Faixas Reflexivas

Faixas Reflexivas, obrigatoriedade e aplicação

Faixas Reflexivas, obrigatoriedade e aplicação 1Desde dezembro de 2016 que as faixas reflexivas (película retro refletiva) passaram a ser obrigatórias nos reboques. Nessa categoria estão os trailers, sejam novos ou antigos (resolução 643, de 14/12/2016).
Rodando pelas estradas, temos visto muitos equipamentos ainda não sinalizados. A resolução não diz a gravidade da multa, mas ela existe.

Faixas Reflexivas, obrigatoriedade e aplicação 2

Os fabricantes já estão entregando os novos equipamentos corretamente sinalizados. Cabe aos antigos proprietários adequarem seus trailers. O Imperial da Turiscar acima está sinalizado, mas um policial bem informado vai notar que a sinalização traseira está acima da janela, enquanto deveria estar acima do vinco das lanternas, mais ou menos na mesma linha das laterais.
Quem fez uma ótima explanação sobre o tema foi o Portal Macamp que, como sempre, está ligado nas principais questões da categoria caravanista. Leia o artigo aqui e saiba como estar em dia com as regras.
Nossa Camper, por não ser um reboque, além de pesar menos de 6000 quilos de PBT (carro + camper), não requer essa sinalização, mas como rodamos pelos países da América do Sul, alguns deles, signatários do acordo Mercosul, resolvemos sinalizar.
Melhor errar por excesso que ter de ficar aturando policiais corruptos procurando “pelo em ovo” para tirar um trocado de quem está tentando somente se divertir e fazer turismo.

Faixas Reflexivas, obrigatoriedade e aplicação 3
Faixas Reflexivas, obrigatoriedade e aplicação 4

Sim, subimos os macacos traseiros um dente. Assim obtemos altura necessária para ângulos de saída mais exigentes. Uma subida de ladeira muito íngreme, por exemplo. Isso evita que ocorram impactos do macaco no chão.

Faixas Reflexivas, obrigatoriedade e aplicação 5

Observem que também sinalizamos os pés (macacos de elevação), visto que são os componentes mais externos do conjunto. Aos mais atentos, fizemos a sinalização nos 3 lados dos macacos, de forma a manter o resultado, mesmo que se invertam os macacos para cima.

Deixe um comentário