O entardecer no mar de Abrolhos, na Bahia

Guarapari – ES, Prado e Abrolhos – BA

partindo

relembrando setembro/2013 – Resumo da Viagem:
Partimos de Teresópolis, com destino a Guarapari-ES, onde pernoitamos no CCB-ES01. Aproveitamos para ficar mais um dia e conhecer melhor o camping e a praia de Setiba. Voltamos a estrada, com destino a Prado-BA, direto ao CCB-BA03, na Praia do Farol.
Escolhemos Prado porque nosso principal objetivo era o de visitar o Parque Nacional de Abrolhos e avistar as baleias Jubarte que visitam nossa costa de julho a novembro.

A viagem durou dez dias. Rodamos 2025 km ida e volta rebocando o trailer e mais 600 km livres. Além de Guarapari-ES, passamos também pelas cidades de Prado, Itamarajú, Caravelas e Teixeira de Freitas, todas na Bahia.
A partir de Prado visitamos as praias (do Centro, Novo Prado, Farol, Viçosa, Paixão, Tororão, Japara Grande, Cumuruxatiba, Barra do Cahí e Guaratiba), o Parque Nacional de Abrolhos com as baleias Jubarte e o Parque Nacional do Descobrimento e Monte Pascoal.
Na volta, paramos novamente no CCB de Guarapari para pernoitar antes de voltar para nossa base, em Teresópolis.

separador

O primeiro trecho da viagem (Teresópolis>Guarapari) foi longo. Levamos 8 horas para chegar ao CCB. A estrada tem um total de 80 obstáculos (quebra-molas, semáforos, pardais), que nos levam a buscar a segunda e até primeira marcha, para transpor com cautela. A RJ-186/BR-383 está muito ruim entre Sto. Antônio de Pádua e Bom Jesus de Itabapoana, maltratando muito o trailer (vibração intensa).
Já a BR-101, que nos levou até Guarapari, está em boas condições, contudo, o trânsito intenso de super caminhões (mais de 30 metros) nos leva ao cansaço mental pelo esforço de concentração na direção. A minha máxima de 90km/h era pinto para eles. Por muitas vezes deixei a pista para escoar o trânsito rápido que se formava atrás de mim.

CCB-guarapari-kc380-1CCB-guarapari-kc380-2

Chegamos ao camping no fim da tarde. Fomos muito bem recebidos pela administração. No dia o Paulinho do CCB de Prado estava ministrando treinamento ao novo guarda camping de Guarapari. A geladeira funcionou perfeitamente durante as 8 horas de viagem. A bateria ainda estava liberando 14 volts, aparentando carga máxima. A cerveja estava no ponto. Hora de relaxar!!
Nossa opinião sobre o camping de Guarapari, está melhor detalhada em outro post. Veja aqui.
A praia de Setiba, vista da janela do trailer, é quase particular, de mar calmo e claro. Setiba fica numa linda enseada, distante 12 km do centro de Guarapari. Ótima para caminhadas. Na maré baixa podemos alcançar as pedras mais distantes.

Guarapari-panoramica

Projetos e passeios ecológicos

Ao longo da estrada BR 101, passamos por vários pontos que serão de visita obrigatória na próxima viagem a Espírito Santo. Ainda faremos contato para ver a possibilidade de levarmos o trailer. São eles:

Reserva Biológica Sooterama, Reserva Natural do Vale, Fundação Bionativa, Caminho do Imigrante, Parque Estadual da Pedra Azul, Reserva Natural de Santa Tereza, APA e Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Mosteiro Zen, Agroturismo, Pedra do Frade em Rio Novo do Sul (caminhadas e escalada) e Rota dos Vales do Café.

