Montanhismo com ética

Dia do Montanhista, 5 de agosto

Dia do Montanhista, 5 de agosto 1A presença humana no ambiente de montanha raramente passa desapercebida, seja pelo desgaste de um trecho de trilha, seja pelos resíduos deixados durante uma escalada, pelos restos de alimentos, pelos dejetos e mesmo pelo lixo.
O montanhista bem formado já trás um sentimento de preservação muito intenso. A paixão pela montanha o transforma num duplicador de boas atitudes.
Mas, trata-se de uma batalha difícil de ganhar sem a ajuda da educação. Uma série muito bem humorada da marca “O Gorila diz…”, trata de alguns abusos praticados pelos próprios montanhistas em atividade. É comum o indivíduo pensar como unidade e achar que sua intervenção não representa muito. Se todos nós pensarmos assim, será tarde. Veja os pequenos filmes a seguir e divirta-se. Aproveite para divulgar, compartilhar.

O uso excessivo de magnésio nas escaladas e treinos.

Deu dor de barriga? Aja do jeito certo.
Traga seu lixo de volta.
Não faça atalhos nas trilhas.

Hoje em dia está muito difícil chamar a atenção de qualquer pessoa, mesmo que seja por uma causa justa. Todos sabem cobrar por seus direitos com grande intensidade, mas não estão abertos a respeitar, defender ou, simplesmente, aprender.
Entretanto, não podemos desistir. Talvez com um pouco de humor seja mais fácil passar a mensagem.
Montanha para todos
Dia do Montanhista, 5 de agosto 2

Deixe um comentário