Bairro da Passagem em Cabo Frio a noite

Bairro da Passagem em Cabo Frio

O bairro da Passagem é mais antigo que a fundação da vila de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, com seus mais de 400 anos. Situado na margem direita do canal do Itajuru, é um marco histórico da cidade.

Bairro-da-Passagem-Cabo-Frio

O nome Passagem decorre do fato de estar localizado no ponto do canal onde se fazia a travessia nos tempos da colônia. Por aqui surgiram as primeiras habitações e feitorias. Todos os prédios históricos do lugar são tombados. Seu estado de conservação parece muito bom, olhando externamente. Aqui se encontra a Igreja de São Benedito, construída no século XVII, quando da ocupação portuguesa.

Igreja-de-sao-benedito-passagem-cabo-frio

A praça da Passagem e seus arredores formam um centro gastronômico de muita qualidade. Vários restaurantes especializados na culinária portuguesa ocupam grande parte do casario, oferecendo comida de qualidade. A noite as ruas internas são bloqueadas ao tráfego de veículos, proporcionando muito espaço para você circular tranquilamente pela história do lugar.

praca-da-passagem

Até hoje o bairro da Passagem assiste a chegada de barcos pesqueiros e de suprimentos. Sua orla é semeada por barcos de todos os tamanhos e cores. Daqui também partem os taxi boats que levam os turistas para a Ilha do Japonês, do outro lado do canal. Esportes como canoagem, stand up, vela e outros, tem no bairro e no canal seu espaço garantido. Para onde você apontar sua câmera, vai obter uma foto digna de uma pintura.

orla-do-bairro-da-passagem

À noite essa característica fica muito mais acentuada, com o jogo de luzes do lugar.

Bairro da Passagem a noite
Barcos-no-Canal---Bairro-da-Passagem2
Barcos-no-Canal---Bairro-da-Passagem11
Bairro-da-Passagem---Cabo-Frio

Se vier a noite, depois de passear pela orla do bairro, podemos sugerir o ótimo restaurante Armazém da Passagem, localizado no coração da pracinha de mesmo nome. Especializado em cozinha portuguesa vai deixar você de água na boca com todas as opções do cardápio. Nós escolhemos provar o prato “Punheta de Bacalhau”, acompanhado de uma Margarita bem servida e cerveja gelada. A música ao vivo é bem agradável e combina com o ambiente descontraído, com as mesas ocupando o espaço das ruas e da praça. Neste período de distanciamento social, nada melhor que bastante espaço ao ar livre.

Restaurante-Armazem-da-Passagem
Punheta-de-Bacalhau-Armazem-da-Passagem-Cabo-Frio
Restaurante-Armazem-da-Passagem-2

Veja como chegar, na próxima vez que vier visitar Cabo Frio. Fica bem próximo da praia do Forte, destino muito procurado na cidade. Abra esse link no seu Google Maps.

No pequeno vídeo a seguir, um pouco mais da beleza desse recanto de Cabo Frio, que passa, muitas vezes, esquecido dos roteiros turísticos.

Deixe um comentário