Festa Junina – Camping Dona Esmeralda – São José do Barreiro – SP

Festa Junina – Camping Dona Esmeralda – São José do Barreiro – SP

Festa Junina - Camping Dona Esmeralda - São José do Barreiro - SP 1

Este fim de semana (11 e 12/07/2015) aconteceu a tradicional Festa Junina do Camping e Pousada Dona Esmeralda, em São José do Barreiro, SP. Conseguimos juntar 4 campers Duaron e seus navegadores. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, foram: Helcio e Majô (camper cabine simples + Chevrolet S10), Carlos e Gleidys (nas estradas do planeta, camper cabine dupla + Frontier), Constantino (camper cabine dupla + Hilux) e Fernanda ( Projeto 80K, camper chassi + Amarok).

comboio-de-campers-dona-esmeralda

Aproveitando nossa segunda oportunidade em São José do Barreiro, fomos conhecer atrativos diferentes dos vistos na última visita. Desta vez fomos conhecer as cachoeiras “Cachoeirão” e “Da Mata”, em Formoso, cidade vizinha, subindo a estrada em direção à Pedra Redonda. Coordenadas GPS no fim do post. Para ver o mapa de atrativos da região, clique na imagem abaixo e obtenha o arquivo em alta resolução.

mapailustra

A sinalização é suficiente para se atingir os atrativos sem muita dúvida. Bem embaixo das placas temos a trilha de acesso, bem curta. Na foto abaixo, a cachoeira do Cachoeirão, com o amigo Constantino de Campos dos Goytacazes, RJ.

placa-cachoeiraocachoeirao1

cachoeirao2cachoeirao3

Seguindo adiante, chegamos à placa da Cachoeira da Mata, também com a trilha (10 minutos) iniciando ao seu lado. Com um poço muito grande, fica bem fechada e protegida pela mata. Ideal para o mergulho, entre 12h e 13h, quando o sol se posiciona melhor dentro da clareira.

Placa-cachoeira-da-matatrilha-da-mata

Na foto acima, Gleidys, Fernanda Bueno e Constantino subindo a trilha.

cachoeira-da-mata-1

Os comentários sobre a temperatura da água foram muitos, muito, muito,… frios. chorando

cachoeira-da-mata-2

Subindo mais um pouco, chegamos a um mirante com uma bela vista do vale. Numa próxima investida, vamos alongar em direção à Pedra Redonda.

placa-pedra-redondaVista-do-vale

Ainda neste circuito, também conhecido como Trilha da Pedra da Bacia, existe a Pousada Fazenda da Barra, em funcionamento e o Hotel Fazenda Clube dos 200 (em restauração), dois belos conjuntos de casas típicas de fazenda, com muitas janelas (fator que determinava a riqueza e poder da época). Você também vai ter ótimas oportunidades de comprar queijos e geleias produzidos pelos locais.
Voltamos ao camping Dona Esmeralda para fazer o que mais se gosta. Bater papo, celebrar as amizades, tomando umas geladas e comendo os deliciosos queijos da região. Na foto menor, a Gleidys presenteando o Constantino com uma placa porta-chaves campista.

socializando

separador

fogueira

a-rigor

É chegada a hora da festa junina, tão bem elaborada pela Ana, Gilberto, Dona Esmeralda e equipe. A decoração, a fogueira, os comes e bebes, as brincadeiras e a estrutura do camping estavam impecáveis. A alegria contaminou a todos os presentes e a participação foi completa, incluindo o nosso companheiro de viagens, o gato Fredy, que trouxe seu cachecol caipira, indispensável no friozinho de julho na serra da Bocaina. Na foto à direita, os amigos Helcio e Majô posando conosco e vestidos a rigor para o evento.

Festa Junina - Camping Dona Esmeralda - São José do Barreiro - SP 2

As ricas mesas, produzidas pelas mãos da Dona Esmeralda, aí ao lado, conosco e com a filha Ana, organizadora e animadora da festa, foram um sucesso à parte.
Os caldos foram de feijão amigo, canjica amarela, cachorro quente, polenta com linguiça e de abóbora. Um panelão de milho cozido foi atacado pelas crianças. A mesa de salgados contou com coxinhas de galinha, pastéis, croquetes, empadinhas, pastel de forno, pinhão, amendoim, pipoca…
A mesa de guloseimas contou com cuscuz amarelo, bolo de aipim. bolo de chocolate, pamonha assada, pé de moleque e pé de moça, paçoca, curau de milho, pudim de tapioca, cuscuz branco, doce de leite, e ….

Festa Junina - Camping Dona Esmeralda - São José do Barreiro - SP 3

mesa1mesa2

As brincadeiras juntaram adultos e crianças. Rolou a tradicional dança das cadeiras com a vitória da Gleidys, corrida do saco com movimentos acrobáticos, o estouro da bola com incríveis vídeo-cassetadas. Tudo muito bem acompanhado por música bem caipira. Um sucesso de ambientação.

corrida do sacodanca-das-cadeiras

danca-das-cadeiras2

Reencontramos amigos e fizemos novos amigos. Uma das muitas alegrias que o campismo oferece.

PelagioPaula e Maktub Celso

Eduardo e Andreza CostaMarcelo e Daiane Polato

Queremos parabenizar pelo belo trabalho e agradecer à Ana, Gilberto, D. Esmeralda e sua equipe pela hospitalidade com que recebeu a todos. Em nosso retorno, decidimos seguir por Areias e Queluz, até pegar a Dutra sentido Rio, evitando o trecho sinuoso e muito remendado entre Bananal e Barra Mansa. Foi uma ótima pedida. Rodamos mais 30km contudo, em ótimas condições e bem mais rápido. Ao passar por Areias, tivemos a grata visão de uma cidade que preservou suas origens e a beleza de seu casario.

Igreja-em-areias

casario-areascasario-areas2

separador

  • PS1.: A revista 4×4&Cia, nº190, publicou uma ótima matéria, falando sobre São José do Barreiro, incluindo uma planilha do percurso entre o Distrito de Formoso e Sertão do Bonito, para você exercitar sua navegação e sujar um pouco seu 4×4. Em alguns trechos, a pilotagem deve ser “cirúrgica”, evitando pedras que possam prender o fundo do carro, ou provocar danos aos pneus. Não encontrei a edição digital, para linkar aqui. O portal da revista está fora do ar. Consulte sua página no Facebook
  • PS2.: A operadora de turismo de São José do Barreiro e Serra da Bocaina, de propriedade do atual prefeito, é a MW Treking.

6 Comments

  1. Camping Indo Brasil Afora julho 14, 2015
  2. Carlos, Gleidys e Fredy julho 14, 2015
  3. Unknown julho 17, 2015
  4. Carlos, Gleidys e Fredy julho 17, 2015
  5. Unknown dezembro 2, 2015
  6. Carlos, Gleidys e Fredy dezembro 2, 2015

Deixe um comentário