Cartilha do Ciclista – uma ação de cidadania há muito esperada

Cartilha do Ciclista – uma ação de cidadania há muito esperada

cartilha-ciclista

outubro/2015 – Finalmente, o governo, através do Ministério das Cidades, aplicou recursos para editar a Cartilha do Ciclista, com informações, sinalização e dicas de segurança. Somos, hoje, cerca de 80 milhões de brasileiros que fazem uso das bicicletas.

Nós, em nossas viagens, levamos nossas “bikes”. Consideramos indispensável te-las à mão para conhecer os arredores de nossos destinos. Nós respeitamos os ciclistas e dispensamos todo o cuidado possível para preservar sua segurança. Defendemos a convivência harmônica e pacífica entre veículos, pedestres e ciclistas. Obtenha a sua cartilha e nos ajude a divulgá-la.

Cartilha do Ciclista - uma ação de cidadania há muito esperada 1

O crescente conflito entre ciclistas e veículos motorizados tem mostrado ao governo que muito precisa ser feito para trazer paz a todos.

E é com educação que se começa. É através da campanha educativa que se obtém os melhores resultados, quando se expõe a todos os envolvidos os deveres e direitos de cada um.

Nosso trânsito é caótico, com motos desrespeitando o espaço de todos, com carros em excesso lutando por espaço, com ônibus em demasia buscando cumprir a função de transporte público de forma insalubre e ineficiente e dos ciclistas e pedestres que ainda não encontraram seu espaço civilizadamente. Na batalha, todos perdem e alguns, de forma trágica e definitiva. O meio de atenuar o acirramento dos ânimos, é promovendo campanhas. Esperamos que esta Cartilha do Ciclista seja o começo de um projeto maior e constante, para o bem geral.

preferencia

Ela deve ser lida por todos e não somente pelos ciclistas. A cidadania e a civilidade precisam ser vividas e sentidas por todos que dividem o espaço urbano.

distancia-e-sinais

De pouco adianta o ciclista respeitar e atender a todas as regras de sinalização, se os demais ocupantes dos espaços compartilhados não estiverem preparados para interpretá-las.

placas

Pedimos aos amigos que sempre nos prestigiam com suas visitas, que usem da força de suas redes de amizade, para divulgar esse primeiro esforço.

Para baixar a cartilha completa no formato PDF, clique no link a seguir.

Cartilha do Ciclista

Repasse, compartilhe e faça uso dela você também.

Grande abraço e boas pedaladas, seja no lazer, no trabalho ou na competição.

Recomendo a leitura de um excelente texto produzido pelo Rafael Sette Câmara, colunista do 360 Meridianos, que discute o tema “Por que tanta gente odeia as ciclovias?”

Deixe um comentário