separador O segundo trecho da viagem (Guarapari > Prado) foi todo na BR-101. Diferente do primeiro trecho, onde só vimos grandes áreas desmatadas para atender fazendas de gado, a paisagem mudou radicalmente nos 500 km até Prado. Vimos muitas matas preservadas e reservas biológicas. As fazendas são de imensas plantações de café, aipim, mamão e cana de açúcar para fabricação de etanol. Levamos quase 9 horas para chegar. Mais uma vez fomos atordoados com uma infinidade de quebra-molas, semáforos e lombadas eletrônicas. Imaginem que minha média final foi de 50km/h.
Já em Prado, os últimos 9 km de terra até o CCB foram embaixo de muita chuva. A estrada havia sido nivelada na mesma manhã, de forma que toda a terra estava acumulada ao lado da estrada, impedindo a drenagem da chuva. Nesta hora a tração 4×4, com a reduzida atuando, foi fundamental para nos levar até o destino. Mas tudo deu certo no final. O sol no dia seguinte veio nos receber e facilitar a montagem do acampamento.

CCB-Prado-bahia

Para mais detalhes sobre o CCB de Prado, clique aqui e veja o post que fizemos especialmente para este fim. O centro de Prado preserva seu casario datado do século XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas.

prado-ba-casarioprado-ba-igreja

O Beco das Garrafas é um dos lugares mais frequentados pelos turistas. Muitos restaurantes oferecem o que há de melhor na culinária baiana e tradicional. Imperdível é a moqueca de lagosta do Restaurante Armazém. Atendimento nota 10 (proprietário Welington) e o preço também é apetitoso. Ele fica ao lado do famoso ”Banana da Terra”.

prado-beco-das-garrafasprado-ba-restaurante-armazem

O mercado Municipal é uma feira livre com delícias regionais. Compramos temperos e farinha de mandioca.

Procurando onde ficar em Guarapari/ES ou Prado/BA? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

OBSERVAÇÃO DAS BALEIAS JUBARTE E VISITA AO PARQUE NACIONAL MARINHO DE ABROLHOS

Recife das Guaratibas

Arrecifes das Guaratibas Na ida passamos pelo mangue do Rio Jacuruçu. Em seus igarapés é possível observar a fauna e flora do local com seus caranguejos, guaiamuns, aratus e os pássaros pescadores.
No Recife de Guaratiba fizemos mergulho de observação de diversos peixes multicoloridos e corais maravilhosos. A água não estava muito clara pois havia chovido nos dias anteriores.
Alugamos uma lancha no Píer de Prado que nos custou R$100,00 por pessoa e durou 3 horas. O filme a seguir mostra um pouco do que vimos embaixo d´água. Mesmo turva foi possível se divertir.

Passeio para o Arquipélago de Abrolhos – É um Sonho!!!!

Abrolhos-panoramica

Indescritível!!! Só quem já foi sabe da emoção de ver as baleias, tartarugas, peixes dos mais variados, uma natureza ímpar, os Atobas, as águas claras e brilhantes de Abrolhos…

Circuito Caravelas - Abrolhos410

Com 3:30h de navegação no catamarã Andarilho (70 km mar adentro), que saiu de Caravelas, chegamos bem próximo das baleias Jubarte que todo ano retornam a esta região de águas mais quentes para acasalar e dar à luz, sempre no período de julho a novembro. Fizemos o passeio com a operadora Horizonte Aberto.

O Custo foi de R$ 250,00 por pessoa, com direito a café da manhã e almoço. Ótimo atendimento e, apesar das grandes ondas, o comandante (Jean Pierre) nos deu total segurança.

abrolhos-barco-andarilho-2abrolhos-barco-andarilho-1

Ao desembarcar em Abrolhos percorremos uma trilha para ver os Atobas. É a espécie mais comum em Abrolhos, reproduzindo-se em todas as ilhas do arquipélago com as maiores concentrações nas ilhas de Santa Bárbara, Siriba e Sueste. Uma estimativa da população nidificante em julho de 1994 indicou a presença de cerca de 800 indivíduos com ovos e/ou filhotes no arquipélago.

