Cachoeira da Macumba – Serra Itaipava x Teresópolis

Cachoeira dos 13 ou Macumba – Serra Itaipava x Teresópolis

Cachoeira 1março/2013 – Esta linda cachoeira, também conhecida como Poço 13,  fica na serra de que liga Itaipava a Teresópolis, km 13, mais especificamente nas coordenadas 22º 25´53.0” S , 43º 04´00.1” O (arquivo.KMZ no fim deste post).

O acesso é muito simples. Sair da estrada cuidadosamente (curva acentuada) e estacionar tanto do lado esquerdo como direito da estrada (mapa abaixo). Considere a hipótese de pequenos furtos, que são relatados de vez em quando.

Seguir pela trilha muito bem marcada, até encontrar o primeiro poção (10 minutos, trilha leve). Deste ponto já se pode avistar toda a cachoeira. Seguindo adiante, chega-se logo ao poço principal.

vista-aerea-cachoeira-da-macumbaO local é muito agradável, com uma grande área exposta ao sol. Costuma ser frequentada por motociclistas em trânsito, moradores de Itaipava, e locais.

Não estranhe a sujeira oriunda de “trabalhos e entregas” deixados no trecho de trilha, por religiosos que ainda não entenderam o quanto é prejudicial ao meio ambiente esta forma de expressão.

Poço de cima 2
Fora este particular, o lugar é especial.

cachoeira-da-macumba-poco-superior

 

 

cachoeira-da-macumba-poco-superior

A queda principal, com uns 35 metros, promete um rapel de cachoeira dos bons. Na próxima visita voltaremos equipados para isso e retornaremos a este post para completá-lo.

parede-da-queda-inferiorcachoeira-da-macumba-poco-inferior-2

A seguir um lindo sobrevoo por esse espaço espetacular.

Alerta: Algumas mortes já foram relatadas no alto da grande queda. Em ambiente de cachoeira todo cuidado é pouco. Mantenha-se longe dos limites de pedra e preste MUITA, MUITA atenção onde pisa. Pedra molhada é garantia de queda.

Coordenadas marcadas no Google Earth: arquivo.kmz

2 Comments

  1. Patrick setembro 18, 2017
  2. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 18, 2017

Deixe um comentário