Costão do Pão de Açúcar, Urca - RJ

enseada-da-urca e botafogo

abril/2017 – a trilha do Costão do Pão de Açúcar é uma das unanimidades de beleza no Rio de Janeiro. Nos 5 anos que moramos na Urca, subimos mais de 5 vezes, levando amigos para dividir esse prazer e visual.
O tempo médio de ida e volta é de 3h30min. A trilha é considerada de nível médio, por conta da constante subida e requer conhecimentos de escalada para vencer o difícil lance de 20 metros (classificado em 3º grau), que já resultou em alguns acidentes. Desde que bem acompanhado, é só diversão. Veja mais… […]

Este é o objetivo

trilha-do-costao-do-pao-de-acucar

Esta é uma das vistas ao longo da trilha

vista-do-costao-do-pao-de-acucar

O ponto de partida é a praia Vermelha na Urca. Sempre sugerimos iniciar a trilha bem cedo (6 ou 7 horas da manhã). A exposição ao sol é intensa durante todo o percurso. Melhor estar no cume antes das 9 horas.

Vencidos os 1,2kms da Pista Cláudio Coutinho (antigo Caminho do Bem Te Vi), chegamos a antiga caixa d´água e de lá, continuamos contornando o costão já em trilha de terra, bem marcada.

Ao fim do contorno, inicia-se a subida em ritmo constante, com lances que podem e devem ser protegidos (corda e mosquetões), caso alguém do seu grupo sinta-se desconfortável com o grau de inclinação das rampas de pedra.

A meio caminho, precisamos vencer o único lance perigoso, que requer o uso de corda, obrigatoriamente. São 20 metros de pedra, classificada em 3º grau (dificuldade), com exposição ao risco para quedas, muito alto. Não é para menos que já foram confirmadas mais de 3 mortes no local, todas de turistas desavisados e sem a devida assistência de um guia ou escalador mais experiente. Portanto, não se arrisque.

lance-de-escalada-da-trilha-do-costao-1IMG_1678

Fazer o lance encordado transforma tudo numa brincadeira agradável e numa experiência única para muitas pessoas. Neste filminho curto, estou guiando o lance, para depois trazer o resto do grupo em segurança.
Vencido este lance, é só tocar pra cima até o cume e aproveitar as belezas do Rio de Janeiro. As enseadas da Urca e Botafogo são cartões postais da cidade.

enseada-da-urca-e-botafogo-vista-do-cume

bondinho-pao-de-acucar

Como prêmio, volte de graça até o Morro da Urca de Bondinho e de lá desça pela trilha (20 minutos até a pista).

Seguindo a máxima de que “Deus ajuda quem cedo madruga”, você pode voltar na primeira viagem de descida, que ocorre às 9 horas, com o equipamento exclusivo.

No filme abaixo, fizemos um passo a passo de todas as etapas da trilha do costão, para ajudá-lo a identificar cada paisagem, quando for lá pessoalmente. Mais uma vez, lembre-se de cercar-se de pessoas com experiência nos procedimentos de segurança. Na dúvida de quem contratar, sugerimos sempre o pessoal da Cia da Escalada.

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

360 graus, nova trilha do PARNASO
Pedra do Sino – Serra dos Órgãos - RJ
Ilha Grande – Angra dos Reis - RJ

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

duaron-logo-400[6]Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner ao lado. Venha para a estrada conosco.


Precisa alugar um carro? Aproveite e faça sua pesquisa conosco, através da RENTCARS.

Seu aluguel tem isenção de IOF e pode ser parcelado em até 12x.

Você está pagando o melhor preço e ao mesmo tempo, ajudando este blog.



Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

2 comentários: