Apelidos das capitais brasileiras 1

Apelidos das capitais brasileiras

Hoje vamos falar de uma curiosidade regional, que vale a pena ser mais divulgada. Os apelidos das capitais brasileiras. Algumas histórias são muito interessantes.

Apelidos das capitais brasileiras
Apelidos das capitais brasileiras

Boa Vista em Roraima tem o apelido de BV

Nesse caso não há uma história por trás do apelido BV. São tão somente as iniciais da capital Boa Vista, que tem o nome da Fazenda Boa Vista do Rio Branco, onde surgiu seu pequeno povoado.


Macapá no Amapá tem o apelido de Macapaba

Macapaba, na língua tupi quer dizer fazenda de macabas ou um lugar com abundância da bacaba. A bacaba é um fruto irmão do açaí, e mais raro de encontrar. Sua cor é mais marrom mas também é muito apreciado. Difícil de encontrar porque sua produção é muito inferior ao açaí. Enquanto o açaí produz várias ramas por pé (em torno de 10), a bacaba produz somente uma.

fruto da bacaba
fruto da bacaba

Manaus no Amazonas tem o apelido de Porto de Lenha

Porto de Lenha é uma canção escrita nos anos 70, que tornou-se o hino extra oficial da cidade de Manaus. Seu nome tem origem num antigo tablado de madeira, que recebeu o nome de Trapiche 15 de novembro. Dele se originou o porto da cidade, nas margens do Rio Negro.


Belém no Pará tem o apelido de Cidade das Mangueiras

É também chamada carinhosamente de Mangueirosa. Isso se deve ao número incontável de mangueiras que decoram as ruas da cidade, proporcionando lindos túneis verdes, plantadas no tempo do Brasil colônia. Nas épocas de produção de frutos, os moradores precisam proteger as cabeças enquanto circulam pelas ruas. Mais ainda durante as tradicionais chuvas da tarde. Veja o que o povo de Belém diz sobre a cidade das mangueiras nessa matéria da Roma News.


São Luiz no Maranhão tem o apelido de Ilha do Amor

Num trecho da música “Ilha Magnética” do compositor maranhense César Nascimento, diz que o amor nasceu aqui em São Luiz. A cidade é citada como repleta de belezas naturais, perfeitas para o roteiro dos apaixonados.

praia em São Luiz no Maranhão
praia em São Luiz no Maranhão

Teresina no Piauí tem o apelido de Terehell

Em Teresina, como em todo Piauí, o calor é intenso. Dizem por lá que uma boa parte do ano faz um calor desgraçado e no resto do ano é pior ainda. Daí juntar Tere+hell (inferno). Os ditos populares são muitos.

  • “Em Teresina Urubú voa só com uma asa, a outra é para se abanar” 
  • “Em Teresina galinha come milho e bota pipoca “
  • “Eu morava lá, mas mudei para o inferno por ser mais fresco” 
  • “Aqui temos 4 estações bem definidas: Verão, Quentura, Calor e Mormaço!” 
  • “Teresina é o terceiro lugar mais quente do Universo, só perde pro Sol e pro Inferno”. 
  • ….

Fortaleza no Ceará tem o apelido de Fortal

Aqui não temos uma razão diferente ou peculiar. O apelido Fortal vem da contração de Fortaleza. Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, nome dado pelos portugueses ao Forte de Schoonenborch, construído pelos invasores dos Países Baixos. Visitamos várias vezes essa linda região.

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em Fortaleza
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em Fortaleza

Natal no Rio Grande do Norte tem o apelido de Noiva do Sol

Natal é a localidade com o maior número de dias com sol no Brasil. Equivale a 300 dias por ano. Por esse motivo, é carinhosamente conhecida como Cidade Sol ou Noiva do Sol. Passamos muito dias em Natal nos idos de 2005. Tá mais que na hora de voltar.

Barra do Punaú em Natal-RN
Barra do Punaú em Natal-RN

João Pessoa na Paraíba é chamada de Jampa e Portal do Sol

O apelido Portal do Sol tem causa por conta de uma de suas principais regiões, a Ponta do Seixas, conhecida como o ponto mais oriental do continente americano. Portanto, é onde “o sol nasce primeiro” nas Américas. O apelido “Jampa” é um plágio de “Sampa”, utilizado para se referir a São Paulo. Estivemos por lá em 2005, quando fizemos a foto abaixo na Ponta do Seixas.

Ponto mais oriental das Américas. Ponta do Seixas em João Pessoa
Ponto mais oriental das Américas. Ponta do Seixas em João Pessoa

Procurando onde ficar na sua próxima viagem? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Apelidos das capitais brasileiras 2

Recife, capital de Pernambuco tem o apelido de Veneza Brasileira

Recife recebeu o apelido carinhoso de Veneza Brasileira porque sua paisagem, um emaranhado de terra e água, é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, com dezenas de canais e várias pontes. Conhecemos Porto de Galinhas em Pernambuco.

