Praia dos Carneiros em Tamandaré

Porto de Galinhas, paraíso tropical de Recife

porto-de-galinhas-re

Essa foi mais uma das viagens bate-e-volta feitas com a promoção passaporte azul da Azul Linhas Aéreas (preços bem em conta para períodos pequenos e decisões de última hora). Rio-Recife-Rio, 24 e 25/10/2009.
Chegando a Recife já no final da manhã, alugamos um carro basicão 1.0 na Unidas (R$ 59,00 com km livre) e partimos para os 60 km que nos separavam de Porto de Galinhas.
Pouco antes de chegar, entramos para Muro Alto, e conhecemos a praia de mesmo nome. Pode-se dizer que é daquelas praias com piscina natural, protegida por arrecifes, água morna, com uma mesinha para você comer um bom peixe e tomar uns drinks.

praia-do-muro-alto-recife-1praia-do-muro-alto-recife-2

Ao mergulhar, não vimos muita coisa, exceto a triste constatação que nos arrecifes, os corais estavam sem vida.  Peixinhos muitos, principalmente os Sargentos.

praia-do-muro-alto-recife-3

pedras-do-porto-galinhas-recife

Depois dessa entrada, seguimos para Porto de Galinhas, alguns quilômetros adiante, onde nos hospedamos na Pousada Pedras do Porto (R$ 80,00 com café e ar).
A diária atualizada para este mês de maio/2017 está na ordem de R$140,00 com café da manhã e ar-condicionado.
Quarto confortável e localização privilegiada. Na vila de Porto de Galinhas, a 5 minutos à pé do centro e das piscinas naturais.

pedras-do-porto-pousadaquarto-pedras-do-porto

Procurando onde ficar em Porto de Galinhas? Aproveite e faça uma pesquisa no Booking e encontre o que procura.

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

Largamos o carro e seguimos a pé em direção a praia, para conhecer o lugar e suas belezas. Circulamos por toda a faixa de praia e pelas ruas do lugar. Um final de tarde muito agradável, com um bonito por do sol.

praia-de-porto-de-galinhas

O clima que encontramos pelas ruas de Porto de Galinhas foi muito receptivo. As lojas e restaurantes muito bem ambientados, com cuidados arquitetônicos pensados para não entupir os espaços. Muito artesanato inteligente.

porto-de-galinhas-vila-1porto-de-galinhas-vila-2
porto-de-galinhas-vila-artesanato

Decidimos por comer alguma coisa leve e dormir cedo, para começar o dia conhecendo a Praia dos Carneiros, no Município de Tamandaré.

Após o bom café da manhã da pousada, seguimos para Tamandaré, 50 km mais ao sul. Pergunta daqui, pergunta dali, conseguimos chegar com dois pequenos erros. Entramos para a praia dos Carneiros pelo acesso do Quiosque do Pescador (guarda-sol verde na estrada). Fomos bem recebidos, com uma estrutura de restaurante e bar muito bons. Sentamos em frente a belíssima praia com tonais de verde incríveis. Só ao vivo. Nem foto consegue representa-los.

praia-dos-carneiros-1
praia-dos-carneiros-piscinas-naturais
praia-dos-carneiros-3praia-dos-carneiros-arrecifes-1

Fomos logo sondados  para fazer um passeio de barco pelas piscinas naturais, pelo banco de areia e pelo Rio Formoso, passando pela praia de argila. O valor começou com R$ 50,00 por pessoa. Terminamos em passeio-de-barco-carneirosR$ 15,00 cada. Dica: Procure os barcos dos locais, que fazem um trabalho até melhor que as lanchas pequenas. Nós fizemos o passeio com o Luciano.
Os corais nesta praia estão bem vivos e a vida marinha é bem intensa. Lembre de levar seus chinelos. Dê preferência aqueles que prendem no pé. Muitos ouriços no caminho. Um pãozinho para alimentar os peixes e fazer boas fotos. Máscara e respirador melhor ter o seu, pra não ficar lambendo saliva dos outros. O tempo é medido pelo seu interesse nas paradas. Nosso passeio levou quase 2 horas.

passeio-de-barco-carneiros-2

Retornamos ao quiosque do Pescador. Tomamos mais uma cerveja e decidimos voltar a Porto de Galinhas para fazer o passeio de balsa até as piscinas naturais.
Pagando R$ 10,00 cada, embarcamos e fomos mergulhar nas piscinas a 400 metros da praia. A maré estava baixa, começando a subir. Com um pouco de ração fornecida pelo pescador, brincamos com os peixes, na sua maioria os Sargentos (amarelos rajados), muito simpáticos e famintos.

jangada-em-porto-de-galinhas-1jangada-em-porto-de-galinhas-2
porto-de-galinhas-piscinas-naturais

Já um pouco mal humorados com a fome, decidimos que era hora. Fomos ao BarCaxeira comer a Macaxeira Gratinada com Carne Seca e arroz de brócolis, indicada por muitos.

barcaxeira-porto-de-galinhas-1barcaxeira-porto-de-galinhas-2

macaxeira-gratinada

Foi uma Macaxeira Gratinada destrutiva de boa. Depois de um dia de sol e mar, ficamos arrasados. Não deu para mais nada. Hora de tirar uma soneca. E preparar o retorno para o aeroporto de Recife. O pinga-fogo tinha retorno previsto para as 24:00 de Domingo, e ainda tínhamos que devolver o carro alugado. Melhor estar descansado para dirigir. A estrada estava com muitas obras e mal sinalizada.

E porque o nome de Porto de Galinhas? Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam contrabandeados para venda, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha “Tem galinha nova no Porto!”. Por esse motivo, Porto Rico ficou conhecida como Porto das “galinhas”. Daí surgiu o nome Porto de Galinhas.

O destaque desta viagem foi, com certeza, a Praia de Carneiros.