Cachoeira do Lageado Grande em Sengês, PR

As 11 melhores cachoeiras do Brasil

As 11 melhores cachoeiras do Brasil 1

Este é um país rico em recursos hídricos. São muitas as opções, algumas imponentes, outras vigorosas e abundantes e algumas pequenas quedas encravadas em ambientes únicos de natureza e flora.
Cada um de nós tem sua cachoeira preferida. Já as pesquisas mais recentes, compiladas através das avaliações dos próprios turistas, apontam para as 11 a seguir.

Cachoeira do Buracão em Ibiocara, BA

cachoeira-do-buracao-chapada-diamantina-ibicoara

Esta cachoeira fica em Ibiocara, na Chapada Diamantina, onde estivemos em março de 2008. Distante 90kms de Mucugê, sua queda tem 85 metros. O acesso se dá por uma caminhada de hora e meia. O clímax ocorre quando se atravessa um cânion com 3 metros de largura e 90 de altura. A chegada ao grande poção é especial. É possível colocar-se atrás da coluna d´água, a depender do volume e força da queda no momento.

cachoeira-do-buracao-chapada-diamantina-ibicoara-2cachoeira-do-buracao-chapada-diamantina-ibicoara-3


Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu, PR

As 11 melhores cachoeiras do Brasil 2

As 11 melhores cachoeiras do Brasil 3

As 11 melhores cachoeiras do Brasil 4As 11 melhores cachoeiras do Brasil 5

Seja do lado brasileiro, seja pelo lado argentino, estas são as mais impressionantes quedas que conhecemos. O volume de água, a extensão de seus paredões, a profundidade e o spray produzido criam um ambiente único no mundo. Estivemos nas Cataratas do Iguaçu em dezembro de 2015. O lado argentino das cataratas é muito mais bonito que o nosso. Veja porque no link acima.


Cachoeiras do Vale do Alcantilado – RJ

vale-do-alcantilado-visconde-maua

Na foto acima você já pode ver o principal objetivo, a Cachoeira do Alcantilado. A mais alta cachoeira, das muitas que vai ter o prazer de conhecer subindo a trilha, se não me engano são 9 (Cachoeirinha, Poço da Areia, Poço das Raízes, Cachoeira do Açude, Cachoeira das Muralhas, Cachoeira do Lajeado, Toca do Penhasco, Gruta do Granito).
A fazenda que serve de base de apoio tem o nome de Morro do Céu. Muito bem organizada, com bom receptivo ao turista.

Cachoeira-do-Alcantilado-1Cachoeira-do-Alcantilado-2
Cachoeirinha Vale do Alcantilado


Cachoeiras do Vale do Rio Macaco – GO

cachoeira-do-vale-do-rio-macaco-1

O complexo de cachoeiras do Rio Macaco fica na Chapada dos Veadeiros em Goiás. De acesso seletivo, requer veículos 4×4 para a aproximação à partir da rodovia GO-118. Os cânions e a sequência de quedas é deslumbrante. A turma apreciadora de longas trilhas será beneficiada pela beleza do percurso. A hospedagem mais próxima é em Alto Paraíso. Nós ainda não conhecemos. Está em nossa lista de desejos.

cachoeira-da-cavernacachoeira-dos-macaquinhos


Cachoeira do Lajeado Grande, Sengés – PR

cachoeira-do-lajeado-2

A Cachoeira do Lajeado Grande, também conhecida como Véu da Noiva, fica distante 30km de Itararé-SP, já dentro do estado do Paraná, no município de Sengés. A visão de seus 42 metros de altura e 30 metros de cortina de água é inesquecível.
Fato raro em cachoeiras, a presença da pequena praia e os bancos de areia formando várias piscinas, atrai muitos turistas pela tranquilidade do banho.
O acesso é por estrada de terra, em boas condições. Esta ainda não conhecemos também. Está na mira.


Cascata do Caracol, Canela – RS

cascata-caracol-canela-rs

As 11 melhores cachoeiras do Brasil 6

Dentro do Parque Estadual do Caracol, em Canela, esta linda cachoeira é melhor apreciada à distância, dado a força de sua queda. A altura da coluna d´água é de 131 metros. A famosa escada de 927 degraus que leva você até a base, quase sempre está fechada.
Nas 2 vezes em que lá estivemos, foi assim, “Fechada para manutenção”. O passeio de bondinho é outra boa opção para apreciar a grande queda.


Cachoeira dos Garcia, Aiuruoca – MG

cachoeira-dos-garcia

Cachoeira imponente, com 30 metros de altura, águas muito frias e de características  bem particulares. É a imagem símbolo do município de Aiuruoca, fundada em 1706, que também é conhecida como a cidade “Canto do Encanto”.
Localizada no sul de Minas Gerais, Aiuruoca em tupi quer dizer Casa ou Ninho do Papagaio. O acesso à cachoeira dos Garcia é feito em trechos de calçamento de pedra e terra. A parte final de descida é sujeito a fortes erosões no período das chuvas

As 11 melhores cachoeiras do Brasil 7As 11 melhores cachoeiras do Brasil 8


Cachoeira de Santo Isidro, Serra da Bocaina – SP

cachoeira-santo-isidro-2

Situada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, chega-se a cabeceira da cachoeira após 2m5kms de trilha leve. São 86 metros de queda, que leva a um grande poção para banho. A trilha que leva à base tem 80 metros de desnível com degraus, as vezes, bem altos. Vale a pena o esforço.


Cachoeira Casca d´Anta, Serra da Canastra – MG

Cachoeira-Casca-Danta

Situada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, é a primeira grande queda do Rio São Francisco, que tem sua nascente na parte alta do parque.
O nome Casca d´Anta vem da árvore de mesmo nome, que, por sua vez, foi assim batizada, porque tem propriedades medicinais cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, a anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais. O desnível total da queda é de 350 m, numa sequência de 5 saltos, sendo o último o mais bonito, com 186 metros de muito volume e intensidade.
A grande queda que despeja suas águas do alto da serra pode ser vista a quilômetros de distância.

Casca Danta 3Casca Danta 4


Salto Barão do Rio Branco, Prudentópolis – PR

Salto-barao-rio-branco

No topo da cachoeira está instalada um pequena central hidrelétrica, que não é vista pela base, não comprometendo sua beleza e imponência. Sua queda tem 64 metros de altura. O acesso à base pode ser feito por uma escada com 478 degraus.
Prudentópolis fica a 200 kms de Curitiba, pelas BR-277 e BR-373. Esta também ainda não conhecemos.


Cascatas do Rio Mimoso, Bonito – MS

cascatas-do-rio-mimoso

Bonito tem como atrativo principal seus rios cristalinos e densamente povoados. A flutuação e observação dos peixes é programa obrigatório de todo visitante, nos rios Sucuri e da Prata.
As cascatas do Rio Mimoso tem uma beleza toda particular. A cada curva do rio uma cascata parece sair de dentro da mata e dos arbustos.

As 11 melhores cachoeiras do Brasil 9As 11 melhores cachoeiras do Brasil 10


─ Destas 11 cachoeiras, 3 ainda não conhecemos. A do Lajeado Grande, do Vale do Rio dos Macacos e o Salto Barão do Rio Branco.
─ E você? Quer incluir alguma cachoeira de sua preferência?

Deixe um comentário