Cascata do Chuveiro, no Horto Florestal, RJ

Cachoeiras do Horto Florestal, Rio de Janeiro

Cachoeira do Chuveiro

abril/2017 – Para fugir do calor de 40 graus, das praias lotadas, do mar gelado e da confusão, fomos conhecer algumas das cachoeiras do Horto Florestal, dentro do Parque Nacional da Tijuca. Programa que inclui uma agradável caminhada por trilhas bem marcadas dentro da Floresta Atlântica.
Saindo bem cedo, fomos direto para a cachoeira dos Primatas, subindo a Rua Lopes Quintas no Bairro do Jardim Botânico, e seguindo até o fim da Rua Sara Vilela, onde é possível estacionar o carro.

Cachoeira dos PrimatasA Cachoeira dos Primatas, em razão das poucas chuvas, estava com o volume de água bem reduzido, mas valeu muito pela bela trilha.

Trilhas do Horto Florestal

Retornamos ao carro e rodamos em direção à Vista Chinesa, para conhecer a Cachoeira do Quebra e a Cascata do Chuveiro.
Quilômetro acima, logo avistamos a Cachoeira do Quebra, onde normalmente estão estacionados muitos carros.

cachoeira-do-quebra-hortocachoeira-do-quebra-horto-2

Trecho com auxílio de corrente

Escada de Pedra e raízesPegamos a trilha bem sinalizada, para a Cascata do Chuveiro. A característica especial desta trilha é a mistura de vários obstáculos naturais, que fogem do padrão pedra e terra.
Escadas naturais de raízes, grandes pedras, troncos e correntes dão o tom ao percurso.

Poço sem nome

Com poucos minutos de trilha, chegamos a um poço sem nome, mas bem agradável.

Em se tratando de Rio de Janeiro, é bom lembrar que todo e qualquer espaço, principalmente refrescante, será disputado, muito disputado.

Com mais uns 10 minutos, chegamos a Cascata do Chuveiro. Aliás, o nome tem tudo a ver com o chuveiro bem protegido, onde se pode ficar por longo tempo, ainda mais quando a água não está muito gelada.


Cachoeira-do-Chuveiro

No filme a seguir alguns momentos da trilha e das cachoeiras visitadas.

Deixe um comentário