Lagunas Altiplanicas Piedras Rojas Atacama Chile

Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas, Trópico de Capricórnio no Chile

lagunas-Altiplanicas-e-Pedras-Rojas--

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas no Chile.

Considerado por nós o lugar mais espetacular, dentre os muitos outros incríveis no Deserto de Atacama. A beleza combinada de cores, reflexos, lâminas de água, pedras, montanhas e céu só poderia ser melhor se os flamingos que aqui habitavam, não tivessem abandonado a laguna por conta da estupidez de um esportista brasileiro e sua equipe de filmagem. Um lugar que antes se podia apreciar mais de perto, agora está fechado à visitação, enquanto se recupera naturalmente. A gente conta isso e mostra muito mais dessa beleza a seguir. A visita aconteceu em março de 2018.

lagunas-Altiplanicas-e-Pedras-Rojas
As fotos são tão lindas, que resolvemos publicar as melhores em alta resolução. Basta clicar sobre elas e abrir em tela cheia.

A mais de 4000 metros de altitude, estamos sobre o Salar de Aguas Calientes, onde estão as famosas Piedras Rojas (vermelhas), e apreciando as Lagunas Miniques e Miscanti.
Um ambiente exótico, que foi desenhado pela natureza por milhões de anos. A água das lagunas é proveniente da infiltração das águas das chuvas e degelo na cordilheira. Essas águas acabam aflorando nas planícies, na forma de lagunas.
Abaixo você vê as Piedras Rojas. A cor avermelhada é decorrência da oxidação do ferro, que é altamente concentrado aqui.

piedras-rojas-lagunas-altiplanicas-atacama--

Na foto abaixo, também outra inesquecível para nós, o jogo de cores, a amplitude, as nuvens refletidas no espelho da laguna, as montanhas ao fundo. Um quadro que representa a beleza dessa natureza particular. Esta é a Laguna Salar de Talar.

Laguna-Salar-de-Talar-Deserto-de-Atacama--

Foi nesse capricho da natureza que o atleta brasileiro kitesurfista Reno Romeu fez incursões para o canal de TV pago OFF. Aqui nesta laguna, mais de 1500 flamingos usavam a área para descanso e alimentação, além de muitas outras espécies. Essa fauna se mudou após o evento e a Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile) e a CONAF (Corporación Nacional Florestal do Chile) fecharam o acesso às margens da laguna. Sabe-se que a área não estava sob proteção ambiental na época, mas o impacto decorrente é inegável. E, tomar posse de um lugar, em país estranho, sem buscar autorização para isso, ainda mais com objetivos comerciais está mais errado ainda. Não vou abrir espaço para o filme que mostra parte das cenas feitas, mas se você quiser, clique no link acima e veja a matéria publicada no mochileiros.com.
Vamos então de mais fotos e beleza, mesmo sem a presença da fauna.

Laguna-Salar-de-Talar-Deserto-de-Atacama-2--

Ao clicar na foto acima, você vai obter a imagem em alta resolução. Observe a mistura de cores e de elementos presentes nesse ambiente exclusivo e extraordinário. O vermelho do ferro, o branco da espuma salgada, o verde das algas que só aqui se reproduzem. Ao fundo os montes de origem vulcânica. Nas águas está o molusco artêmia, principal dieta dos flamingos e dos playeros, ausentes da foto até que se sintam seguros para retornar. Falamos em detalhes sobre eles no artigo da Laguna Chaxa. Uma pintura da natureza.

Laguna-Salar-de-Talar-Deserto-de-Atacama-3--

As vicunhas estão presentes nessa altitude. É um animal silvestre, não domesticado. Vivem em bandos de fêmeas, protegidas por um macho dominante.São constantes as “pelejas” entre os machos na luta pelo comando e pelas fêmeas. Durante os passeios é comum acompanhar essas correrias. As vicunhas vivem entre os 3600 e 4800 metros de altitude.

Vicunha pastando Deserto de Atacama
Bando de Vicunhas pastando nas Lagunas Altiplanicas do Deserto de Atacama

De volta às lindas composições de lagoa e montanha, vamos agora incluir um pouco de neve da cordilheira. Aliás, praticamente toda montanha é um vulcão inativo.

Laguna-Miniques-Deserto-de-Atacama--
Vulcao Miniques Deserto de Atacama
Salar de Talar e suas montanhas

Na panorâmica abaixo, você vai ter uma noção mais exata de toda a beleza contida neste salar. Um espelho que confunde céu e terra. Clique sobre a foto e abra em tamanho grande para apreciar melhor.

Salar de Talar no Deserto de Atacama - Panorâmica

A altitude é de 4000 metros. O frio requer agasalho e luvas. A esta altitude, é comum sentir o famoso “mal da altitude”. Leve com você uma aspirina e tome caso comece a se sentir tonta ou enjoada. Falta de oxigenação é a causa. Evite movimentar-se como se estivesse ao nível do mar. Faça tudo com bastante calma e aprecie a beleza.

Para fechar o passeio, paramos na linha imaginária do Trópico de Capricórnio, que divide a zona tropical sul da zona temperada sul. Imaginária, porque ela se move em direção ao norte à razão de 15 metros por ano.

tropico-de-capricornio-deserto-de-atacamaLagunas Altiplânicas, Piedras Rojas, Trópico de Capricórnio no Chile 1

Este passeguia-denis-araya-atacamaio foi conduzido pelo excepcional guia Denis, da operadora Araya Atacama.
O Denis é nativo e descendente direto da tribo Huilliches, conhecida como a mais guerreira de todas. Seus integrantes não cortam o cabelo. Acreditam que o cabelo é parte do sistema nervoso.
Resistiram à invasão espanhola por mais de 300 anos.
Seu conhecimento, simpatia e prontidão fizeram a diferença na qualidade do passeio. Fica aqui nosso agradecimento e recomendações a todos que vierem a visitar o Atacama.

Visite nosso álbum Atacama, para ver todas as fotos em alta qualidade. Acreditamos ser o melhor material fotográfico de todas as viagens que fizemos até hoje.

Amanhã vamos visitar e mergulhar nas Lagunas Escondidas, onde você não consegue afundar, tal é a concentração de sal.

Veja abaixo o filme da viagem.

10 Comments

  1. gabitorrezani setembro 12, 2018
  2. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 12, 2018
  3. Flavia Donohoe setembro 13, 2018
  4. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 13, 2018
  5. Publicador setembro 14, 2018
  6. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 14, 2018
  7. Camila Liaboa setembro 17, 2018
  8. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 17, 2018
  9. Adriana Magalhães setembro 18, 2018
  10. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 18, 2018

Deixe um comentário