Canionismo – uma de nossas paixões

Canionismo – uma de nossas paixões

Canyoning with lagoon

setembro/2015Canionismo é uma aventura repleta de emoção, do começo ao fim. Salte entre cachoeiras, desça por pedras e conheça áreas de floresta e rio que poucos tem a oportunidade de conhecer. Normalmente praticado em “canyon”, onde o foco é sempre descendente. Já o Cachoeirismo visa descer cachoeiras que possuam alguma forma de retorno ao topo, proporcionando várias descidas da mesma queda.

Basta vermos uma cachoeira com alguma possibilidade de ancoragem natural e lá vamos nós procurar uma trilha para chegar ao seu topo.

Canionismo - uma de nossas paixões 1

Na foto acima estamos descendo a Cachoeira do Mendanha, na serra de mesmo nome, próximo a Campo Grande-RJ. Com aproximadamente 45 metros de queda, proporciona momentos muito agradáveis, combinando técnica de descida em corda, com saltos, deslizes e mergulhos em poções.

cachoeirismo-serra-do-mendanha1cachoeirismo-serra-do-mendanha2

A trilha de acesso a esta cachoeira passou por momentos de insegurança para o frequentador. Portando, sugiro sempre se informar antes de se aventurar pr lá e claro, esteja sempre acompanhado de profissionais que dominem estas técnicas e façam uso de equipamentos adequados.

Cahoeirismo-Garrafao1

Ao lado, terminamos a descida (25m) da Cachoeira do Garrafão, na Serra dos Órgãos. Esta cachoeira fica bem protegida do turismo. A entrada de sua trilha fica no bairro Garrafão, acessado pela conhecida curva do Garrafão, na subida da serra para Teresópolis. Nesta oportunidade o volume de água era muito pequeno, mas sempre é possível se deslumbrar com a natureza privilegiada do lugar.

Com um pouco de esforço, dá pra se molhar também. tranquilo

Este fim de ano vamos passar alguns dias em Brotas-SP, considerada a capital do turismo de aventura, com ótimas opções de canionismo e a seguir em Itaimbezinho-RS, onde vamos fazer a Rota dos Canyons.

rapel-brotas-inicio-descidacanion_itaimbezinho_cach_andorinhas

Vamos nessa?

2 Comments

  1. Camping Indo Brasil Afora setembro 7, 2015
  2. Carlos, Gleidys e Fredy setembro 7, 2015

Deixe um comentário