Cabo da Roca em Sintra, Portugal

Cascais, Sintra e Cabo da Roca. Mais um pouco de Portugal

Sintrajulho/2017 – reservamos um dia para visitar Cascais e Sintra, passando por Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente Europeu.
Saímos de trem do terminal Sete Rios de Lisboa direto para Cascais €4,00/R$15,00, num percurso de 1h15m.
Chegando a Cascais encontramos a cidade celebrando alguns séculos de atividade dos Bombeiros Combatentes Voluntários. De Cascais para Cabo da Roca pegamos o ônibus 403 por €3,30/R$13,00 (40 min), e de Cabo da Roca até Sintra, pegamos o mesmo 403 por €4,15/R$16,00 (35 min) onde visitamos o Parque e Palácio Nacional da Pena.

Cascais-Portugal-1

Cascais – vimos uma Cascais linda, toda florida, muito bem cuidada num Domingo alegre, com a presença maciça de bombeiros voluntários de todo o país. Celebravam alguns séculos de bons serviços. Passeamos pela cidade, apreciando a bela orla e seus parques muito bem cuidados. Uma cidade candidata para ser nossa residência na Europa.

Cascais-Portugal-2Cascais-Portugal-3
Cascais-Portugal-4Cascais-Portugal-5
Cascais-parque-marechal-carmona-1Cascais-parque-marechal-carmona-2
Cascais-Portugal-6Cascais-Portugal-7

A vocação para a navegação se percebe na quantidade de barcos, veleiros, lanchas e pequenos iates ancorados na marina de Cascais.

Cascais-Portugal-marina-1Cascais-Portugal-marina-2

Cascais tem um clima muito agradável, verão quente e demais estações bem marcadas. Uma cidade encantadora de população muito simpática. Gleidys logo arranjou uma foto com os alegres bombeiros.

Cascais-bombeiros-voluntarios
Mais um pouco do centrinho de Cascais nas fotos a seguir.
Cascais-Portugal-centrinho-1Cascais-Portugal-centrinho-2
Cascais-Portugal-orla-1
Não é mesmo uma cidade muito apaixonante? Enquanto aguardávamos o ônibus para Sintra, fomos beliscar as deliciosas azeitonas portuguesas e tomar um “pressão” no bar 100 Montaditos (famosos micro sanduiches das mais variadas combinações).
Cascais-100-montaditos-1Cascais-100-montaditos-2

Armeria-pseudarmeria-Ballerina-WhiteCabo da Roca – o ponto mais ocidental do continente europeu, situado no extremo final da serra de Sintra. Construído em 1772 foi referido por Camões como o “ponto onde a terra acaba e o mar começa”.
Nessa região sobressai uma flor branca de características muito especiais. Vale-se dos ventos dominantes de Norte e Noroeste, carregados de humidade pela presença do mar e pela ocorrência de frequentes nevoeiros. É a Ballerina White.

cabo-da-roca-sintra-portugal-2cabo-da-roca-sintra-portugal-1
cabo-da-roca-sintra-portugal-3cabo-da-roca-sintra-portugal-4

Procurando onde ficar em CASCAIS ou SINTRA? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

SintraSintra – Chegamos com chuva. Aliás, a primeira chuva que pegamos na viagem toda. Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Sintra parece um cenário de filmes medievais. Foi habitada por Celtas e Mouros, até se tornar refúgio de verão da realeza portuguesa. Essas diferentes culturas transformaram sua arquitetura, deixando-a encantadora e não menos exótica.

A chuva exigiu uma estratégia diferente, para que fosse possível visitar o máximo possível de atrações. Com uma geografia de altos e baixos acentuados, resolvemos alugar um carrinho elétrico com cobertura. Com isso, vencemos protegidos a maior parte dos deslocamentos. Por €35,00/R$133,00 (€100,00 de caução), pegamos este mini na LAS Tours. Equipado com GPS, nos manteve no circuito previsto do início ao fim.

Sintra-las-torus-mini-eletrico

Começamos por visitar o Palácio Seteais, construído no século XVIII, com jardins em forma de labirintos exuberantes.

Sintra-jardins-palacio-seteaisSintra-Portal-Palacio-Seteais

A Quinta da Regaleira, uma residência de verão da família Carvalho Monteiro, é obra arquitetônica dos mais renomados artistas portugueses. Um misto de edificações surpreendentes, ao meio de grutas, cascatas, lagos, torres místicas, santuários, passagens subterrâneas e etc. …
Muito se fala em conexões fortes com a Maçonaria e a Ordem dos Templários. A visita tomou quase 2 horas de nosso tempo. O ingresso saiu por €8,00/R$30,00, com direito a um mapa para que vc se orientar entre os atrativos.

Sintra-quinta-da-regaleira-torre-1Sintra-quinta-da-regaleira-torre-2Sintra-quinta-da-regaleira-passagens-subterraneas
Sintra-quinta-da-regaleira-grutasSintra-quinta-da-regaleira-grutas-e-lagosSintra-quinta-da-regaleira-grutas-e-lagos-2
Sintra-Palacio-da-Quinta-da-RegaleiraSintra-Palacio-da-Quinta-da-Regaleira-2
O misticismo está presente em cada entalhe de madeira, escultura, pintura, porta, janela ou altar. Nada ali existe sem um significado ou uma mensagem subliminar.
Sintra-Palacio-da-Quinta-da-Regaleira-4

O Palácio Nacional da Pena pode ser visto de vários pontos de Sintra. Sua imponente presença no alto é fruto da estratégia militar de sempre dificultar o acesso a eventuais inimigos. Obra e criação de Fernando II, representa o expoente do Romantismo do século XIX.

Sintra-Palacio-Nacional-da-Pena
Sintra-Palacio-Nacional-da-Pena-1Sintra-Palacio-Nacional-da-Pena-2
Sintra-Palacio-Nacional-da-Pena-3Sintra-Palacio-Nacional-da-Pena-4
Sintra-Palacio-Nacional-da-Pena-5

Se você está em Sintra, não pode deixar de experimentar os famosos travesseiros da Piriquita. Um pastel considerado único, levinho e recheado com amêndoas €1,40/R$5,32. A casa foi fundada em 1862 por Constança Gomes e seu marido, padeiro de profissão, também conhecida como Piriquita. Esse apelido foi-lhe dado, carinhosamente, pelo Rei D. Carlos I, por conta de sua baixa estatura. A melhor forma de saborear o travesseiro é acompanhar com um café expresso, para realçar seu sabor adocicado. As queijadas também são imperdíveis.

travesseior-da-piriquita-sintracasa-piriquita-em-sintra

Tanto Cascais quanto Sintra não dispõem de áreas específicas para estacionamento de motorhomes ou para armar barracas de camping. Retornamos para Lisboa de trem, direto de Sintra €2,20/R$8,30.

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

As coordenadas de todos os monumentos e lugares que visitamos na cidade de Cascais podem ser vistas através deste arquivo.kmz, e na cidade de Sintra através deste arquivo.kmz, para abrir no Google Earth que, aliás, oferece uma visão em 3D de toda a cidade de Cascais e Sintra, que muito nos impressionou pela fidelidade. Convido vocês a passear pelas ruas de dessas cidades e pelos monumentos usando essa incrível ferramenta. Se ainda não tem instalada, baixe aqui.