O que vimos e o que fizemos em Laguna - Santa Catarina

boto-de-laguna

fevereiro/2016Laguna, em Santa Catarina é rica em atrativos naturais e históricos. Dentre eles, os botos que vivem na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, são declarados como Patrimônio Natural do Município de Laguna. A espécie é também conhecida como “Boto da Tainha”.

A pesca colaborativa da tainha, pode ser observada quase que diariamente, entre os meses de maio e julho. Os botos cercam os cardumes durante a travessia do canal, empurrando as tainhas para a parte mais rasa. Aprisionadas e aglomeradas, são então atacadas e viram seu principal alimento. Os pescadores do lugar, aproveitam a estratégia dos botos e lançam suas tarrafas, obtendo boas cargas de tainha. Veja mais… […]

laguna-sc-botos-tainha

A população estimada de botos está na ordem de 300 espécimes na costa e na lagoa de Laguna. É a mais famosa espécie de golfinho no mundo. Também é chamado de “Golfinho-roaz”, “Golfinho-nariz-de-garrafa” ou “Roaz-corvineiro”. Mede de 1,90 a 4m e tem o peso médio de 500 quilos.

Por 3 dias seguidos assistimos a movimentação dos golfinhos no canal da barra, buscando capturar algum belo flagrante desta interação. Os vôos e a beleza plástica destes animais é única.

laguna-sc-botos-tainha-1laguna-sc-botos-tainha-2

laguna-sc-botos-tainha-3

Na vista aérea abaixo, pode se ter uma visão privilegiada do habitat escolhido pelos botos para ase alimentar e procriar. Eles atravessam o canal da barra, entrando e saindo da lagoa Santo Antônio dos Anjos para o mar aberto. Na praia do Mar Grosso, sua presença é muito tímida. Já na Praia da Ponta, mais protegida e frequentada quase que exclusivamente por surfistas, eles se divertem muito deslizando pelas ondas junto com seus filhotes.

laguna-sc-vista-aerea

Coloque sua câmera em disparo sucessivo e conte com a sorte. Cansado

Garimpei estas 3 fotos entre mais de 700. Ufa!! De filmes, temos mais de 30 minutos. Assim que puder, vamos editar as melhores partes.

O avistamento dos botos é muito facilitado pela geografia e pelo acesso artificial criado pela marinha, para abrigar o Farolete Laguna Sul.

laguna-sc-farolete-laguna-sul-2

Em Laguna ficamos acampados no Camping Molhes da Barra, muito bem localizado, junto a Praia do Mar Grosso e do canal da barra. Para saber mais detalhes, veja o post específico que fizemos clicando no link acima.

Outro agradável passeio em Laguna é atravessar o canal da barra de barco, chegando à Barra da Laguna. Lá você pode desfrutar de bons restaurantes e caminhar até a ponta oposta do canal, com acesso à Praia da Ponta.

laguna-travessia-de-barco-no-canal-da-barralaguna-praia-da-ponta-ao-fundo-1

laguna-canal-da-barralaguna-praia-da-ponta-ao-fundo

Em Barra da Laguna escolhemos o restaurante Ponta da Barra, ao lado do ancoradouro, com mesas e vista para o canal. Escolhemos a tradicional casquinha de siri (R$8,00 cada) e o filé de peixe grelhado com molho de camarão para dois (R$57,90), em valores de fevereiro/2016. Muito saboroso.

vista-canal-da-barrarestaurante-ponta-da-barra-laguna

casquinha-de-sirifile-de-peixe-grelhado

O centro velho de Laguna é muito simpático, com suas casas antigas de fachadas coloridas.

laguna-centro-velho3laguna-centro-velho2

laguna-centro-velho1laguna-igreja-matriz

Procurando onde ficar em Laguna? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking abaixo e encontre o que procura.

Booking.com

separador

Outro passeio imperdível em Laguna é visitar a famosa Pedra do Frade. Uma incrível e curiosa combinação de pedras isoladas num platô, que sugere ao visitante imaginar como foi parar ali. Mede 9m de altura, por 5m de diâmetro. Não encontramos informação sobre o peso estimado da pedra.

laguna-pedra-do-frade-2

laguna-pedra-do-frade-1

Para chegar lá, você tem duas opções. Seguir pela estrada de terra que costeia a praia (estava muito cheia de costelas e buracos), ou seguir pela praia mesmo, caso seu carro permita alguma aventura. Pegar a orla, na praia do Mar Grosso, sentido Praia do Gi. No fim da praia, você vai encontrar o Morro do Gi.

laguna-praia-do-gilaguna-morro-do-gi

Suba de carro mesmo, já que o acesso é bom. Estacione e desça até a ponta de pedra, onde está a Pedra do Frade. Total de 9kms aproximadamente. Se for pela praia, fique atento na saída à esquerda, junto ao Morro do Gi. A areia é muito fofa.

laguna-acesso-pedra-do-fradelaguna-formacoes-junto-pedra-do-frade

À noite fomos experimentar o restaurante japonês UMI, muito sugerido pelos locais. Atende na forma de rodízio, combinados ou “a la carte”. As opções são quase infinitas e muito originais. Experimentamos a cerveja artesanal catarinense Pilsen Saint. Recomendamos o lugar. Serviço, ambientação, comida e atendimento de primeira.

umi-comida-oriental-jantandocerveja-saint-pilsen

separador

laguna-pedalando-pela-orla

Pedalar pela orla de Laguna é um ótimo programa. As ciclovias estão bem conservadas. Sentimos falta de bares ou quiosques na praia do Mar Grosso, para refrescar um pouco do sol forte desta época do ano.

