Incêndio em Camping de Salvador detona 5 trailers

incendio

janeiro/2017 – O Macamp divulgou essa semana a ocorrência de um incêndio no Camping Ecológico de Salvador, que destruiu completamente 4 trailers e mais um parcialmente.
O fogo teve início numa quarta-feira (04/01/17), ficando logo descontrolado e, a exemplo de quase todos os campings pelo país, sem combate imediato, como requerido para esse tipo de equipamento. Conhecemos muitos campings onde trailers fixos (rodas quadradas) são instalados lado a lado, sem a presença de extintores adequados, muito menos pessoal treinado para o primeiro enfrentamento. Muito, muito errado. Veja mais… […]

Para ler a íntegra da matéria publicada pelo Macamp, clique aqui ou sobre a foto abaixo.

trailer-destruido-incendio-salvador

Mantemos nossa casa de serra (trailer Condor fixo) e estacionamos nossa Camper de viagem, no Camping Clube Quinta da Barra em Teresópolis, onde estão mais outros tantos equipamentos de trailistas e campistas. E pasmem, a única unidade que possui equipamentos de combate a incêndio na validade é a nossa.

O evento de Salvador foi um desastre anunciado. A possibilidade de ocorrer casos semelhantes é muito grande. As unidades não contam com extintores individuais e os campings, por sua vez, não preparam seus funcionários para agir nos primeiros instantes. Esses fatores somados ao material altamente inflamável presente nos trailers e nas estruturas anexas, além da proximidade entre elas, amplifica os resultados e os prejuízos.

─ O que fazer então??? Rezar, rezar muito meus amigos e tentar convencer seus vizinhos a agirem de forma semelhante a sua. Procurar, corrigir e prevenir instalações elétricas e de gás mal feitas, muito comum nestes casos, já que há pouca fiscalização por parte da administração. (abra-se aqui um parênteses; a modalidade é condominial, com pagamento extintor-agua-pressurizada copymensal de uso. Cabe ao camping e a seus administradores cuidar do patrimônio comum e particular de seus condôminos, esforçando-se para eliminar riscos notórios)

Via de regra, quando um sinistro destes acontece, a presença de indivíduos em condições de intervir é rara. O uso de equipamentos automáticos para combate é impossível, já que as instalações hidráulicas são de baixa pressão e a quantidade de água disponível pequena.

Já que pouco se pode fazer, quais os tipos de extintores ideais para se ter disponíveis caso haja alguém para utilizá-los? Para a particularidade dos trailers e seus anexos (lona, madeira, plástico e alumínio), o extintor ideal é mesmo o de água pressurizada, para incêndios tipo A. O mais comum de se encontrar é o cilindro de 12,5 litros.
Eu ainda mantenho um extintor de pó químico para incêndios tipo B (líquidos inflamáveis) e tipo C (equipamentos elétricos) em cilindro de 8 quilos.

─ E o treinamento!!! É muito importante. Você, com certeza, sabe usar seus extintores, mas e seus vizinhos? Eles podem ser os únicos disponíveis na sua ausência. Procure envolvê-los nessa prevenção e estimule-os a comprar seus próprios extintores. Considere incluir os empregados do camping nessa força tarefa.

E seja o que Deus quiser!! Vamos fazendo a nossa parte, e ficando tristes com as notícias.


 

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Suspensão do trailer Karmann Ghia, novidades no mercado
Serviço de Profissional??  Onde??? Cuidado com as surpresas!!!
Suspensão do trailer Karmann Ghia, novidades no mercado

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner a seguir. Venha para a estrada conosco.

duaron-logo-400[6]

Nenhum comentário:

Postar um comentário