Bateria Estacionária no Veículo de Recreação

Bateria Estacionária, Vida útil x Profundidade da Descarga x Temperatura

Bateria Estacionária, Vida útil x Profundidade da Descarga x Temperatura 1Bateria Estacionária e sua vida Útil.

Uma das perguntas mais frequentes, que também podem ser traduzidas em reclamações, é a que discute a vida útil de uma bateria estacionária, quando em uso num trailer ou num motorhome.
São muitos os fatores que determinam esse tempo mas, os mais determinantes, são a Profundidade da Descarga e a Temperatura de Operação.
O que isso quer dizer, exatamente?

Profundidade de descarga: Este parâmetro é frequentemente referido por DOD (Depth of Discharge) e refere-se à quantidade de carga retirada da bateria num ciclo típico de funcionamento, expressa em percentagem da capacidade nominal desta.

Bateria Estacionária, Vida útil x Profundidade da Descarga x Temperatura 2Olhando a tabela ao lado, você pode deduzir se sua bateria está sendo usada dentro de um padrão que vai lhe garantir uma vida mais ou menos longa.
Para que você entenda melhor, vamos usar como ideal uma bateria que esteja com carga marcando 12,6 volts.
Se, em uso, seu voltímetro mostrar que a carga não desce além de 11,8 volts, você se enquadra na Profundidade de Descarga de 25%, que sugere algo entre 1600 e 1800 ciclos ou em torno de 4 anos de vida útil.
Já se você permite que sua bateria atinja 40% de Profundidade de Descarga com frequência, está reduzindo o número de ciclos para 700 e sua vida útil para 1,91 anos.

Falando no parâmetro Temperatura. Os fabricantes afirmam que as expectativas de vida útil estão atreladas a uma temperatura de operação de 25ºC. Temperaturas mais altas vão reduzir essa relação de tempo, muito embora a bateria possa trabalhar entre -10ºC e 45ºC. Essa interferência é muito complexa para ser apresentada aqui, entretanto, os fabricantes afirmam que, este fator é baseado no fato de que um acréscimo de 10ºC na temperatura de operação reduz a vida útil da bateria em um fator de 2.
Portanto, controlar a temperatura de operação do seu banco de baterias é muito importante. Garantir uma ventilação natural e também contar com um sistema forçado de ventilação quando necessário, é muito importante.
Bateria Estacionária, Vida útil x Profundidade da Descarga x Temperatura 3Se usarmos como exemplo as tulhas dos trailers mais antigos, onde ficam armazenadas as baterias, inversores, carregadores e transformadores, é certo que a produção de calor será grande. Mais ainda se estacionados ao sol.
Bateria Estacionária, Vida útil x Profundidade da Descarga x Temperatura 4Neste caso, a ventilação forçada precisa ser usada para refrescar o local e garantir uma temperatura razoável de operação para as baterias.
Os conhecidos “coolers” podem ser ligados diretamente aos polos da bateria e fazer essa função, empurrando ar fresco para dentro do compartimento. Um termômetro digital pode lhe auxiliar a manter esse parâmetro sob controle. Sistemas mais modernos já acionam a ventilação quando for necessário, sem requerer a interferência humana.

Bateria Estacionária, Vida útil x Profundidade da Descarga x Temperatura 5
Bateria Estacionária, Vida útil x Profundidade da Descarga x Temperatura 6

Como se determina um ciclo de vida numa bateria? No caso das estacionárias, também chamadas de baterias de ciclo profundo, um  ciclo será contado quando a bateria sofrer uma descarga e receber uma recarga. Quanto mais profunda a descarga menor vida útil terá a bateria.
O ideal é que sua bateria fique entre 10% e 20% de descarga, sempre contando com a reposição através de seu carregador flutuante ou através de suas placas solares. Não deixe sua bateria descer de 11,8V.

10 Comments

  1. Anônimo novembro 26, 2019
  2. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 26, 2019
  3. Mateus março 31, 2022
    • carlos março 31, 2022
  4. vania abril 1, 2023
    • carlos abril 1, 2023
  5. Jeff agosto 29, 2023
    • carlos agosto 29, 2023
  6. Laerte dezembro 5, 2023
    • carlos dezembro 5, 2023

Deixe um comentário