Incêndio em camping queima 5 trailers

Incêndio em Camping de Salvador detona 5 trailers

incendio

janeiro/2017 – O Macamp divulgou essa semana a ocorrência de um incêndio no Camping Ecológico de Salvador, que destruiu completamente 4 trailers e mais um parcialmente.
O fogo teve início numa quarta-feira (04/01/17), ficando logo descontrolado e, a exemplo de quase todos os campings pelo país, sem combate imediato, como requerido para esse tipo de equipamento. Conhecemos muitos campings onde trailers fixos (rodas quadradas) são instalados lado a lado, sem a presença de extintores adequados, muito menos pessoal treinado para o primeiro enfrentamento. Muito, muito errado.

Para ler a íntegra da matéria publicada pelo Macamp, clique aqui ou sobre a foto abaixo.

trailer-destruido-incendio-salvador

Mantemos nossa casa de serra (trailer Condor fixo) e estacionamos nossa Camper de viagem, no Camping Clube Quinta da Barra em Teresópolis, onde estão mais outros tantos equipamentos de trailistas e campistas. E pasmem, a única unidade que possui equipamentos de combate a incêndio na validade é a nossa.

O evento de Salvador foi um desastre anunciado. A possibilidade de ocorrer casos semelhantes é muito grande. As unidades não contam com extintores individuais e os campings, por sua vez, não preparam seus funcionários para agir nos primeiros instantes. Esses fatores somados ao material altamente inflamável presente nos trailers e nas estruturas anexas, além da proximidade entre elas, amplifica os resultados e os prejuízos.

─ O que fazer então??? Rezar, rezar muito meus amigos e tentar convencer seus vizinhos a agirem de forma semelhante a sua. Procurar, corrigir e prevenir instalações elétricas e de gás mal feitas, muito comum nestes casos, já que há pouca fiscalização por parte da administração. (abra-se aqui um parênteses; a modalidade é condominial, com pagamento extintor-agua-pressurizada copymensal de uso. Cabe ao camping e a seus administradores cuidar do patrimônio comum e particular de seus condôminos, esforçando-se para eliminar riscos notórios)

Via de regra, quando um sinistro destes acontece, a presença de indivíduos em condições de intervir é rara. O uso de equipamentos automáticos para combate é impossível, já que as instalações hidráulicas são de baixa pressão e a quantidade de água disponível pequena.

Já que pouco se pode fazer, quais os tipos de extintores ideais para se ter disponíveis caso haja alguém para utilizá-los? Para a particularidade dos trailers e seus anexos (lona, madeira, plástico e alumínio), o extintor ideal é mesmo o de água pressurizada, para incêndios tipo A. O mais comum de se encontrar é o cilindro de 12,5 litros.
Eu ainda mantenho um extintor de pó químico para incêndios tipo B (líquidos inflamáveis) e tipo C (equipamentos elétricos) em cilindro de 8 quilos.

─ E o treinamento!!! É muito importante. Você, com certeza, sabe usar seus extintores, mas e seus vizinhos? Eles podem ser os únicos disponíveis na sua ausência. Procure envolvê-los nessa prevenção e estimule-os a comprar seus próprios extintores. Considere incluir os empregados do camping nessa força tarefa.

E seja o que Deus quiser!! Vamos fazendo a nossa parte, e ficando tristes com as notícias.

Deixe um comentário