Bateria Estacionária no Veículo de Recreação

Bateria Estacionária – teste de uso na camper

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novembro/2015 – Todos sabemos que a bateria ideal para uso em veículos de recreação (trailers, motorhomes, campers) é a estacionária, também conhecida como bateria de “serviço”.

Entretanto, fica a dúvida de qual o modelo adequado para o seu estilo de consumo. Muitos amigos, também proprietários da camper Duaron, nos perguntam sobre a autonomia que temos, quando não dispomos de energia externa. Nossas respostas sempre foram inconclusivas, já que foram poucas as vezes que solicitamos o pleno suporte de nossa bateria. Resolvemos então, simular um consumo real para anotar o comportamento da bateria.

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Nossa bateria é uma estacionária Freedom da Heliar, de 115ah, o que equivale a uma automotiva de 170ah. Pesa em torno de 40 quilos. O valor de mercado, em valores de hoje (novembro/2015) é de R$ 550,00.

Muito bem. Iniciamos os testes com nossa geladeira já gelada, visto que, sempre rodamos com o alternador do carro carregando a bateria cervejada camper, que por sua vez alimenta a nossa geladeira de 120 litros (220v) através do inversor. Portanto, já chegamos nos destinos com a cerveja bem gelada, os alimentos preservados e a bateria com carga plena (13,5v).

Os testes consideraram um pernoite em local sem oferta de corrente externa. Incluímos todos os prováveis consumos de energia previstos e fomos fazendo medições do estado de carga da bateria após cada período. Assim ficou a tabela de eventos passo a passo.

HORA EVENTO TENSÃO DA BATERIA
17:40 Início dos testes. Geladeira ligada, 3 luzes de LED internas ligadas e 1 externa. TV ligada. 13,5 volts
18:30 2 banhos de 5 minutos cada, usando a bomba 12v. 13,5 volts
19:00 Climatizador 12v ligado para passar a noite. Bomba acionada 3 vezes para lavar as louças do jantar. 13,5 volts
19:20 Deixei a geladeira aberta para forçar a entrada do compressor. Climatizador e TV ligados 13,5 volts
22:45 Simulando a hora de dormir. Desligamos TV, as luzes externas e internas. Ultimo uso da bomba ao escovar os dentes. Somente geladeira e climatizador ligados. 13 volts
07:45 Simulando o acordar, após 9 horas de sono e de uso contínuo do climatizador e da geladeira. 12,5 volts

Foram ao todo mais de 14 horas de uso da bateria, com as demandas normais de um casal, havendo, é lógico, bom senso no consumo. Podemos tirar mais algumas conclusões, tais como:

  • Perdemos 1 volt de tensão da bateria, após 14 horas. Considerando que não é apropriado chegar abaixo de 9,5 volts de tensão numa bateria estacionária, teríamos então, mais 24 horas aproximadamente, mantendo o mesmo estilo de consumo.
  • É claro que quanto mais baixa a tensão vai ficando, mais rapidamente ocorre a perda, já que a demanda, se mantém a mesma.
  • É claro também, que tudo depende do tipo de uso dos equipamentos, com muitas aberturas de porta da geladeira e etc… Essas variáveis são difíceis de controlar.
  • A presença de uma placa solar, vai repor parte deste consumo, enquanto houver luz do dia. O quanto vai recarregar? Isso vai depender de quantos Watts/hora por m² seu painel garante fornecer. (mas isso é assunto para depois)

mostrador

Possuir um mostrador na Central Elétrica, que mostre com precisão, a tensão presente na sua bateria, vai lhe dar margens de cálculo suficientes para tomada de decisões.

Você pode decidir apagar algumas lâmpadas, ou mesmo desligar sua geladeira algumas horas durante a noite, para preservar ou alongar a carga disponível.

Enquanto estiver rodando, lembre-se sempre de conectar sua bateria estacionária à bateria do carro, capturando a carga extra gerada pelo alternador.

Se você possui uma bateria automotiva no seu VR, é hora de trocar. Ainda mais se estiver usando o inversor para gerar 220v ou 110v para equipamentos como geladeira ou micro-ondas. O inversor vai cair na hora em que o compressor da geladeira entrar ou o micro-ondas partir.

33 Comments

  1. LUIZ CARLOS MEDAGLIA HAESBAERT janeiro 10, 2021
    • carlos janeiro 12, 2021

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