Do Sul para a Região dos Lagos, ES ou BA, sem passar pelo Rio de Janeiro 1

Do Sul para a Região dos Lagos, ES ou BA, sem passar pelo Rio de Janeiro

Para quem vem do sul para a Região dos Lagos, qual o melhor caminho para chegar em cidades como Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, sem passar pelo Rio de Janeiro? Evitando a perigosa Av. Brasil, a ponte Rio Niterói e a sempre engarrafada Niterói x Manilha?
Essa é uma pergunta frequente nos grupos de discussão. Moro em Cabo Frio e viajo rebocando um KC-380 de 1200 quilos. Aí vai a minha dica.

Se prefere assistir a um vídeo ao invés de seguir lendo este texto, pule direto para esse mesmo artigo em nosso canal no YouTube.

Em amarelo o trecho que tratamos aqui no artigo

Para quem vem do sul, pela BR-116 Via Dutra, pegue o Arco Metropolitano, também conhecido como BR-493, logo após a praça do pedágio de Seropédica, na saída 206 à direita.
A fama de que esse trecho de 70 kms entre a BR-116 e a BR-040 (Washington Luiz) é perigoso, tem seus fundamentos, mas rodando nos horários adequados, você vai passar tranquilo.

Postes de iluminação solar do Arco, derrubados e suas baterias roubadas

Programe-se para entrar no Arco até o meio dia. Assim terá tempo para chegar em seu destino final, com sobras e antes do anoitecer. Não entre nesse trecho após às 16 horas. Você vai precisar de uns 50 minutos, rodando a 80 por hora para vencer o percurso. Reduza nas cabeceiras de pontes, sempre mal alinhadas. Principalmente se você estiver rebocando. Os solavancos e saltos são garantidos.

Vencido esse trecho, você continua na BR-493, agora chamada de Rio x Teresópolis, pedagiada pela EcoRioMinas. Os aplicativos de GPS vão lhe orientar a sair à direita, sentido Magé, logo após a PRF. Se você está rodando com MH pequeno ou somente com seu carro, pode seguir as orientações.

Estrada do Contorno, Magé-Manilha ou BR-493

Caso esteja rebocando ou seu MH é de médio para grande, eu sugiro continuar na Rio x Teresópolis até Guapimirim. Porque?

Esse trecho de 25 kms da estrada do contorno é uma colcha de retalhos, com inúmeros desvios, cruzamentos perigosos, intervalos com pista simples bem estreita, sem acostamento e com grandes desníveis entre o asfalto e a terra que beira a pista. Desde 2014 está em obras de duplicação. Mais de 317 milhões de reais já foram investidos e ainda temos intervalos em pista simples muito perigosos, como o próximo ao Vale das Pedrinhas.

Estrada do Contorno - situação do asfalto e acostamento
Estrada do Contorno – situação do asfalto e acostamento

Agora em março de 2023, tivemos um trágico acidente onde o vilão foi o desnível entre asfalto e acostamento de terra.
Numa pista simples apertada e sem acostamento, 2 carretas ao se cruzar precisam jogar para a direita afim de proteger espelhos e reboque. Daí acontece o pior. O reboque cai no desnível, desloca o cavalo e subtrai a vida de uma família inteira em segundos.

Acidente na estrada do contorno

Você que reboca seu trailer, sabe muito bem o que é cair num desnível. Trazer de volta seu conjunto à estabilidade pode ser complicado por conta da velocidade, das condições de pista que tem a sua frente e da força e peso do seu rebocador.

Enquanto a EcoRioMinas não conclui essas obras, com previsão para 2027, eu não entro rebocando nessa estrada. Além do que, na chegada em Manilha, é certo enfrentar grandes engarrafamentos para finalmente, apontar na BR-101, sentido Região dos Lagos.

Então, qual a opção que eu recomendo e pratico. São 46 kms à mais em favor da tranquilidade e da pista em boas condições.

Do Sul para a Região dos Lagos - Percurso fugindo da estrada do Contorno
Percurso fugindo da estrada do Contorno

Como falei acima, continue na Rio x Teresópolis até Parada Modelo em Guapimirim. Entre à direita e siga pela RJ-122 (Rio x Friburgo) por 35 kms, até o trevo de Cachoeiras de Macacu, tendo à sua direita a fábrica de cervejas da AMBEV. Vire à direita no trevo e siga em direção a Itaboraí, agora já na RJ-116.

Após 33 kms, você vai retornar à esquerda para voltar à BR-101, sentido Rio Bonito / Região dos Lagos, deixando para trás toda a confusão do trevo de Manilha.

O link do Google Maps com todo o percurso, evitando o Rio de Janeiro e fugindo da Estrada do Contorno, pode ser copiado aqui – https://goo.gl/maps/qg1YTHH6YdnxAtAa8

Daí em diante, pode seguir as orientações de seu aplicativo GPS, até sair novamente à direita, já na Via Lagos que vai entregar você às belezas da região.

Para quem vai seguir para Espírito Santo ou Bahia, é só tocar adiante na BR-101 e ser feliz. São somente 97 quebra-molas e radares até Guarapari, na minha última contagem.

Como diz o ditado, a viagem começa quando se liga o motor do carro. Portanto vamos com calma, em paz e conduzindo defensivamente. Afinal nosso ritmo é mais lento que os demais usuários.

Esperamos que em 2027 já possamos usar a estrada do contorno com segurança.

Assista a mesmo assunto em formato de vídeo, em nosso canal no YouTube.

Vai planejando aí sua próxima viagem.