Paraty, a lida cidade entre a serra e o mar

Paraty, entre serra e mar

Paraty-Casario

Paraty, Paratii ou Parati? Entenda o porque? destas diferenças em Paraty com y ou i. E a história de Paraty? Saiba mais um pouco em história de Paraty.
Estivemos em Paraty muitas vezes e sempre voltaremos. Incluímos esta cidade dentre aquelas em que “poderíamos vir a morar“.
As belezas de seu Centro Histórico, as cores de suas fachadas, a beleza de suas praias e recantos, seu Parque Nacional e exuberância de sua mata Atlântica são os atrativos principais.

Reserve 5 dias ou vá algumas vezes, se concentrando nas partes, de forma a aproveitar tudo que a cidade pode oferecer. A seguir, alguns de nossos pontos preferidos.

paraty-praia-do-cepilho-1paraty-praia-do-cepilho-2
paraty-praia-do-meio-ou-codois

Percorrendo a pé toda a Praia do Meio, chega-se a entrada da trilha para Cachadaço. Da mesma forma que toda cidade de Serra tem uma Cachoeira Véu da Noiva, toda cidade litorânea tem seu Cachadaço. Nem sempre honram o nome, mas não é o caso. Faça a trilha que vale muito a pena. Se cansar, quebre com um pit stop na barraca Box CaixaDaço, tome uma cerveja, bata um papo com o morador e siga adiante. Caso tenha, leve sua máscara e seu snorkel(respirador).

Paraty-Entrada-da-trilha-para-CachadacoParaty-Trilha-para-Cachadaco-Box-CaixaDaco
Paraty-Trilha-para-Cachadaco-Box-CaixaDaco-pit-stop

Abaixo, a beleza em cores e pedras do Cachadaço em Paraty

Paraty-Cachadaco-Detalhe-1Paraty-Cachadaco-Detalhe-2
Paraty-Cachadaco-Detalhe-3

O casario e as ruas de pedra dão o tom e a personalidade do Centro Histórico de Paraty. Muito diferente dos dias de grandes eventos, nós apreciamos essa calma e tranquilidade da baixa temporada. Se você gosta de fotografia, Paraty é o lugar certo.

Paraty-casario-centro-historico-2Paraty-casario-1
Paraty-casario-centro-historico-3

Paraty-detalhe-janela-centro-historico-1Paraty-detalhe-porta-centro-historico-1Paraty-detalhe-janela-centro-historico-2

Não podemos esquecer da linda Igreja de Santa Rita

Paraty-Igreja-de-Santa-RitaParaty-Igreja-de-Santa-Rita-2

─ E a serra de Paraty? Outra beleza imperdível. Lá ficamos na pousada Terras Altas de Paraty. Foi uma escolha bem acertada. Ficamos num chalé completo, com quarto, cozinha e banheiro, muito bem aparelhados, lareira que funciona e varanda lançada por sobre pedras, com vista ampla para toda a serra da Bocaina e a cidade de Paraty, colada ao mar.
A pousada ainda oferece café da manhã servido no quarto, sauna a vapor e piscina com hidro massagem externas. A integração com a mata e a natureza é o ponto forte das instalações. Pagamos R$ 450,00 o casal, entrando no Sábado (11:00) e saindo na Segunda (11:00).

pousada-terras-altas-de-paratypousada-terras-altas-de-paraty-2

Nosso objetivo era a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzã, com acesso pelo complexo turístico do Caminho do Ouro – km 8 Estrada Paraty-Cunha. Fizemos a famosa foto da Igreja de Nossa Senhora da Penha, e seguimos direto para as quedas d´água, incentivados pelo calor da caminhada ladeira abaixo.

Paraty, entre serra e mar 1igreja-nossa-senhora-da-penha-paraty

Para se falar da Cachoeira do Tobogã, nada melhor que fazer um filme, para que a noção seja mais precisa. Com a ajuda dos surfistas de pedra (nativos), pode-se conseguir um bom impulso inicial, para obter um pouco mais de emoção.

Paraty, entre serra e mar 2

Resolvida a questão da água gelada, subimos em direção ao Poço do Tarzã, que é acessado através de uma ponte móvel, muito agradável e bem mole. Outro belo poço para mergulhos.

poco-do-tarza-paratyParaty, entre serra e mar 3

Depois da água gelada, nada melhor que visitar o alambique da cachaça Engenho D´Ouro, logo do outro lado da rua. O Processo de moagem da cana ainda é feito na roda d´água, movida pela água que serve as cachoeiras que visitamos. Depois de algumas provas, escolhemos o melhor paladar e fechamos negócio.

Paraty, entre serra e mar 4Paraty, entre serra e mar 5Paraty, entre serra e mar 6

Paraty, entre serra e mar 7

Com nossa garrafa de cachaça embaixo do braço, subimos para o restaurante Engenho D´Ouro, para saborear a famosa Galinha Caipira, em suas diversas formas (com macarrão, ao molho pardo, com batata cozida, com mandioca cozida). Estas receitas estiveram recentemente em destaque na cozinha da Ana Maria Braga.

Paraty, entre serra e mar 8Paraty, entre serra e mar 9

Subindo em direção a serra, já na estrada para Cunha, vá conhecer a Cachoeira da Pedra Branca e o Poço do Inglês. Já que vai passar na frente da Fazenda Muricana, entre e conheça o alambique e as demais atrações da fazenda.

Cachoeira-Poco-do-Ingles-2Cahoeira-Pedra-Branca-1

A noite fria foi temperada com o calor da lareira, um bom vinho, petiscos, céu estrelado e todos os barulhos silenciosos da mata.

Procurando onde ficar em Paraty? Aproveite e faça uma pesquisa no Booking e encontre o que procura.

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

Quer conhecer mais dicas de Paraty? Veja este Guia Completo para conhecer Paraty elaborado pelos editores do Blog Fora da Zona de Conforto, com dicas completas para fazer seu passeio valer a pena.

Veja as belezas do mar de Paraty em nossa visita de agora (2021). Foram 8 dias de passeios de barco pela orla da cidade, Paraty Mirim, Saco do Mamanguá e Trindade. Paraty – Roteiro de 8 dias

Deixe um comentário