abrolhos-atobas-1abrolhos-atobas-2
abrolhos-atobas-com-filhotes

Depois da caminhada, duas horas para mergulho nas águas quentes e transparentes que abrigam peixes coloridos, caramujos e corais de todas as cores.

abrolhos-mergulhandoabrolhos-navegando

A JUBARTE

Também chamada de corcunda ou cantora, é uma das doze espécies de grandes baleias existentes no mundo. É conhecida por seu temperamento dócil e pelas acrobacias que realiza, saltando e exibindo a cauda, que é sua impressão digital. Podem alcançar 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas.

abrolhos-baleia-jubarte-1abrolhos-baleia-jubarte-2

São famosas pelo desenvolvido sistema de vocalização: o seu canto melancólico, de construção musical sofisticada, é repetido pelo macho. Acredita-se que uma das funções prováveis desse canto seja atrair a fêmea para acasalamento.
No filme a seguir, nós tentamos compilar os melhores momentos de todo este passeio. Como disse antes, inesquecível!!!

Quer ouvir o canto das Jubartes? Clique aqui.

Conheça mais um pouco sobre as baleias e Abrolhos nos links a seguir:

CAMINHADA NO MONTE PASCOAL

monte-pascoal

Com seus 536 metros de altura, o Monte Pascoal destaca-se no meio da planície litorânea. É um passeio encantador. O parque funciona todos os dias de 9 as 16 h. A entrada é paga e vai depender do tipo de caminhada. R$5,00 a caminhada ao centro de visitantes e R$25,00 para chegar ao cume.
O Parque Nacional do Monte Pascoal foi criado em 1961 e ocupa uma área de 14 mil hectares, fazendo divisa com terras dos índios Pataxós. Toda a exuberância e biodiversidade da mata atlântica se apresentam em seu estado mais puro.
São 52 Km até Itamarajú e mais 30Km até o Monte Pascoal. No caminho da BR101 pode-se ver uma montanha bem interessante a Pedra do Pescoço.

pedra-do-pescoco-ESmonte-pascoal-dos-pataxos

Percorremos os 1500m de trilha até o cume acompanhados pela índia Jussara, guia Pataxó. Também fizemos mais uma caminhada de 500m até o centro de visitantes. Vimos uma diversidade muito grande de árvores nativas: Jacarandás, Jequitibás, Juenanas, Bicuíbas dentre outras e uma paisagem deslumbrante.

monte-pascoal-indias-pataxosmonte-pascoal-india-guia-jussara

monte-pascoal-parque-nacional

No filme a seguir, compilamos a experiência desta caminhada, com direito a uma típica chuva de mata atlântica.

PRAIAS e OFF ROAD  – Paisagem deslumbrante e a natureza intocada

MAPA-COSTA-DAS-BALEIASbahia-prado-Mapa-Praias

Obtenha estes mapas em alta nos links a seguir: Costa das Baleias, Praias da Costa-Bahia

O litoral de Prado é todo recortado por 84 quilômetros de praias com coqueiros, riachos de águas limpas, corais e falésias, num degrade de cores que variam entre o ocre, bege e vermelho.

prado-falesias-1prado-falesias-2
prado-falesias-3

Fizemos com o nosso Pagero TR4 um passeio maravilhoso pelas praias de Prado. Fomos da Praia do Farol à Barra do Cahí. Todas lindas mas algumas se destacam por uma beleza

especial.
Foram 31 Km de estrada de chão, paralela às praias, por cima das falésias. A conservação da estrada em alguns pontos era péssima. Muita erosão provocada pelas chuvas. É aconselhável um 4X4 para aguentar o tranco…

Se quiser ter uma ideia, o filme abaixo mostra um pouco do piso e do esforço do equipamento.

PRAIA DO FAROL

As falésias mais coloridas da região ficam na praia do Farol, a sete quilômetros do Centro.

praia-do-farol-acesso-ao-ccb-pradopraia-do-farol-prado-bahia

Extensa, tem areia acinzentada, pequeno riacho e mar bom para banho, com arrecifes. Lugar especial para fotografias: do alto de uma grande falésia, ao lado do Farol da Marinha, você tem a melhor vista de toda a costa de Prado.

