita o clima de insegurança no mercado de fabricantes de trailers do país. Onde estavam, mais uma vez, as entidades de classe, as associações, os grupos, que deixaram isso acontecer sem nos representar???

KC380-Soberbo-650

Em 1997 aconteceu a grande M… quando nossos técnicos traduziram equivocadamente a palavra “Trailer” do código americano para uso no nosso código. Os condutores foram forçados a migrar para a categoria de CNH “E”. Fábricas fecharam e uma massa considerável de trailers foram abandonadas em campings ou transformados em casa. Nós temos um Motor Trailer Condor de 9 metros parado no Camping de Teresópolis.

Em 2011 (14 anos depois), esse erro foi corrigido, devolvendo à CNH “B” a capacidade de conduzir trailers até o limite de 6000 quilos de PBTC. Muitas fábricas foram criadas e muitos equipamentos antigos voltaram para as estradas.

Agora, em 2020 no ano da pandemia, mais uma vez estão mexendo nos limites da CNH. Um conjunto como o nosso (foto acima), Frontier com peso de 1935 quilos puxando um KC-380 com peso de 1200 quilos, ainda está dentro do limite dos 3500 quilos. A CNH “B” continua habilitada para condução. Mas se forem considerados o PBT de cada equipamento, isso não ocorre.
PBT da Frontier 2935 quilos mais 1200 do KC380, caímos fora da CNH “B”.

Nessas condições, será exigida a troca de categoria. As associações de fabricantes e de caravanistas não estavam atentas a essa manobra? Só falta exigir que os conjuntos passem nas balanças para comprovar o peso total.

Percebe-se total falta de articulação entre tantas comunidades de apaixonados pelo campismo e caravanismo. Não se vislumbra uma integração para unir esforços em defesa desse estilo de turismo tão agradável.
ABRACAMP, ANACAMP e tantos outros grupos regionais poderiam se conectar e intervir. O MACAMP poderia ser o catalizador e levantar essa bandeira durante a EXPO MOTORHOME e CAMPING agora em novembro.

expo-motorhome

————— Últimas Notícias ————–

Notícias chegadas agora, mesmo depois de publicado esse artigo, dão conta que já temos alguns deputados em ação. Em sendo somente uma resolução, talvez ainda haja tempo de interferir.

A ANFATRE (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates), deu entrada junto ao CONTRAN (18/06/20) uma exposição de motivos buscando a correção de mais esse equívoco de dimensões históricas. Querendo conhecer o inteiro teor da representação da ANFATRE, baixe o PDF da correspondência.

Deixe um comentário