5 cavernas no Brasil para visitar 1

5 cavernas no Brasil para visitar

Para você que gosta de praticar espeleoturismo e quer explorar as cavernas no Brasil, veja uma lista com algumas das principais.

No Brasil existem muitas cavernas abertas à exploração de visitantes. Algumas estão entre as maiores do mundo, donas de uma beleza fascinante.

Segundo o Cadastro Nacional de Cavernas, criado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, existem 8.444 cavernas registradas. O estado de Minas Gerais possui o maior número de sítios, seguido do estado de São Paulo, que representa 12,5% delas.

No interior paulista se concentram 718 sítios espeleológicos cadastrados e, desse total, 441 estão localizados em Iporanga e 80 no Vale do Ribeira, mais precisamente em Apiaí. Assim sendo, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) conta com a maior concentração de cavernas no país.

https://pixabay.com/pt/photos/caverna-estalactites-1739030/
5 Cavernas no Brasil para visitar

Cavernas no Brasil que você vai gostar de conhecer

Caverna do Diabo – Eldorado/SP

Possui mais de 6 mil metros de extensão e está localizada em Eldorado, São Paulo, no Parque Estadual de Jacupiranga. Mas, apenas 700 metros são abertos para visitação, sendo uma das cavernas mais visitadas do país.

Seu interior conta com passarelas, escadas e pontes, com trajeto iluminado artificialmente e sempre com um guia. Seu nome é por conta de uma formação natural que remete a uma caveira.

  • Distância de São Paulo: 292 km, em média.

Morro Preto – Iporanga (PETAR)

Os visitantes já se surpreendem na entrada, que é conhecida por ser uma das mais bonitas do parque, que possui mais de 350 cavernas. Morro Preto é uma verdadeira obra prima, mas possui apenas 100 metros de percurso aberto para visitação.

Porém, o trajeto compensa, já que dá para um mirante que contempla uma visão completa da boca da caverna. No passeio é possível encontrar vestígios de povos primitivos.

  • Distância de São Paulo: está a cerca de 325 km da capital paulista.

Caverna do Poço Azul – Chapada Diamantina/BA

A Chapada Diamantina não pode ficar de fora da lista de cavernas no Brasil para serem exploradas. Entre as sugestões, selecionamos a caverna do Poço Azul, que fica em Nova Redenção, e possui um poço de 16 metros de profundidade, proporcionando a atividade de flutuação aos visitantes.

Caverna Poço Azul - Chapada Diamantina
Caverna Poço Azul – Chapada Diamantina

Seu nome é por oferecer águas cristalinas e azuis, um espetáculo que pode ser apreciado por visitantes de qualquer idade. O passeio pode durar cerca de 30 minutos.

  • Distância entre o Parque Nacional da Chapada Diamantina e Salvador: 415 km, em média.

Caverna Terra Ronca – São Domingo/GO

Está entre as cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca que mais surpreende seus visitantes. Possui esse nome por conta do barulho do solo, que é um fenômeno natural.

O parque conta com mais de 200 cavernas secas e mais de 60 cavernas molhadas, mas Terra Ronca I e II é uma visita obrigatória para quem o visita. Seu interior possui um salão espetacular, com cerca de 120 metros de largura e 100 metros de altura.

Também tem o famoso Salão dos Namorados, em que os visitantes contemplam uma área recheada de estalactites.

  • Distância de São Domingo a Goiânia: cerca de 640 km.

Caverna de Santana –  Iporanga (PETAR)

Conhecida por ser a principal caverna do PETAR, ela conta com 9 km de extensão, sendo apenas 495 metros abertos para visitação. Está entre as mais bonitas do parque, sendo a maior delas, e conta com ornamentação e espeleotemas.

Para causar curiosidade nos visitantes, a parte fechada à visitação é rica em tesouros que estão sendo ‘estudados’ por pesquisadores e cientistas. É possível escolher o passeio em seu interior pelo rio Roncador ou por meio de passarelas e calçadas de concreto.

O local conta com iluminação artificial e formações variadas, como as imagens Cabeça do Cavalo e Pata do Elefante, além do famoso ‘porta retrato’, que é uma cavidade por lá.

  • Distância de São Paulo: 330 km, em média.

O que considerar ao praticar espeleoturismo?

  • Atente-se ao seu condicionamento físico e grau de dificuldade, considerando cada atração e trilha para chegar;
  • Agende a visita com antecedência, já que muitas cavernas possuem um limite diário de visitantes;
  • Contrate um seguro viagem com cobertura para a prática de espeleoturismo, devido aos potenciais riscos de acidentes diversos;
  • Use roupas e calçados adequados, confortáveis, considerando fazer um longo percurso a pé;
  • Não tire os itens de segurança, como capacetes, que o guia ofereceu;
  • Leve água e um lanche, como uma barra de cereal, por exemplo;
  • Separe mais de um dia para visitar outras atrações ao redor, caso o destino ofereça;
  • Não deixe de contratar um guia na unidade que, além de obrigatório, garantirá a sua segurança.

Então, preparado para conhecer as mais belas cavernas no Brasil?

Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no PlanoDeSaude.net.

Deixe um comentário