Muda plantada por nós na Serra da Gandarela em Mina Gerais

Serra da Gandarela em MG, mais uma fase de plantio de mudas

Serra da Gandarela em MG, mais uma fase de plantio de mudas 1

março/2017 – Em 2014 nos engajamos na campanha de replantio e proteção da Serra da Gandarela em Minas Gerais.
A Serra do Gandarela é alvo de diversos olhares, pois além de ser uma imensa área que ainda está preservada possui em sua extensão muita riqueza com possibilidades de exploração.
Naquele ano plantamos uma muda em parceria com a Ikebana Flores. Ao pé da muda, uma plaquinha leva nosso nome, junto a muitos outros blogueiros colaboradores, que se preocupam em divulgar a campanha Plante uma Árvore na Serra da Gandarela. Agora, em novembro de 2016, plantamos nossa segunda muda, em Rio Acima-MG, próximo a cachoeira do Mingu, uma área de aproximadamente 200 M² que compõe essa Serra.

muda2-nas-estreadas-do-planeta-serra-da-gandarela

O objetivo de Plante uma Árvore é que todo aquele que divulgar esta causa receba uma árvore nativa plantada em seu nome, na Serra do Gandarela.
Candeia, Ipê Branco, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, Mogno, Jacarandá, Sucupira, Aroeira, Peroba, Jequitibá, entre outras árvores, apropriadas para margens de riachos, foram plantadas no bioma do cerrado em nome de diversos parceiros desta causa. 18 voluntários contribuíram para essa ação e plantaram cerca de 150 mudas nativas do cerrado, com tamanhos variados entre 15 a 60 cm.
Uma ação de demarcação do local do plantio também foi realizada, pois uma placa foi deixada com os dizeres: “Ao passar por aqui, regue as plantas demarcadas em amarelo”; para estimular a quem passasse próximo a região, a regar as mudas.

Confira aqui o álbum de fotos deste plantio

─ Por que plantamos na Serra do Gandarela?
Em Minas Gerais, está localizada a segunda maior floresta de Mata Atlântica do Estado e a mais ampla extensão de cangas ferruginosas do Brasil, a Serra do Gandarela, situada em meio a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, entre os municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito. Gandarela está em risco devido ao monopólio da mineração, que devasta seus biomas naturais de Mata Atlântica e vegetação rupestre, degradando também o seu amplo manancial: Bacias Hidrográficas – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas.
PLANTE UMA ÁRVORE” está sendo semeada desde novembro de 2012, e desde então, mais de 500 parceiros publicaram essa causa, em site como o SOS MATA ATLÂNTICA, que abraçaram a causa e tornaram possível concretizar ações de plantios realizadas em nome deles, na Serra do Gandarela, pois, toda publicação a respeito desta campanha se converte em uma muda nativa plantada pela própria floricultura em um local devastado pela mineração nessa Serra.

Estamos nos mobilizando mais uma vez, em prol de um consumo consciente e responsável, para que não se estimule tanto a mineração e possamos evitar tragédias provocadas como a destruição de biomas naturais, como o da Serra do Gandarela e da região de Mariana-MG, que em 2015 foi completamente devastada pelo monopólio da mineração.
A cada postagem a respeito desta campanha, uma árvore nativa será plantada pela própria Ikebana Flores e voluntários, na Serra do Gandarela.
Além da campanha, o site flores online floricultura Ikebana Flores que há mais de 25 anos entrega lindos buques por toda região de Minas Gerais, está doando mudas do cerrado. Basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 – Funcionários – CEP.30112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais, próximo à Savassi.

Deixe um comentário