O que vimos e o que fizemos em Brotas - SP

logo_brotas

dezembro/2015 – Brotas, também conhecida como a “capital do turismo de aventura”, foi a escolhida para abrir nossa viagem de fim de ano.

Em Brotas você vai encontrar natureza e aventura em completa integração, atividades como rafting, tirolesa, canionismo e as mais belas cachoeiras de São Paulo. Aqui também estão as melhores operadoras de turismo de aventura e ecoturismo, proporcionando garantia e segurança aos participantes. Diversão sem preocupação. […]

camping-jacare

Estabelecemos nosso acampamento no ótimo Camping e Lazer Jacaré. Fizemos um post específico sobre o camping. Para vê-lo, clique aqui.

Nossa primeira atividade foi o rafting no rio Jacaré Pepira. Escolhemos a operadora Alaya. É o primeiro rafting certificado em Gestão de Segurança na cidade. São mais de 2 horas de corredeiras, remansos e quedas, de até 3,2 metros de altura. O tempo total da atividade é de 3 horas.

nas-estradas-alayaAlém da Alaya, lá  estão as operadoras Território Selvagem e a Águas Radicais, também consideradas excelentes condutoras, mas na Alaya combinamos o melhor preço (R$118,00 por pessoa dezembro/2015) com a melhor referência técnica. A equipe de rafting da Alaya é tricampeã mundial de rafting, além de ter uma base operacional junto ao rio Jacaré muito confortável.

rafting1rafting2

rafting5rafting6

rafting7rafting8

rafting9rafting10

No meio do percurso, fizemos uma tirolesa por sobre as corredeiras, exclusividade da Alaya.

rafting3rafting4

rafting11

No segundo dia em Brotas, fomos conhecer o Parque dos Saltos, um atrativo que fica ao lado do Camping Jacaré, que pode ser alcançado a pé ou de bicicleta. Trata-se de um parque público que foi revitalizado. Fica localizado bem no centro turístico de Brotas, com trilhas, cachoeiras e uma antiga usina hidrelétrica.

parque-dos-saltos1parque-dos-saltos2

parque-dos-saltos3parque-dos-saltos4

parque-dos-saltos5parque-dos-saltos6

parque-dos-saltos7parque-dos-saltos8

aruana-com-polenta-mira-rio-brotas

Depois da pedalada, fomos petiscar no Restaurante Mira Rio, que fica ao lado do Camping Jacaré. Além da boa comida, a rede sem fio do local propaga o sinal para dentro da área do camping, cobrindo parte da área não atendida pela internet do camping. igreja-matriz-brotas

Comemos o peixe do lugar, de nome Aruana, acompanhado de polenta frita e cerveja bem gelada.

À tarde fomos pedalar e visitar o centrinho de Brotas, aproveitando para conhecer a Igreja Matriz e a famosa Casa da Cachaça, que sugerimos a todos visitar. Uma vez por semana o mini alambique do lugar é colocado em produção, para observação do processo pelos visitantes. Muita variedade de queijos, doces, embutidos e uma infinidade de cachaças, num ambiente muito agradável.

casa-da-cachaca1casa-da-cachaca2

casa-da-cachaca3casa-da-cachaca4

casa-da-cachaca5casa-da-cachaca6

Neste mesmo dia recebemos a visita do simpático casal Cláudia e Edson Stenico, interessados em conhecer nossa Camper Duaron. Prováveis futuros companheiros de estrada. E ao nosso lado, acampou o amigo que já nos acompanhava, Claudio Diniz. Prazeres que só o campismo e as viagens proporcionam.

claudia-e-edson-stenicoclaudio-luis-santos-diniz

Procurando onde ficar em Brotas? Aproveite a caixa de pesquisa do Booking abaixo e encontre o que procura.

Booking.com

No dia seguinte, fomos para nossa próxima aventura, o chamado voo do Superman, oferecido pela operadora Território Selvagem. A tirolesa Superman tem 1900m de extensão, com desnível de 150m de altura. É completada em duas partes. A posição de deslocamento é horizontal, atingindo grande velocidade. Custo de R$135,00 (dezembro/2015) por pessoa

tirolesa-superman1tirolesa-superman2

tirolesa-superman3

No pequeno filme a seguir, você vai ter uma boa ideia da velocidade de deslocamento dessa tirolesa.

A atividade termina com um banho na Cachoeira Cristal, acessada por linda trilha, a partir da base operacional do Território Selvagem, incluída no valor original do ingresso.

cachoeira-cristal-brotas-sp3cachoeira-cristal-brotas-sp2cachoeira-cristal-brotas-sp1

No quarto dia em Brotas, fomos visitar o complexo do Saltão, que inclui lindas cachoeiras e um camping excelente, com o nome de Camping Mirante das Águas e Cachoeira do Saltão. Clique aqui para ver nossa avaliação das instalações do camping.

A cachoeira do Saltão, com seus 75 metros de que é o destaque do complexo. Além dela, as cachoeiras do Monjolinho e a da Ferradura, completam os atrativos. O lugar é muito visitado por diaristas, para passar o dia, em quiosques bem equipados com churrasqueiras e pias.

Cachoeira do SaltãoCachoeira do SaltãoCachoeira do Saltão

A Gleidys fez questão de aproveitar o poção convidativo.

