Ibitipoca em Lima Duarte, MG

ibitipoca-lima-duarte-1

relembrando dezembro/2008 – O Parque Estadual de Ibitipoca é o atrativo principal, com suas trilhas, cachoeiras, grutas, picos e cânions.
Em nossa visita, ficamos hospedados na pousada Estação Andorinhas, que guarda, dentro de suas terras, a famosa Cachoeira das Andorinhas (onde ocorrem os incríveis voos de esquadrilha dos andorinhões ao anoitecer) e o IbitiCanyon (corredor de paredões que protege o rio do Salto em seu curso sinuoso e encantador, de aproximadamente 1km). Veja mais… […]

cadela-nana-estacao-andorinhas

Hospitalidade - Fomos recebidos na pousada da Estação Andorinhas pelo dono e administrador Ricardo Galeno e pela cadela Nana, que se tornaria uma constante companheira durante nossas caminhadas. Nos esperava um almoço típico e muito saboroso, a despeito da hora de nossa chegada (16:30). Esta flexibilidade foi uma constante por todos os dias. As refeições respeitavam nosso tempo e disponibilidade, valorizando os passeios e atrativos, que foram apreciados ao limite. Café da manhã, almoço, lanche e jantar, saborosamente preparados pela DonAna, nativa de Ibitipoca.

Procurando onde ficar em Ibitipoca? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking abaixo e encontre o que procura.

Booking.com

andorinhao-ibitipoca

Estação Andorinhas e a Esquadrilha de Andorinhões - Já no primeiro fim de tarde, nos posicionamos na Cachoeira das Andorinhas, para observar o voo organizado dos andorinhões, retornando aos ninhos, nas paredes de rocha atrás da queda d´água. Numa rotina quase que militar, chegam aos grupos e após algumas voltas de avaliação, despencam em mergulhos coordenados e certeiros. Por mais de 30 minutos pudemos acompanhar este espetáculo único.
Se tivéssemos naquela época, os equipamentos de hoje, teríamos feito registros lindos da revoada dos andorinhões.

cachoeira-das-andorinhas-ibitipoca

O cair da noite nos trouxe os vagalumes, o céu estrelado e os sons da mata. A prosa com o Ricardo se prolongou até a janta, quando decidimos o plano de voo do dia seguinte. O conforto do quarto, decorado de forma simples e acolhedora, foi o suficiente para nosso propósito de descansar no silêncio do local.

estacao-andorinhas-apartamentosestacao-andorinhas-quarto

Após um banho quente e mais alguns minutos habituando os ouvidos aos barulhos da noite, descobrimos que já era de manhã. Iniciamos nossa trilha mata adentro, em busca do Lago das Ninfas e da . A área verde de 280mil metros quadrados, dos quais 57 mil compõem a reserva legal da propriedade, é abundante.

estacao-andorinhas-trilhas

O Rio do Salto forma um grande cânion, de aproximadamente 1 km de extensão, com paredões de até 50 metros de altura. Ocorrem inúmeras cachoeiras, lagos, corredeiras e poções próprios para o banho. Durante a caminhada somos acompanhados por uma larga variedade de pássaros e borboletas. O Ricardo segue a frente, descrevendo cada árvore, arbusto, rocha, inseto, pássaro, pegada ... e nos esclarece os detalhes de sua teoria para a formação deste belo cânion. Abaixo o Lago das Ninfas e a Terra de Gigantes

estacao-andorinhas-lago-das-ninfas
estacao-andorinhas-terra-de-gigantes

O que não faltam são bons ângulos para lindas fotos. Difícil é a tarefa de selecionar quais retratam melhor a personalidade do lugar. Aí vão algumas.

estacao-andorinhas-rio-do-saltoestacao-andorinhas-terra-de-gigantes-2
estacao-andorinhas-rio-do-salto-2estacao-andorinhas-nos-e-a-cadela-Ana
estacao-andorinhas-terra-de-gigantes-3

Carlos-Ricardo-DonAna-Gleidys-e-a-comida-caseira

Na Estação Andorinhas, prepare-se para:

  • ser muito bem recebido e desfrutar de muito conforto num ambiente rústico de fazenda.
  • saborear um cardápio típico e variado, conviver com uma grande variedade de pássaros e fazer seu horário sem comprometer seu lazer.
  • sentir-se num ambiente amigável, interagir, isolar-se, emergir, descansar ... e voltar.
  • Não se preocupe com TV ou internet. Não tem mesmo. rsssss

As coordenadas da Pousada Estação Andorinhas são: Lat. 21º45’34”S / Long. 43º53’ 40”W


Parque Estadual de Ibitipoca – Quer saber tudo sobre o parque? Acesso o Ibitipoca.Tur.
É importante tomar conhecimento das regras gerais de visitação e decidir quais circuitos de trilhas pretende percorrer em função do tempo disponível. As trilhas são bem sinalizadas e sempre cercadas de atrativos naturais (piscinas, grutas, cachoeiras, paredões...).
Nesta nossa visita, optamos por fazer o Circuito das Águas (5 km ida e volta)  e o Circuito Pico do Pião (10 km ida e volta). O Circuito Janela do Céu (16 km ida e volta), deixamos para a próxima visita.
A seguir, algumas de nossas fotos preferidas.

parque-estadual-ibitipoca-1parque-estadual-ibitipoca-2
parque-estadual-ibitipoca-3parque-estadual-ibitipoca-4

A intensidade das cores, seja na pedra, seja na água impressiona e a todo instante chama nossa atenção.

parque-estadual-ibitipoca-5
parque-estadual-ibitipoca-6parque-estadual-ibitipoca-7
parque-estadual-ibitipoca-8parque-estadual-ibitipoca-9
parque-estadual-ibitipoca-10parque-estadual-ibitipoca-11
parque-estadual-ibitipoca-12


A vila de Conceição de Ibitipoca (se assim podemos chamar), é muito charmosa. Casinhas coloridas, piso de pedras, calma característica destes recantos distantes dos centros urbanos, muito procurados por quem está atrás de tranquilidade.
A noite é uma delícia, com cafés, bares, bistrôs e restaurantes muito originais. Aos fins de semana, muitos estabelecimentos apresentam música ao vivo. Venha visitar.

conceicao-de-ibitipoca-1conceicao-de-ibitipoca-2

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Aiuruoca, trilhas e cachoeiras no sul de Minas Gerais
Santa Rita de Jacutinga – a cidade das cachoeiras – Minas Gerais
Visconde de Mauá, Maringá e Maromba no Rio de Janeiro

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

duaron-logo-400[6]Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner ao lado. Venha para a estrada conosco.


Precisa alugar um carro? Aproveite e faça sua pesquisa conosco, através da RENTCARS.

Seu aluguel tem isenção de IOF e pode ser parcelado em até 12x.

Você está pagando o melhor preço e ao mesmo tempo, ajudando este blog.



Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário