06/2015 – E a festa aconteceu. Nós estavamos lá e mais um montão de gente. Como sempre, a Bauernfest, na sua 26ª edição, foi um grande sucesso.
O frio, na casa do 8ºC, e o característico russo do inverno de Petrópolis vieram para completar o ambiente.
A festa homenageia os primeiros colonos de Petrópolis e relembra sua contribuição à nossa formação sociocultural. Música, dança, teatro, cinema, poesia, concursos, brincadeiras, workshop de culinária alemã, artesanato, exposição cultural e lançamento de livro, além das comidas típicas, doces deliciosos e a melhor cerveja.
Falando em cerveja, Petrópolis é o berço da cerveja no Brasil. Aqui foi implantada a primeira fábrica de cerveja brasileira, unindo a tradição da cultura germânica com a água cristalina da Serra dos Órgãos.
Aí acima está a nossa candidata preferida para vencer o concurso da Rainha Bauernfest desta edição. A casa do colono, ambientada para visita, mostra a rusticidade da época. A música da Banda Germânica que alegrou a pista de dança montada dentro do Palácio de Cristal fez muito sucesso. Difícil ficar parado.
No palco externo, ocorreram inúmeras apresentações de danças folclóricas alemãs, sempre com muita energia por parte dos homens e muita graça e delicadeza das mulheres além do intenso colorido do figurino.
A oferta de restaurantes, “food trucks”, barracas servindo uma grande variedade de cervejas, salsichas, salsichões, sanduíches e pratos típicos era tanta que dificultava a escolha. Motivo para voltar muitas vezes. Aqui encontramos muitos amigos e nada melhor que amigos para uma confraternização.
Muita cerveja, chucrute, salsicha, salsichão, mostarda preta e alegria.
A programação dos 10 dias de festa é muito grande. Veja no post que dedicamos à detalhar tudo que vai acontecer em cada um dos dias. Programação da Bauernfest.
Petrópolis é uma cidade acolhedora, que aguarda o turista com muita expectativa e o trata com muito respeito. A oferta de acomodações chegou a 90% de ocupação. Falta à Petrópolis a criação de uma área para camping e caravanismo, como forma de atrair a comunidade campista, que viaja com sua barraca ou seu motorhome. Se não pôde vir nesta edição, programe-se para a próxima. Ocorre sempre nos meses de junho e julho.
No filme a seguir, um pouco da alegria, das músicas e danças folclóricas da festa.