Barraca Solidária – 1º VQQ da Família Campista

Barraca Solidária – 1º VQQ da Família Campista

lar-tia-anastacia-logo

abril/2016 – Neste último feriado de Tiradentes, ocorreu o 1º Vai Quem Quer da Família Campista, na estrutura do Camping Clube Quinta da Barra.

O encontro reuniu mais de 50 participantes e foi organizado pela amiga Marcela Barros. Os 4 dias do encontro foram cheios de atividades, com churrascos e noites de petiscos, queijos e vinhos e rodízio de pastéis.

O campista é naturalmente solidário. O grupo fez uma coleta de doações destinada a pessoas necessitadas, já visando o esperado inverno que está chegando. O projeto “Barraca Solidária” aproveita a boa energia que circula durante os encontros de campistas, para ajudar os mais necessitados, onde os encontros venham a acontecer. Esta foi a vez de Teresópolis, e coube a nós a honra de escolher e entregar as doações.

barraca-solidaria

Felizmente, as instituições e organizações de ajuda, são também solidárias entre si. Em nossas pesquisas, fomos levados à organização que menos havia sido privilegiada dentre as demais, neste ano.

lar-tia-anastacia-placaEm local de difícil acesso, no bairro Rosário, fica o Lar Tia Anastácia. Atende 65 crianças e adolescentes em risco social de 4 a 14 anos, com atividades de recreação, artes, educação física, informática e reforço. São acompanhados por voluntários e recebem 2 refeições por turno. Lá fomos nós cumprir, prazerosamente, entregar as doações e conhecer um pouco dos projetos ali desenvolvidos.

entregando-as-doacoes-barraca-solidaria

Projeto Costurando o Amanhã. É um projeto de geração de trabalho e renda. Esse projeto é oferecido para 20 mulheres da comunidade do Rosário, buscando a melhora da auto estima e como opção de incrementar a renda familiar. Os produtos são comercializados na Feirarte de Teresópolis.

lar-anastacia-projeto-olhares

Projeto Olhares – É um projeto de fotografia, incentivado através da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo a Cultura, patrocinado pela CRT (concessionária da rodovia Rio Teresópolis) e gerido pela Criativa Social. Atende 45 crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 21 anos. Além das aulas, possui atividades sócio-educativas. O projeto vai terminar com uma exposição fotográfica. Na sua 1ª edição, o Projeto Olhares ganhou o prêmio Darcy Ribeiro.

Amigos do Lar – Projeto que tem por objetivo conseguir doações em espécie. Pessoas interessadas em realizar doação mensal se cadastram nesse projeto e recebem no seu endereço um boleto pagável em qq agência bancária. O Lar Tia Anastácia está precisando de novos amigos para esse projeto, para continuar a desenvolver suas atividades.

projeto-olhares

O Lar Tia Anastácia agradeceu muito às doações. Chegaram no momento ideal. As temperaturas em Teresópolis despencaram nos últimos dias. Os casacos, cobertores, cachecóis e roupas serão úteis de imediato. Para conhecer mais sobre o Lar Tia Anastácia, clique aqui.

Que o movimento Barraca Solidária seja um exemplo a ser seguido. Nós ficamos muito felizes em representar os amigos da Família Campista. Missão dada, missão cumprida. Agora fica a saudade e a expectativa do próximo encontro. Até breve.

sorteio-camisetas-nas-estradas-do-planeta

O blog Casa de Lona fez um relato mais que completo do VQQ. Curioso? Clique aqui.

Deixe um comentário