Subindo o Escalavrado na Serra dos Órgãos

Turismo nacional: 6 destinos radicais para conhecer pelo país

O Brasil é recheado de destinos radicais para quem curte turismo de aventura

Destinos radicais: turismo de aventura no Brasil - iStock
Destinos radicais: turismo de aventura no Brasil – iStock

Viajar não é sinônimo de relaxamento para muita gente. E não estamos falando daqueles perrengues que acontecem durante algumas viagens. É que muitos apreciam esportes radicais, testar os próprios limites, e viajam em busca dessas aventuras. O Brasil é recheado de destinos para quem curte trilhas radicais, escaladas, bungee jump, paraquedismo, rafting, trekking e arvorismo. Basta colocar a mala nas costas e desfrutar roteiros de tirar o fôlego, literalmente.

Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina é um lugar para se conectar com a natureza e apreciar a grandeza dela. Para os amantes de esportes radicais, esta apreciação terá um gostinho diferente. Dá para saltar de bungee jump da boca de uma caverna na Gruta do Lapão, fazer a famosa trilha do Vale do Pai, desafiadora e inesquecível, se aventurar no trekking, rapel, escalada e tirolesa.

Estamos no alto do Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina
Estamos no alto do Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina

Brotas – São Paulo

Quando se fala em turismo radical, Brotas é campeã em opções e, para este público, é um dos melhores destinos brasileiros. Conhecida como capital do turismo de aventura no Brasil, dá para fazer rapel, arvorismo, boia cross, cachoeirismo, cavalgada, trilhas e canionismo em rios com obstáculos de pedras, além do rafting, em quedas com mais de 3 metros, no rio Jacaré-Pepira. Experimente a incrível tirolesa Superman.

Literalmente estamos voando na tirolesa Superman em BrotasLiteralmente estamos voando na tirolesa Superman em Brotas
Literalmente estamos voando na tirolesa Superman em Brotas

Foz do Iguaçu – Paraná

Quem é amante de adrenalina e vê as cachoeiras de Foz de Iguaçu já pensa em diversão. De fato, o local é um prato cheio para a prática de esportes radicais, com destaque para o rafting, uma descida nas corredeiras e quedas d’água em cima de botes infláveis. Na fronteira entre Brasil e Argentina, estão as deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, que são um espetáculo à parte neste roteiro. O turista também tem disponível uma excelente infraestrutura, com hotéis, pousadas e restaurantes de qualidade.

 do salto San Martin em Foz do Iguaçu
De lancha rápida, em direção à base do salto San Martin em Foz do Iguaçu

Bonito – Mato Grosso do Sul

O nome não nega, Bonito é um lugar impressionante. Para quem curte esportes radicais, a dica é visitar o Abismo de Anhumas. Para acessá-la, será necessário fazer um rapel de cerca de 72 metros de altura, com uma vista que ficará na memória por muito tempo. Outras opções não faltam para quem curte rapel, trilhas, cavalgadas e outros esportes radicais.

Flutuação entre os peixes em Bonito é o programa principal
Flutuação entre os peixes em Bonito é o programa principal

Fernando de Noronha – Pernambuco

Para os mergulhadores de plantão, Fernando de Noronha é o melhor destino, com águas deliciosas, transparentes e uma diversidade de corais e animais marinhos deslumbrante. Destino perfeito dos surfistas, o cenário não poderia ser mais perfeito para ondas inesquecíveis.

Jericoacoara – Ceará

As praias de Jericoacoara são o paraíso para os amantes de windsurf ou kitesurf, com ventos fortes que chegam a 40 nós e propiciam manobras radicais. O local é um dos melhores para surfar no Brasil. Além disso, quem curte stand-up paddle vai se apaixonar pelas praias mais tranquilas, perfeitas para o esporte.

Experimente o reboque de jangada na Lagoa Paraíso
Experimente o reboque de jangada na Lagoa Paraíso

Quem espera ansiosamente as férias chegar para se cansar mais em esportes radicais não precisa de muito para colocar o pé na estrada; é só fazer aquela revisão no carro usado, arrumar a mala com todos os itens indispensáveis e aproveitar os destinos maravilhosos que nosso país oferece.

Aproveite e tenha uma ideia melhor do que é descer a tirolesa Superman em Brotas, no vídeo a seguir:

Deixe um comentário