A seguir, nos deslocamos para outra ótima atividade. Visitar o Recanto das Cachoeiras, um parque natural, com lindas trilhas, mirantes panorâmicos, piscinas naturais e duas belas cachoeiras (Roseira e Santo Antônio), ambas ótimas para banho. Ahh, não se esqueçam de experimentar os redários.

cachoeira-do-roseiral1cachoeira-do-roseiral2

Abaixo e acima a Cachoeira Roseira

cachoeira-do-roseiral3

ponte-pencil-recanto-das-cachoeiras

Abaixo a Cachoeira Santo Antônio, também com ótima estrutura para banho.

cachoeira-santo-antonio1cachoeira-santo-antonio3

cachoeira-santo-antonio2

Depois de tanta água e hidro massagens, melhor descansar com estilo.

redario

Em resumo, foram estes os nossos agradáveis dias em Brotas. Cidade hospitaleira, com muitas opções de turismo e ecoturismo, para todas as idades e estilos.

─ Não gosta de acampar? A amiga Katarina Holanda, editora do blog de viagens Outro Blog, sugere alguns dias na Fazenda Pousada Palmeiras em Brotas. Um misto de aventura com a paz e tranquilidade de um hotel fazenda.


Passamos o natal em Brotas, nas instalações do Camping Jacaré, que estava, impecavelmente, decorado. Natal em família estradeira. No dia seguinte, proa apontada para Foz do Iguaçu/PR.

Para conhecer as coordenadas de todos os atrativos que visitamos em Brotas, baixe este arquivo.kmz, e abra no Google Earth.

Veja no filme a seguir o conjunto de todas as cidades que visitamos nessa viagem.

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Camping Mirante das Águas – Cachoeira do Saltão – Itirapina – SP
Camping Jacaré e Lazer em Brotas – SP
Estatísticas de Viagem – Sul do Brasil e Uruguai

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Vai viajar? Seguro de Viagem é item de Primeira Necessidade. Leve-o com você. Aproveite e faça uma comparação de preços e coberturas entre as melhores seguradoras do mercado no painel abaixo.

24 comentários:

  1. Nossa, já ia falar que legal era a tirolesa do rafting por cima das corredeiras, mas e esse vôo do Superman? Parece sensacional! Não conhecia muito sobre Brotas mas a próxima vez que estiver viajando por SP vou acrescentar no roteiro, deve ser muito divertido :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda deixamos muita coisa por fazer por lá. obg pela visita.

      Excluir
  2. Que máximo! As fotos estão incríveis! Adorei as do Rafting!!!

    ResponderExcluir
  3. Brotas está na minha lista já faz tempo, mas acaba que nunca vou. Preciso resolver isso, tb quero fazer rafting! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto. Não pode ficar só na vontade. Venha logo. Obg pela visita

      Excluir
  4. Gente, que lugar repleto de possibilidades, hein? Às vezes não pensamos em locais que são de tão fácil acesso para nós e eles estão tão pertinho. Amei descobrir as tantas possibilidades de Brotas e curti muito as fotos das aventuras de vocês. BjO!!!

    ResponderExcluir
  5. Brotas, mais um destino na minha listinha que não para de crescer. Mas estou esperando a pequena ficar maior e poder acompanhar melhor as aventuras!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que delícia! Não conheço e confesso que não sou muito aventureira, costumo preferir sempre os destinos mais urbanos, mas as fotos são lindas, os lugares parecem bem legais e as comidas são tão "convidativas" que deu vontade de ir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita Mariana. Tenho certeza que vc vai gostar muito de Brotas

      Excluir
  7. Sou de Jundiaí e tenho um amigo que vive falando que a gente precisa conhecer Brotas...E eu sempre fico adiando....hahahaha

    Mas agora que li esse post vou marcar de ir o quanto antes!!! xD

    Excelentes dicas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Voces Sao bem corajosos ! Rafting nao Tenho coragem mas acho legal, voar que nem super homem deve ser demais. Brotas e muito legal e possivel . Otimo post !

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conheço Brotas, mas as suas fotos explodem diversão e adrenalina. Adorei e me deu vontadinha. E olha que eu curto mesmo praia! Hehe. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita Poliana. Nós tb gostamos muito de praia. Aliás, já estamos programando uma temporada no mar.

      Excluir
  10. Que delícia seu relato, sua aventura. Não conhecia seu blog e foi uma feliz surpresa! Impecável, parabéns. Sonhamos aqui com uma ida à Foz de carro, à partir de SP, e Brotas é uma primeira parada obrigatória pelo jeito. Vou voltar muito ao seu post, obrigada. Daniela Xavier - Vem pro Parque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. Foi esse mesmo o nosso roteiro. De Brotas fomos à Foz. http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2016/03/foz-do-iguacu-o-que-vimos-e-fizemos.html - Divirta-se

      Excluir
  11. Sensacional roteiro!!
    Estes raftings em Brotas são para os inexperientes também????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla. Obg pela visita. Sim. para todos os níveis. Vc vai se divertir muito.

      Excluir
  12. Aww que lugar lindo, amei essa cachoeira. Já fiz rafting quando visitei o Alasca e foi uma das minhas melhores aventuras, adoraria ter essa experiência novamente. Moro em torno de 3 horas de Brotas e acredita que ainda não conheço a cidade, depois de ler este post fiquei morrendo de vontade de conhecê-la :) Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Vai ser uma diversão. Brotas respira turismo de aventura. Obg pela visita

      Excluir