VIÇOSA

A Praia da Viçosa ou da Amendoeira é uma praia de pequena extensão possuindo um desague de rio de um lado e falésias do outro lado, para emoldurar sua fotografia. Na maré baixa pode-se ver as rochas vermelhas espalhadas pela praia.

DA PAIXÃO

A 11 km do centro de Prado, a Praia da Paixão é deslumbrante, com mar de águas mansas e claras e riacho de água doce cortando a praia.

praia-da-paixao-prado-bahia-2praia-da-paixao-prado-bahia-1

A praia conta com infra-estrutura de barzinho, com cerveja geladinha.

DO TORORÃO

Mar claro e falésias de variados tons que chegam a 30 metros de altura.

praia-do-tororao-prado-bahia

O maior charme do lugar e de beleza única, é uma pequena cascata de água doce que desce das falésias e vai caindo direto para o mar. Existe um bar na praia que estava fechado. Em alta temporada o movimento é intenso.

CUMURUXATIBA

Cumuruxatiba tem quilômetros de praias de beleza única. O mar é claro azul cintilante em diversos tons. Lá ocorre um fenômeno verificado em poucos lugares do mundo: a longa maré vazante, que deixa à mostra os corais permitindo que se possa fazer longas caminhadas mar adentro.

praia-de-cumuruxatiba-prado-bahia-2praia-de-cumuruxatiba-prado-bahia-1

Tem infraestrutura para receber turistas. O estilo de vida dessa aconchegante aldeia de pescadores é definido por uma frase cunhada pelos nativos:
Em Cumuruxatiba o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa“.

Fora da época do verão os bares e restaurantes fazem rodízio. Neste dia aproveitamos as delícias do Restaurante do Hermes. Vale a pena experimentar o bolinho de camarão, com receita especial da casa.

bolinho-de-camarao-restaurante-hermes-em-cumuruxatibacumuruxatiba-restaurante-hermes-prado-bahia

No local encontramos o Edvaldo, vendedor de Ostras, muito conhecido da região.

cumuruxatiba-coendo-ostras-2cumuruxatiba-coendo-ostras

As ostras estavam bem fresquinhas apesar de pequenas, pois são criadas naturalmente, sem ração. O preço R$ 20,00 a dúzia.

Dica: No verão você pode pegar um barco para passeios à barra do Cahí e Ponta do Corumbau. Se for a Caraíva veja como foi nossa viagem até lá. Clique aqui.

BARRA DO CAHÍ

Foi o lugar provável onde os portugueses tiveram o primeiro contato com os índios.

barra-do-cahi-bahia

A praia é bem deserta e sem infraestrutura. Não tem luz nem campings ou pousadas. Só existe um bar que funciona no verão. Chegando no restaurante, ande mais uns 100 m à sua esquerda e você vai encontrar o maravilhoso rio Cahí.

rio-cahi-barra-do-cahi-bahia-2rio-cahi-barra-do-cahi-bahia-1
barra-do-cahi-restaurante-so-em-altario-cahi-barra-do-cahi-bahia-3

O rio Cahí acompanha os movimentos da maré: quando está vazando a água do rio é escoada para o mar formando uma “hidromassagem natural”.

No filme a seguir, mostramos um apanhado das praias visitadas.

separador

Fato lamentável que destacamos na visitação por estas lindas praias, é a presença implacável das garrafas PET e do isopor. Trazidos pelo mar, vindos sabe-se lá de onde, emporcalham o lugar. Uma praga moderna que atravessa oceanos, de solução ainda muito distante.

sujeira-poluicao-costa-bahia-1sujeira-poluicao-costa-bahia-2

Para obter as coordenadas geográficas dos principais pontos da viagem, clique aqui para o download do arquivo.kmz (google earth)