Férias com seu pet na praia? 1

Férias com seu pet na praia?

Separamos dicas importantes para não atrapalhar a diversão. Levar seu Pet na praia para passar umas férias é muito prazeroso, mas sugere também alguns cuidados. Vamos lá. 

White terrier wearing tropical flower garland laying on the yellow rubber flamingo créditos: iStock
White terrier wearing tropical flower garland laying on the yellow rubber flamingo créditos: iStock

Início de ano e verão são sinônimos de férias. Essa é uma das épocas em que as famílias se programam para curtir alguns dias em uma cidade litorânea. As praias são o carro-chefe e ninguém deve ficar de fora das aventuras, nem mesmo o animal de estimação, apesar de que a presença dos pets nas faixas de areia divide opiniões. Os defensores fazem questão de afirmar que o cachorro faz parte da família como qualquer outro integrante. Já quem é contra a ideia de levar os animais para viajar nessas situações insiste que alguns acidentes podem acontecer, o que poderia causar sérios problemas.

Fredy na praia de Maraú - Bahia
Fredy na praia de Maraú – Bahia

Fato é que algumas praias não permitem a presença dos pets. Outras aceitam tranquilamente, mas é importante ressaltar que nesses lugares são as cidades que determinam quais são as condições para a permanência dos animais na praia. Então, se você deseja realmente levar o seu “pet friend“, deve-se respeitar as regras do município. Se o seu pet for um gato, procure um lugar mais calmo, já que eles podem se estressar até mesmo com pequenas alterações de ambiente.

Antes de viajar, é fundamental que um check-up seja realizado com o veterinário. Mantenha as vacinas em dia e siga as orientações sobre cuidados para manter a boa saúde do seu animal e evitar que qualquer doença o afete. Levar a caderneta de vacinação e os dados da última vermifugação é uma boa prática diante de uma eventual fiscalização. Fredy sempre anda com seu Passaporte Animal.

Passaporte Animal do Fredy, o Gato Viajante
Passaporte Animal do Fredy, o Gato Viajante

Médicos veterinários também alertam sobre a socialização dos animais. É importante que o seu cachorro ou gato tenha o costume de conviver com outras pessoas. Além disso, os especialistas alertam sobre os cuidados em caso de soltá-los da guia. 

Alguns tutores podem se perguntar: e se entrar água no ouvido do meu animal? Uma dica é tentar tirar a água utilizando algodão ou gaze enrolado no dedo. Mas para que isso ocorra, antes do seu pet ir para a água, você pode colocar algodões impermeáveis ou tampões de ouvido ( entretanto, a maioria dos animais não aprecia nada enfiado em seus ouvidos).

Na praia, os pets podem correr o risco de sofrer com o calor e a desidratação. A recomendação é visitar a praia em horários que o sol esteja menos intenso, antes das 10h ou depois das 16h. Independentemente, aplique protetor solar veterinário no seu animalzinho para protegê-lo contra queimaduras solares, principalmente no alto do focinho.

Uma medicação especial deve ser administrada um mês antes da viagem e repetida 30 dias após, para prevenção da Dirofilariose (uma doença que acomete o coração dos cães comumente transmitida na praia e em locais com pernilongos, próximos a rios).
O animal estará exposto ainda a diferentes verminoses em função de outros animais não vermifugados que possam ter passado pela areia e sem contar que se não estiver corretamente medicado poderá retransmitir doenças às pessoas que ali transitam. A mais frequente trata-se do bicho geográfico, muito comum no litoral e que é transmitida devido ao contato na areia com fezes de cães contaminados pelo ancylostoma (um verme canino).

bicho geográfico
bicho geográfico

Em contato com a pele do homem as suas larvas acabam migrando e formando verdadeiros caminhos, por isto o nome popular de bicho geográfico.

Outro aspecto que muitos acabam esquecendo é a alta temperatura da areia que pode queimar as almofadas das patas e o vento forte. A 30, 40 cms do solo, a areia é carregada pelo vento e entra na vista do animal, que não sabe se defender contra isso. Observe essa condição e cuide para que isso não ocorra.

areia e vento próximo ao chão
areia e vento próximo ao chão

Leve também as vasilhas para comida e água. Os pequenos comércios locais nem sempre lembram dos nossos amigos de 4 patas, então leve tudo o que o pet precisa para passar um dia na praia. 

Depois de um dia de muita diversão, é só acomodar o seu animal e aproveitar a volta ouvindo uma boa música no rádio do carro ou em um fone de ouvido bluetooth. E lembre-se de dar um banho no seu cão ou gato após um dia de praia, para evitar qualquer irritação por causa da areia.

Deixe um comentário