Caravanismo em Portugal – tal cá como lá

Caravanismo em Portugal – tal cá como lá

mh-1

agosto/2016 – os problemas decorrentes do estacionamento de motorhomes em lugares diferentes das áreas de camping ou estacionamentos planejados para este fim, também são objeto de preocupação em Portugal.
Da mesma forma que aqui, lá também os justos pagam pelos irresponsáveis que lançam seus detritos na calada da noite, deixando um rastro que acaba por atingir toda a categoria.

A matéria pulicada no SICNOTÍCIAS de Portugal fala assim:

O presidente da Associação de Parques de Campismo do Alentejo e do Algarve alerta para algumas ilegalidades com as pernoitas de autocaravanas junto a arribas e não nos locais próprios para o efeito.

Caravanismo em Portugal – tal cá como lá 1

“Em Portugal, de norte a sul, está a verificar-se uma situação de autocaravanas a pernoitarem fora de parques de campismo, optando por estacionarem em cima de arribas (falésias). Trata-se de uma situação ilegal, já que existe a obrigatoriedade de estes veículos pernoitarem em locais próprios para o efeito, num máximo de 72 horas”, disse à Lusa Miguel Santos.

Para o responsável, a legislação, embora existente, “não está a ser convenientemente aplicada”, uma vez que as autoridades passam um auto de contra ordenação, mas no imediato nada acontece, sendo posteriormente o processo remetido para a câmara municipal.

“Se não recorrermos a uma multa do tipo daquela que acontece com o automobilista que tem de pagar na hora senão fica sem os documentos por exemplo, a atitude dos auto caravanistas não muda, pois já se percebeu que a consequência da infração não é grande”, explicou.

Miguel Santos adiantou ainda que os blogs de auto caravanismo europeus referem que em Portugal, ao contrário do que acontece no resto da Europa, estes veículos podem ficar “onde quiserem pois a contra ordenação é inconsequente”.

mh-2

“Ninguém quer proibir as autocaravanas mas as questões relacionadas com o auto caravanismo têm de ser regulado, é complicado também por questões de segurança”, afirmou, lembrando que os seus ocupantes correm o país de norte a sul sem qualquer comunicação ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras “não havendo check in ou check out”.

Miguel Santos deu ainda o exemplo de na Holanda a pernoita fora do local próprio para a autocaravana dar uma multa de cerca de 600 euros e de em Espanha os valores serem semelhantes, embora difiram de província para província.

campismo_caravanismo_acao_gnr

O responsável pela Associação Parques de Campismo do Alentejo e do Algarve lembrou também as questões ambientais levantadas pelo estacionamento das autocaravanas em locais não próprios para o efeito, nomeadamente o despejo de sanitas químicas e lixo no espaço público, além do próprio desgaste e degradação da paisagem.

Percebeu alguma similaridade por aqui, nas terras tupiniquins?

Fonte Lusa – Fotos Internet

Deixe um comentário