O que vimos e o que fizemos em Gramado e Canela – RS

O que vimos e o que fizemos em Gramado e Canela – RS

portal-gramado-pq

janeiro/2016 – Esta é a nossa segunda visita à região de Gramado e Canela. Estivemos aqui em 2009, turistando e aproveitando o final do inverno.

Desta vez, fomos com nossa casa sobre rodas, estabelecendo nosso acampamento no Camping Gramado. Para ver nossa avaliação sobre este camping, clique no link acima. Enquanto trocávamos o para-brisa de nosso carro, saímos em campo para rever alguns dos belos atrativos do lugar.

Procurando onde ficar em GRAMADO ou CANELA? Aproveite e escolha sua hospedagem com o Booking e ajude esse blog. Você vai obter os melhores descontos com a nossa parceria. Experimente!!

Encontre onde ficar com o menor custo através de nossa parceria.

chegando-ao-camping-gramado

Resumo do deslocamento: quando deixamos Urubici/SC, nosso destino seria Cambará do Sul/RS, para visitar os, tão desejados, Cânions de lá. Mas, uma pedra no para-brisas modificou nosso roteiro. Como a manutenção só seria possível em Gramado e com a rachadura já atravessando o vidro, alteramos o percurso. Cambará vai ficar para outra oportunidade.

Depois de acampados, fomos rever a Cascata do Caracol e tentar descer até a base da queda, pela escada de 927 degraus. Mas, a exemplo de 2009, ainda estava fechada para manutenção. Não sei dizer se ficou fechada todos estes anos, mas a coincidência foi desagradável.

cascata-caracol

cascata-caracol-2escadaria-em-manutencao

As agradáveis trilhas do parque levam a outras belas quedas e ao Centro Histórico Ambiental, onde podemos ter uma visão completa da fauna e flora que está presente no espaço protegido.

corredeiras-parque-caracol-canela

corredeiras-parque-caracol-canelalagarto-teiu-museu-ambiental

Dentre as flores nativas, conseguimos registrar as seguintes. Para saber o nome, mantenha o mouse sobre a imagem.

caliandracambara

cravo-do-matoerva-mate

irispetunia-do-campo

Outro parque que merece ser sempre revisitado, é o Parque da Ferradura, com seu lindos mirantes, amplitude das suas vistas e trilhas. Sentimos falta dos quatis, presentes em 2009.

parque-da-ferradura-1

parque-da-ferradura-2parque-da-ferradura-3

parque-da-ferradura-4

Sugerimos a você a leitura do artigo da amiga Paula Abud, editora do blog de viagens Roteirando. Ela desenvolveu um Roteiro de 7 dias pelas Serras Gaúchas em família. Muito completo e detalhado.

Aproveitamos e fizemos uma visita ao CCB de Canela (RS-01) que, curiosamente, estava em operação. Uma unidade encravada na mata, com uma beleza impressionante. Veja nossa avaliação no post específico que dedicamos a este camping. Clique aqui.

separador

cafe-da-banca

Junto ao camping de Gramado, fomos conhecer um bar e petiscaria muito agradável, de nome Café da Banca, que também serve um ótimo café da manhã. Oferece uma ampla carta de cervejas nacionais e importadas. Experimentamos a boa Serra Malte, por sugestão do garçom e o chopp Imigração. Para petiscar, escolhemos as Iscas de Filé com molho 4 queijos e os deliciosos Anéis de Lula à Milanesa. Fica na esquina da Rua Venerável com Emílio Leobet, a menos de 100 metros do camping.

Essa parada em Gramado foi mais técnica que turística. Com o para-brisas trocado, reinstalamos a Camper e preparamos o conjunto para seguir para o Uruguai, nosso próximo destino.

separador

Mapa-do-Parque-do-Caracol

Para conhecer as coordenadas de todos os atrativos que visitamos em Gramado e Canela, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.

Para obter o mapa ao lado em tamanho grande. clique sobre a foto.

Veja no filme a seguir o conjunto de todas as cidades que visitamos nessa viagem.

2 Comments

  1. Anderson dezembro 12, 2016
  2. Carlos, Gleidys e Fredy dezembro 12, 2016

Deixe um comentário