Apelidos das capitais brasileiras 3

Maceió, capital de Alagoas é também chamada de Caribe Brasileiro

Praias cristalinas, gastronomia deliciosa, sol quase o ano inteiro, vida noturna animada e as pisicnas naturais com uma vida marinha apaixonante. Todos esses adjetivos deram a Maceió o apelido de Caribe Brasileiro. Nós visitamos Alagoas por duas oportunidades (2009 e 2019). E como não podia deixar de ser, elegemos a região de Maragogi e São Miguel dos Milagres como nossas preferidas.

Maragogi e as piscinas naturais em Alagoas
Maragogi e as piscinas naturais em Alagoas

Aracaju, capital de Sergipe é apelidada de Aju

O nome Aracaju tem origem tupi e significa “cajueiro dos papagaios”. A palavra Aracaju é composta por 2 elementos. “Ara” significa papagaio e “acayú” significa fruto do cajueiro. Aju é uma contração carinhosa de Aracaju.


Rio Branco, capital do Acre tem o apelido de Capital da Natureza

Rio Branco também é conhecida como Cidade Verde, além de Capital da Natureza. Isso se deve à grande extensão de sua área não urbana (9200 km²), contra somente 44 km² de urbana. Localizada a 150m acima do nível do mar, o relevo é formado por planícies, com pequenos aclives. O rio Acre atravessa a cidade.


Porto Velho, capital de Rondônia leva o apelido de Pérola do Madeira(o)

Porto Velho nasceu das instalações portuárias, ferroviárias e residenciais da empresa britânica Madeira-Mamoré Railway, nas barrancas da margem direita do Rio Madeira. A exploração da cassiterita e depois o ouro, e sua importante posição militar estratégica parecem ter dado origem a esse apelido, Pérola do Madeira.


Cuiabá, capital de Mato Grosso ganhou o apelido de Cuiabrasa. Porquê será?

Somando uma temperatura de 42ºC no final do inverno a uma umidade ao ar na faixa dos 5%, teremos mesmo um ambiente de braseiro, muito embora o mato-grossense não goste muito desse apelido. Em agosto de 2012, os termômetros oficiais marcaram 46,5ºC. Imaginem a sensação térmica???


Palmas, capital de Tocantins foi apelidada de Caçula das Capitais

Com somente 32 anos de criação, o estado do Tocantins tem como capital a cidade de Palmas, que por sua vez, é a mais nova, a Caçula das Capitais brasileiras.


Salvador, capital da Bahia é, sem dúvidas, a Capital da Alegria

Não há como negar que esse apelido faz jus ao povo que habita Salvador. A hospitalidade, as inúmeras festas e eventos que alegram o ano inteiro e uma agenda cultural rica em tradição definem muito bem a Capital da Alegria. Nós somos figurinhas marcadas na Bahia, seja no litoral norte ou sul. Santa Cruz de Cabrália, Cumuruxatiba, Boipeba, Abrolhos, Chapada Diamantina, Caraíva, Porto Seguro, Trancoso, Maraú são alguns de nossos roteiros inesquecíveis.

Arquipélago de Abrolhos na Bahia
Arquipélago de Abrolhos na Bahia

Goiânia, capital de Goiás, tem o apelido de Capital do Cerrado

O bioma do cerrado, caracterizado por sua savana cobre quase que a totalidade do estado de Goiás. Em 1930 foi decidida a criação de uma nova capital para o estado. Assim surgiu Goiânia, que logo foi chamada de Capital do Cerrado.


Belo Horizonte, capital de Minas Gerais é apelidada de Cidade Jardim ou Beagá, coisas de mineiro uai.

Belo Horizonte é rica em apelidos. Cidade Jardim, em razão das muitas ruas arborizadas e do grande volume de parques. Capital Nacional dos Botecos, por conta do grande número de bares existentes na cidade. Belô ou somente Beagá é o jeitinho carinhos do mineiro de se referir a sua capital querida.
O estado de Minas Gerais é outro que nos magnetiza. Ouro Preto, Tiradentes, Ibitipoca, Carrancas, Aiuruoca, Santa Rita de Jacutinga, Serra da Canastra, São Lourenço, Serra do Cipó são algumas de nossas investidas nesse estado maravilhoso e acolhedor.

Santana do Riacho, na Serra do Cipó em MG
Santana do Riacho, na Serra do Cipó em MG

Vitória, capital do Espírito Santo é apelidada de Ilha do Mel

Esse apelido é muito antigo. Os índios chamavam da ilha de Vitória de “Guananira”, que significava para eles “Ilha do Mel”. O motivo está na beleza de sua geografia, amenidade do clima e das águas tranquilas de sua baía, somadas ao manguezal rico em vida natural. No Espírito Santo o projeto Nas Estradas do Planeta já visitou Guarapari, Itaúnas, Santa Leopoldina e Aracruz.

