TrackR – Perdeu? Achou!

TrackR – Perdeu? Achou!

TrackR-unidade

O TrackR é um pequeno dispositivo, que se comunica com seu smartphone por bluetooth. Utilizando o APP exclusivo, é possível saber onde o dispositivo está, através da emissão de avisos sonoros ou de sua posição obtida por mapeamento via GPS (integração com o google). O foco está dirigido a localizar itens perdidos, como chaves, carteiras, celulares, gatos e cães.

Quando vimos o lançamento, ainda em fase de captação de recursos para a primeira produção, entramos na fila de interessados, comprando uma unidade (US$29,00).

Depois de 1 ano, a nossa chegou. Fredy

Partimos para os testes, já que o alvo a ser mantido sob controle era o nosso companheiro de viagens, o gato Fredy. Sempre tivemos a preocupação de monitorar as andanças do Fredy, seja durante as viagens ou durante seus passeios no Camping Clube Quinta da Barra, onde temos um trailer fixo, que usamos como casa de serra.

O Fredy sempre carregou consigo um GPS baseado em chip de celular, que demandava um bom sinal de 3G, tanto do lugar onde o gato está (transmissor), como do lugar onde está o celular (receptor). Em se falando de telefonia no Brasil, já se antevê dificuldades. Até que foi perdido, junto com sua coleira peitoral.

Voltando ao TrackR, verificamos o seguinte:

scs20150708160913259Screenshot_2015-07-08-13-09-11

Instalação:

Bem simples. Você deve ligar o Bluetooth de seu celular, apertar o clique do seu TrackR e realizar o pareamento inicial.

Aplicativo: App-TrackR

Disponível para Android e IPhone. Fácil de instalar e de interface simples e bastante amigável. Link no fim do post.

Screenshot_2015-07-08-13-10-10

Ajustes Iniciais:

O aplicativo vai identificar o primeiro dispositivo no raio de ação do Bluetooth. Você então poderá nomeá-lo de acordo com o foco (Gato, Cão, Chave, Bolsa,..)

Screenshot_2015-07-08-13-09-37

Rastreamento:

A partir daí, o aplicativo começa a monitorar a localização do dispositivo e a informar as últimas posições anotadas.

comparacao-trackR-Moeda

Tamanho e autonomia:

Extremamente discreto e fino. A bateria (CR1616 3V) promete carga para 1 ano de uso. A tecnologia que permite esse longo uso éTrackR-bateria chamada de Bluetooth Low Energy, que consome 50 vezes menos energia que o Bluetooth convencional. (Caso seu animal goste de mergulhar, retire o dispositivo. Nosso gato estragou um deles, bebendo água. Para casos assim, existe protetor estanque como acessório)

Screenshot_2015-07-08-13-10-41

Crowd GPS:

A unidade não tem transmissor GPS. Ele depende do GPS do smartphone para transmitir. Significa dizer que, enquanto dentro do raio de ação do Bluetooth (100 pés/30 metros), o dispositivo se comunica diretamente com o celular e deste com o servidor TrackR. Fora deste raio, você perde o dispositivo. Ele somente será rastreado novamente, caso você ou algum outro usuário, que esteja com o aplicativo aberto, aproxime-se do raio de ação do Bluetooth.

Como a unidade se portou nos testes?

A instabilidade do pareamento é muito grande. Com frequência, o dispositivo pede autorização para novo pareamento, mesmo estando na metade da distância limite, em terreno aberto.scs20150708183803200Screenshot_2015-07-08-15-38-00

O recurso de emitir sinal sonoro, útil para localizar seus itens perdidos dentro de bolsas, gavetas ou atrás de móveis, tanto no celular quanto no dispositivo funciona, mas dependendo da distância é inaudível. Além disso, a informação da última posição anotada fica registrada até que seu celular possa se comunicar novamente com o dispositivo, o que não ajuda muito, no caso de ser um animal que se mantém em constante movimentação.

Conclusões

  • Não entrega a estabilidade que se espera, dentro da área de cobertura do Bluetooth. A culpa pode ser do receptor de rádio do smartphone ou da tecnologia Bluetooth Low Energy. Usei nos testes um Motorola MotoG2, considerado muito bom.
  • A atualização via GPS do mapeamento, mesmo com o pareamento ativo é muito lenta, o que compromete a qualidade da última posição registrada.
  • A integração prometida pelo Crowd GPS só tem funcionalidade onde o volume de usuários do TrackR é grande. Somente desta forma a comunidade de usuários poderá ajudar no rastreamento de dispositivos perdidos e fora do alcance do proprietário original. Simplificando, caso eu me aproxime de um dispositivo alheio, meu celular envia estas coordenadas para o servidor TrackR, e este, com o ID único de cada dispositivo, atualiza a posição para o dono verdadeiro. Portanto, vejam nos mapas abaixo a cobertura atual nos USA, América do Sul, Brasil e detalhe de RJ e SP. Por aqui, ainda devemos aguardar muito para que esta integração surta resultados práticos.

cobertura-trackr-USA

cobertura-trackr-brasil

cobertura-trackr-rj-e-sp

Nós vamos manter o nosso dispositivo TrackR fixo à gargantilha de identificação do Fredy e conviver com suas limitações. Em paralelo, vamos continuar pesquisando uma solução mais segura, de custos aceitáveis, com GPS nativo.

Finalmente encontramos o APPEGO.
Este sim entrega o que promete no tamanho ideal. Veja nosso review.

11 Comments

  1. Unknown novembro 30, 2017

Deixe um comentário