O incrível céu de estrelas no deserto do Atacama

Tour Astronômico em San Pedro do Atacama

Ahlarkapin-observatorio-astronomico-sam-pedro-de-atacamaCéu do Atacama. O mais lindo do Mundo.

Nosso tour astronômico foi no Observatório Ahlarkapin. Tivemos o privilégio de aprender com os indígenas e administradores do Observatório muito sobre o céu Andino. Visita aconteceu em maio de 2018.
A astronomia era usada como base para a agricultura, para prever os movimentos dos astros e a evolução.
Tendo o céu como guia, podiam determinar o melhor dia para ritual, uma colheita, uma batalha.

E assim, usando a matemática e  observação do céu, tinham a previsão incrível de duração dos ciclos lunar, solar e de Vênus.

Ahlarkapin-observatorio-astronomico-sam-pedro-de-atacama-dia

São várias as operadoras que oferecem o passeio do Tour Astronômico. Tentamos por diversas noite com a operadora Space, a mais citada pelos visitantes, mas sem sucesso. Como o passeio é feito ao ar livre, a condição ótima para sua realização não aconteceu durante a semana que lá estivemos.
Na busca por uma solução, acabamos por encontrar o Observatório Astronômico Ahlarkapin, localizado na cidade de San Pedro, eliminando a necessidade de longos deslocamentos.
O Ahlarkapin é administrado e operado por nativos e combina a astronomia científica com a tradicional astronomia andina. Esse é o grande diferencial, além de contar com um telescópio muito superior a todos as demais opções.

Chakana

A Chakana ou Cruz Andina ou Inca, cujo eixo visual e simbólico é marcado pela constelação da Cruz do Sul.
Cruz que reflete os três mundos (Hanaqpacha – superior , Kaypacha – face da terra , Ukhupacha – inferior e interior), com um disco central representando o Hatun Inti (O Divino Sol Central).
A representação inca da constelação Cruzeiro do Sul descrito como poder simbólico para ponte entre o céu e a terra.
Uma cruz, especificamente a cruz andina.; um símbolo da simetria divina e equilíbrio.

Tour-astronomico-Deserto-do-Atacama

O tour começa por volta das 23 horas e segue por mais 3 horas, incluindo história andina, teoria e prática na observação de planetas e estrelas, no céu do Atacama. Considerado o melhor lugar do mundo para essa atividade. No Atacama existem vários observatórios internacionais que se valem das qualidade do ar desértico para o estudo astronômico.

Imperdível este filme sobre o céu de Atacama. Assista em tela cheia.

O Nox Atacama, um filme em time-lapse gravado no Deserto do Atacama, no Chile. O vídeo de uma beleza rara mostra o passar do tempo no céu mais limpo do mundo com suas milhares de estrelas, nuvens e claro, uma visão deslumbrante da nossa galáxia: Vila Láctea.

O Filme é dirigido por Martin Heck.

Deixe um comentário