Outro bom passeio em Laguna, é visitar o Farol de Santa Marta. Pegue a balsa para atravessar o canal com seu carro. É um passeio muito agradável. Em alta temporada, pode ocorrer alguma fila, mas nada muito crítico. Estávamos em pleno carnaval e embarcamos o carro em menos de 30 minutos.

laguna-travessia-de-balsalaguna-estrada-acesso-farol

O vilarejo ao redor do Farol tem um colorido muito especial. O mercado de locação de casas para temporada é muito forte. O farol tem 29 metros de altura e alcance geográfico de até 22 milhas náuticas (42km).

O farol é cercado de belas praias (Cigana, Do Farol, do Cardoso, Gravatá, Ypuã, Teresa, Ponta da Barra ou Prainha). Na praia do Gravatá, bem deserta, chega-se somente por trilha leve de 20 minutos. Praia Teresa oferece boas ondas, quando recebe o vento sul. Praia do Ypuã, familiar e bem calma. Do Farol e do Cardoso, são as mais movimentadas. Praia da Cigana, o melhor point do surf.

laguna-farol-de-santa-marta-2laguna-farol-de-santa-marta-praias

laguna-farol-de-santa-marta-praias-2

O carnaval em Laguna é considerado o melhor de toda a região. Não é nossa praia, mas pudemos ver o porque dessa fama!! A permissividade com os “infernais” carros de som, proibidos em quase todos os lugares, aqui é plena. Os jovens identificaram essa facilidade e os locais acreditam que com isso garantem maior afluência e mais negócios durante a semana do carnaval. Uma praga que ainda sobrevive por estas bandas. Ressalve-se que a administração do Camping Molhes da Barra foi rígida, não permitindo o uso de som nem durante ou durante a noite. Ali tínhamos um oásis de tranquilidade.

laguna-sc-carnaval-1laguna-sc-carnaval-2

laguna-sc-carnaval-3laguna-sc-carnaval-4

separador

A posição privilegiada de Laguna, permite que você faça passeios às lindas praias do Rosa, Ibiraquera e Garopaba. Deixamos nossa Camper autônoma no camping Molhes da Barra e de lá saimos para estes passeios. Mas isso, vamos tratar no próximo post. Este já está muito longo.

Para conhecer as coordenadas de todos os atrativos que visitamos em Laguna, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.

Veja no filme a seguir o conjunto de todas as cidades que visitamos nessa viagem.

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Camping Molhes da Barra em Laguna – SC
Camping Lagoamar em Garopaba – SC
Sul do Brasil e Uruguai – Resumo da Viagem

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

18 comentários:

  1. Laguna, terra de Anita Garibaldi! Não conheço ainda, mas parece um lugar super bacana para curtir um final de semana. E que legal saber que existe um ponto para observar os botos sem agredir a natureza e afetar a vida dos bichinhos. Excelente dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita. Os botos adotaram o canal e a costa de Laguna pela riqueza de alimentos. Os pescadores, entendendo a técnica de caça dos golfinhos, se aproveitam para tarrafear as tainhas em fuga. Nunca houve um acidente entre os botos e os pescadores. Que assim permaneça.

      Excluir
  2. Ai que delícia! Nós fomos para Praia do Rosa (ai pertinho né) e não conseguimos ver as Baleias :(
    Vou ter que voltar, agora já sei que posso dar uma esticadinha para Laguna também.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que fantástico e surpreendente! Parabéns e obrigada pelo post, Carlos!
    Você imagina que já passei por Laguna 2 vezes, sempre de passagem rápida descendo o litoral, e nunca soube dos golfinhos. Me encantei lendo o seu relato. Agora quero voltar com calma e acampar lá até ver e fotografar bastante (com a dica de deixar no disparo automático, rezando pra sair alguma boa, hahaha).
    Valeu mesmo! Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita Cris. É isso mesmo. Muitas horas de filme e toneladas de fotos para ter um pouco da graça destes botos.

      Excluir
  4. Que lugar massa!!! Confesso que nunca tinha ouvido falar, mas já fiquei com vontade de conhecer! hehehe

    E os botos então!? Demaisss!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita Murilo. Vá conhecer sim. Coisas nossas que merecem ser conhecidas. Abs

      Excluir
  5. Sou doido pra ver um golfinho! Esse passeio já teria me conquistado só por vê-los. Deve ser lindo. Estive perto de Laguna esse ano, deve ser muito bacana o lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita Deivson. Sim é muito especial. Não deixe de ir. Abs

      Excluir
  6. 700 fotos?! Nossassinhora!
    Será que fora dos meses de maio a julho dá pra ver os botos também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eles vivem lá. O que altera o comportamento deles é a temperatura da água e os cardumes de tainha. O inverno deixa Laguna mais cinza e fria. Não é uma época muito boa. Verão e outono são as estações ideais. Obg pela visita

      Excluir
  7. Anos atrás era lei, nós passávamos todos os carnavais no Farol de Santa Marta. Naquele tempo era um pessoal mais roots e o lugar era mais tranquilo... Com o tempo foram chegando os "carros com som alto" e acabamos não voltando mais. Tenho saudades de lá... Acho que seu post reacendeu uma chama com muita vontade de voltar lá! :)

    ResponderExcluir
  8. Gente, achei sensacional. Não conhecia a Laguna e fiquei encantada. Agora preciso ir gastar minha câmera com fotos de botos também!
    Muito bacana o relato de vocês. Adoro a leveza com que levam a vida!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Antes de tudo 1: que fotos lindas!

    Antes de tudo 2: vocês viajam com um gato? Se sim, AMEI! Aqui somos super gateiros, temos três, são nossos amores!

    SC é um estado lindo, adoro essa parte litorânea de lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guaciara. Sim. Nosso gato Fredy é um estradeiro desde nascido. Já tem mais de 30 mil km rodados de muita brincadeira, investigações e companheirismo. Obg pela visita

      Excluir