8 cachoeiras mais conhecidas em Brotas que você precisa explorar 1

8 cachoeiras mais conhecidas em Brotas que você precisa explorar

Merecidamente chamada de Capital da Aventura, as cachoeiras mais conhecidas em Brotas convidam para o melhor do ecoturismo

Você já reparou que várias cidades carregam um título que se refere a alguma atração turística? Pois, se tem um destino que merece o apelido recebido é Brotas, no interior de São Paulo. Conhecida como a Capital da Aventura, suas belezas naturais justificam o nome. Entre elas, as cachoeiras mais conhecidas em Brotas que você precisa explorar.

Localizada a 250 km da capital, Brotas é referência no ecoturismo. Porém, entre tantas atividades, as cachoeiras se destacam com suas trilhas, mergulho e paisagens belíssimas. Sem falar em todos os esportes que favorecem a prática no rio Jacaré-Pepira como o Rafting.

Veja quais são as cachoeiras mais conhecidas em Brotas e prepare já a sua aventura.

Cachoeira do Monjolo em Brotas
Cachoeira do Monjolo em Brotas

8 cachoeiras mais conhecidas em Brotas

Embora a cidade seja conhecida por suas cachoeiras, destacamos as mais conhecidas para você conhecer na sua próxima visita a Brotas.

1 – Cachoeira do Saltão

Sem dúvidas, a Cachoeira do Saltão é uma das mais famosas em Brotas, a propósito, cartão postal da cidade. Com queda d’água aproximada de 75 metros, tem acesso por trilha íngreme. Porém, acredite: cada esforço feito, vale a pena pela vista lá de cima.  

Cachoeira do Saltão em Itirapina
Cachoeira do Saltão em Itirapina

Vale frisar que a cachoeira compõe a estrutura de um parque natural, cujo território tem 220 mil m2 de área. E, embora esteja localizada no município vizinho de Itirapina, recebe visitantes de Brotas, tanto moradores quanto turistas.  
Se você gosta de combinar natureza com campismo, pode armar sua barraca ou estacionar seu veículo de recreação no Camping do Saltão, que conta com uma boa estrutura para receber o campista.

Cachoeira Monjolinho dentro do Camping do Saltão
Cachoeira Monjolinho dentro do Camping do Saltão

Na mesma estrutura, você ainda pode desfrutar da Cachoeira Monjolinho.

2 – Cachoeira do Astor

Mais uma das cachoeiras mais conhecidas em Brotas, é formada por uma queda de 35 metros e outra de 25 (acessível por uma trilha de 40 minutos). Localizada a 30 km do centro, fica um pouco mais afastada, uma distância compensada pelas belezas naturais.

Cachoeira do Astor em Brotas
Cachoeira do Astor em Brotas

Contudo, o que chama a atenção é a piscina natural formada pelas águas, convidativa para um mergulho muito relaxante. Também é ideal para a prática de rapel iniciante.  

3 – Cachoeira da Cassorova

A cachoeira da Cassorova é, com certeza, uma das mais bonitas de Brotas. Localizada no parque de mesmo nome, tem cerca de 60 metros de altura, o suficiente para torná-la ponto ideal para a prática do rapel.

Na verdade, a queda é composta por duas menores, uma de 18  metros e, a outra, 42 metros. No final, uma piscina natural com seis metros de base se forma. Quanto ao acesso, é feito por trilha com 200 metros de extensão.

Cachoeira Cassorova em Brotas
Cachoeira Cassorova em Brotas

Ademais, o caminho é todo calçado, bem como cercado por corrimão, o que a torna segura mesmo para visitas autoguiadas. Verifique os horários de visitação junto à administração do parque.  

4 – Cachoeira Santo Antônio

Seguindo com a nossa lista, chegamos à Cachoeira Santo Antônio. Formada a partir do córrego da Roseira, com águas cristalinas. Você pode caminhar por uma passarela e tomar banho diretamente embaixo da queda de 20 metros. Sua piscina natural é cercada de muito verde.

Cachoeira Santo Antônio em Brotas
Cachoeira Santo Antônio em Brotas

5 – Cachoeira das Três Quedas

Como o nome sugere, esta que é uma das cachoeiras mais conhecidas em Brotas não é composta por uma, mas três quedas (Cachoeira Andorinha, Cachoeira Figueira e Cachoeira da Nascente). Para completar, cada uma forma piscinas naturais deliciosas para o banho compensador após a caminhada. 

Cachoeira das Andorinhas em Brotas
Cachoeira das Andorinhas em Brotas

6 – Cachoeira da Roseira

Se você ainda não é uma pessoa acostumada a trilhas, ou o preparo físico não permite esforços maiores, a Cachoeira da Roseira é sua aposta. O acesso é por trilha de nível fácil que leva à queda d’água de cerca de 60 metros. De brinde, uma paisagem natural incrível à sua volta. 

Cachoeira da Roseira em Brotas
Cachoeira da Roseira em Brotas

7 – Cachoeira do Martello

Uma das mais visitadas de Brotas, a Cachoeira do Martello tem cerca de 50 metros de altura e, ao final da queda, uma piscina natural ideal para banho. O acesso é feito por uma trilha de nível fácil e a área oferece estrutura para camping. Saiba mais sobre o Camping Cachoeiras do Martello.

Cachoeira do Martelo em Brotas
Cachoeira do Martelo em Brotas

8 – Cachoeira do Serrano

Por fim, encerrando nossa lista das cachoeiras mais conhecidas em Brotas, a Serrano conta com diversas quedas d’água, além da piscina natural. Seus diferenciais são a trilha de nível fácil, além da pouca distância do centro da cidade. 

Cachoeira do Serrano em Brotas
Cachoeira do Serrano em Brotas

Mais um camping que você pode pesquisar é o Camping e Lazer Jacaré. Muito bem localizado, no coração de Brotas e junto a todas as operadoras de turismo de aventura.

E já que está em Brotas, não deixe de experimentar a tirolesa Superman, com 1900 metros de extensão e desnível de 150 metros, oferecida pela operadora Território Selvagem. O diferencial está na posição de deslocamento e tenha a sensação de estar voando. Diversão pura.


Tirolesa Superman em Brotas
Tirolesa Superman em Brotas

Para o Rafting, nós indicamos a operadora Alaya. São mais de 2 horas de corredeiras, remansos e quedas, de até 3,2 metros de altura. O tempo total da atividade é de 3 horas.

Rafting no rio Jacaré-Pepira com a operadora Alaya
Rafting no rio Jacaré-Pepira com a operadora Alaya

Vai planejando aí sua próxima viagem de aventura.

Até Breve e Boas Estradas

Em colaboração com Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br

Deixe um comentário