Habilitação, PBT, PBTC e reboques

cnh

Tem muita informação desencontrada na questão categoria de carteira de habilitação e reboques.
PBT é o peso bruto total de um veículo e PBTC é o peso bruto total combinado, que inclui o veículo tracionador + reboques.
A categoria B tem permissão para dirigir veículos com PBT até 3500 kg e pode adicionalmente rebocar um equipamento/veículo até o limite da capacidade de reboque do veículo tracionador.
Por exemplo, uma VW Amarok tem PBT de 3040 kg e pode rebocar um equipamento/veículo até 2800 kg: O PBTC(peso bruto total combinado) máximo permitido do conjunto Amarok/reboque é de 5840 kg e pode ser dirigido com a carteira B, uma vez que o PBT do veículo tracionador é abaixo de 3500 kg.

No caso de motorcasas, a categoria B permite dirigi-los até o PBT de 6000kg (no Brasil, não vale para outros países) e rebocar equipamento/veículo até o limite da capacidade do veículo rebocador, desde que o reboque não tenha 6000 kg ou mais.
A Categoria C permite dirigir qualquer veículo de qualquer tonelagem que não seja coletivo (9 passageiros ou mais excluído o motorista) nem articulado (cavalo+reboque) e pode rebocar qualquer veículo/equipamento que não exceda em peso a capacidade de reboque do veículo tracionador e o peso do reboque não exceda 5999 kg.
A Categoria D pode rebocar igual a categoria C além do veículo tracionador poder ser um coletivo.
A categoria E permite dirigir qualquer veículo automotor de qualquer peso, respeitados os limites de PBTC do veículo tracionador (peso bruto total combinado= peso do veículo tracionador+reboques).

                                    Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

CNH B – O que podemos conduzir nesta categoria e nas demais?
CNH B – Imprima esta documentação e leve junto com os docs de seu carro
Legislação Relacionada com Veículos de Recreação

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner a seguir. Venha para a estrada conosco.

duaron-logo-400[6]

Nenhum comentário:

Postar um comentário