Vila de Itaúnas no Espírito Santo
Vila de Itaúnas no Espírito Santo

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul recebeu o apelido de Cidade Morena

O arcebispo Dom Francisco de Aquino Correia gostava de relacionar nomes de cidade com a natureza. Campo Grande recebeu dele o o nome de Cidade Morena por causa da cor da terra e assim ficou até os dias e hoje. Em Mato Grosso do Sul nós visitamos Bonito, o Pantanal e Passo do Lontra em Corumbá, às margens do rio Miranda onde fizemos uma imersão na pesca esportiva.

Pesca Esportiva no Passo do Lontra em Corumbá, Pantanal-MS
Pesca Esportiva no Passo do Lontra em Corumbá, Pantanal-MS

São Paulo, capital de São Paulo é chamada de Terra da Garoa

Esse apelido vem de muito tempo atrás, quando o clima era mais previsível. Ao fial da primavera e do outono, a garoa era frequente. Nos idos de 1930 foi gravada a música “Êh São Paulo”, que trazia em seu refrão a citação “São Paulo da garoa, São Paulo que terra boa”. Nos dias de hoje, com as alterações climáticas, urbanização, desmatamento a garoa vem se tornando um evento cada vez mais raro. O estado de São Paulo é nosso vizinho e portanto, foco de muitas de nossas viagens.
A linda Ubatuba e suas muitas praias e ilhas, Ilhabela, Brotas a capital da aventura, São José do Barreiro e serra da Bocaina, Campos do Jordão e seu clima único, São Bento do Sapucaí, foram algumas de nossas visitas.

Rafting em Brotas, capital nacional da aventura - SP
Rafting em Brotas, capital nacional da aventura – SP

Rio de Janeiro recebeu o apelido, mundialmente conhecido, de Cidade Maravilhosa

Não há muito o que dizer para explicar o aparecimento desse apelido. A geografia única do Rio de Janeiro, combinando mar e montanha, clima e beleza natural dá sentido ao adjetivo de Maravilhosa. Coube ao maranhense Coelho Neto (nome de um dos subúrbios carioca) usar a expressão “cidade maravilhosa” num artigo publicado no jornal “A Notícia”, em 1908.
Nossa base é no estado do Rio de Janeiro. Com essa proximidade, descobrir suas belezas é nossa maior diversão. É tanto artigo que dedicamos ao Rio de Janeiro, que achamos melhor juntar todos num único link. Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Paraty, Ilha Grande, Rio de Janeiro capital, Visconde de Mauá, Nova Friburgo, Alambari, Itatiaia e muito outros.

Subindo as Prateiras no Parque Nacional de Itatiaia - RJ
Subindo as Prateiras no Parque Nacional de Itatiaia – RJ

Curitiba, capital do estado do Paraná tem o apelido de Capital das Araucárias

A vegetação local do estado do Paraná tem o “pinheiro do paraná”, também chamado de Araucária, como árvore dominante, que resistiu à ação de urbanização humana. Está presente em muitos bosques, sejam públicos ou privados e são protegidas por lei. Daí vem o apelido de Capital das Araucárias. Neste lindo estado visitamos as exuberantes Cataratas do Iguaçu, Morretes, Paranaguá, Ilha do Mel e a capital Curitiba.

Cataratas do Iguaçu no Paraná
Cataratas do Iguaçu no Paraná

Florianópolis, capital de Santa Catarina tem o apelido de Ilha da Magia

Esse apelido tem origem em mistérios e folclores que os nativos perpetuam. Um deles conta que muito antigamente, as bruxas assustavam os pescadores para roubar seus barcos. Conta-se também que elas davam nós nas crinas dos cavalos. Diz-se que os novos moradores da cidade de Florianópolis devem pedir licença às bruxas para que possam viver em paz e alcançar a felicidade na tal Ilha da Magia. Essa magia nos cativou também. Destacamos algumas de nossas visitas em todo o estado: Bombinhas, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Garopaba, Laguna, Urubici, Florianópolis, Guarda do Embaú e Rio do Sul, onde adquirirmos nossa Camper.

Cascata do Avencal em Urubici - SC
Cascata do Avencal em Urubici – SC

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul tem o apelido de Poa

Além de ser uma contração de Porto Alegre, o apelido Poa é uma forma carinhosa dos habitantes se referirem à cidade. Com o desenvolvimento do porto e sua posição estratégica à beira do lago Guaíba, o governador da época, José Marcelino de Figueiredo, resolveu transferir a capital de Viamão para Porto dos Casais em 1773, trocando nessa ocasião o nome para Porto Alegre. No último estado do país, nossa presença aconteceu na linda Reserva do Taim, em Tapes e em Gramado e Canela.

Passando pela Reserva do Taim no RS
Passando pela Reserva do Taim no RS

Sabe de mais algum apelido que não mostramos aqui? Deixe sua mensagem aí nos comentários.

4 Comments

  1. Carlos kimota abril 7, 2022
    • carlos abril 8, 2022
  2. Mauro Sérgio de Mello abril 7, 2022
    • carlos abril 8, 2022

Deixe um comentário