Benefícios que a viagem proporciona à saúde mental

julho/2019 - Que viajar é uma delícia, não é novidade para ninguém. Conhecer novos lugares, vivenciar novas experiências, conhecer novas culturas e se conectar com pessoas diferentes estão dentre a vasta lista de vantagens que viajar te proporciona.
Mas, segundo estudos, a viagem também proporciona benefícios para nossa saúde mental. Independente da duração e do destino da viagem, ela pode te proporcionar uma melhor qualidade de vida, e melhoras significativas na saúde mental. Confira alguns dos benefícios que viajar pode te trazer! – Veja mais… >>>

https://pixabay.com/pt/photos/calma-liberdade-localiza%C3%A7%C3%A3o-viagens-2768518/

Lista de benefícios que a viagem proporciona à saúde

Além de desfrutar várias opções e oportunidades, como conhecer pessoas novas, experimentar gastronomia típica de uma região, se divertir, relaxar e muito mais, viajar contribui também com a saúde. Veja aqui alguns benefícios que a viagem proporciona à saúde!

1. Diminui o risco de depressão

Viajar envolve uma série de ações que geram hormônios relacionados à felicidade, como a endorfina, serotonina, oxitocina e dopamina. Seja ao formar lembranças positivas, ficar um tempo exposto ao sol, ou viajar com uma pessoa querida, esses hormônios são produzidos, ajudando a combater os sintomas de depressão.

2. Desenvolve habilidades

Durante a viagem, nos deparamos com situações atípicas ou onde precisamos ter raciocínio rápido, e muitas vezes lidar com as diferenças cultural e sociais do lugar em que estamos, incluindo outro idioma. Viajar além de desenvolver a comunicação e habilidades sociais, pode também desenvolver a capacidade de lidar com imprevistos, pensar rápido e sob pressão, o que é muito útil no dia a dia.

3. Melhora o relacionamento

Seja uma viagem a dois ou em família, viajar pode trazer uma melhora significativa nos relacionamentos pessoais. Além de aumentar a energia, melhorar o humor, para os casais pode significar uma melhora também na vida sexual, pois a diminuição do cortisol (hormônio relacionado com o stress) pode causar aumento na libido. Além disso, numa viagem em família, não ter a correria do dia a dia pode estreitar ainda mais os laços, por proporcionar lazer e descanso em conjunto.

4. Aumenta sua produtividade

Por deixar sua mente mais descansada, uma viagem pode recarregar as energias que seu corpo e mente precisam, para voltar a todo vapor à sua rotina. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, desconectar-se do trabalho e das tarefas diárias, descansar totalmente a mente pode ser uma tática infalível para o aumento da produtividade.

https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A3o-montanhas-caminhadas-noruega-1557957/

5. Aumenta a criatividade

Viajar pode causar efeitos opostos ao estresse, quando vivenciamos enfraquecimento das redes de neurônios. Vivenciar novas experiências, visitar novos lugares e lidar com pessoas diferentes pode nos deixar mais criativos, por nos permitir pensar em coisas diferentes de nossa própria rotina, além de evitar o enfraquecimento de nossos neurônios.

6. Melhora nossa tolerância e educação

Por nos depararmos com situações que fogem ao nosso controle, além de lidar com uma diversidade de pessoas e culturas, viajar pode nos trazer o benefício da tolerância, além de contribuir para nossa educação e respeito com o próximo, com as diferenças, por termos experimentado uma visão mais completa e real de mundo.

7. Melhora a autoestima e segurança

Principalmente quando viajamos sozinhos, ao lidar com situações difíceis ou atípicas em uma viagem pode nos trazer mais autoconfiança e segurança. A sensação de liberdade e de satisfação por conseguir vencer os obstáculos pode trazer um aumento também na autoestima, melhorando nossa perspectiva de vida e atitudes.

Então, que tal aproveitar os benefícios que a viagem proporciona à saúde? Só não deixe de contratar um seguro de viagem para ficar mais tranquilo e relaxar no destino escolhido.

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.


Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Inscreva-se em nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

8 dicas de saúde que você devia se preocupar durante sua viagem
Pets Campistas e Campings Pet Friendly
Dores nas Costas – como evitar nas viagens longas de carro?

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 



Precisa alugar um carro? Aproveite e faça sua pesquisa conosco, através da RENTCARS.

Seu aluguel tem isenção de IOF e pode ser parcelado em até 12x.

Você está pagando o melhor preço e ao mesmo tempo, ajudando este blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário