Festa Junina - Camping Dona Esmeralda - São José do Barreiro - SP

Este fim de semana (11 e 12/07/2015) aconteceu a tradicional Festa Junina do Camping e Pousada Dona Esmeralda, em São José do Barreiro, SP. Conseguimos juntar 4 campers Duaron e seus navegadores. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, foram: Helcio e Majô (camper cabine simples + Chevrolet S10), Carlos e Gleidys (nas estradas do planeta, camper cabine dupla + Frontier), Constantino (camper cabine dupla + Hilux) e Fernanda ( Projeto 80K, camper chassi + Amarok).

comboio-de-campers-dona-esmeralda

Aproveitando nossa segunda oportunidade em São José do Barreiro, fomos conhecer atrativos diferentes dos vistos na última visita. Desta vez fomos conhecer as cachoeiras “Cachoeirão” e “Da Mata”, em Formoso, cidade vizinha, subindo a estrada em direção à Pedra Redonda. Coordenadas GPS no fim do post. Para ver o mapa de atrativos da região, clique na imagem abaixo e obtenha o arquivo em alta resolução.

mapailustra

A sinalização é suficiente para se atingir os atrativos sem muita dúvida. Bem embaixo das placas temos a trilha de acesso, bem curta. Na foto abaixo, a cachoeira do Cachoeirão, com o amigo Constantino de Campos dos Goytacazes, RJ.

placa-cachoeiraocachoeirao1

cachoeirao2cachoeirao3

Seguindo adiante, chegamos à placa da Cachoeira da Mata, também com a trilha (10 minutos) iniciando ao seu lado. Com um poço muito grande, fica bem fechada e protegida pela mata. Ideal para o mergulho, entre 12h e 13h, quando o sol se posiciona melhor dentro da clareira.

Placa-cachoeira-da-matatrilha-da-mata

Na foto acima, Gleidys, Fernanda Bueno e Constantino subindo a trilha.

cachoeira-da-mata-1

Os comentários sobre a temperatura da água foram muitos, muito, muito,… frios. chorando

cachoeira-da-mata-2

Subindo mais um pouco, chegamos a um mirante com uma bela vista do vale. Numa próxima investida, vamos alongar em direção à Pedra Redonda.

placa-pedra-redondaVista-do-vale

Ainda neste circuito, também conhecido como Trilha da Pedra da Bacia, existe a Pousada Fazenda da Barra, em funcionamento e o Hotel Fazenda Clube dos 200 (em restauração), dois belos conjuntos de casas típicas de fazenda, com muitas janelas (fator que determinava a riqueza e poder da época). Você também vai ter ótimas oportunidades de comprar queijos e geleias produzidos pelos locais.
Voltamos ao camping Dona Esmeralda para fazer o que mais se gosta. Bater papo, celebrar as amizades, tomando umas geladas e comendo os deliciosos queijos da região. Na foto menor, a Gleidys presenteando o Constantino com uma placa porta-chaves campista.

socializando

separador

fogueira

a-rigor

É chegada a hora da festa junina, tão bem elaborada pela Ana, Gilberto, Dona Esmeralda e equipe. A decoração, a fogueira, os comes e bebes, as brincadeiras e a estrutura do camping estavam impecáveis. A alegria contaminou a todos os presentes e a participação foi completa, incluindo o nosso companheiro de viagens, o gato Fredy, que trouxe seu cachecol caipira, indispensável no friozinho de julho na serra da Bocaina. Na foto à direita, os amigos Helcio e Majô posando conosco e vestidos a rigor para o evento.

As ricas mesas, produzidas pelas mãos da Dona Esmeralda, aí ao lado, conosco e com a filha Ana, organizadora e animadora da festa, foram um sucesso à parte.
Os caldos foram de feijão amigo, canjica amarela, cachorro quente, polenta com linguiça e de abóbora. Um panelão de milho cozido foi atacado pelas crianças. A mesa de salgados contou com coxinhas de galinha, pastéis, croquetes, empadinhas, pastel de forno, pinhão, amendoim, pipoca…
A mesa de guloseimas contou com cuscuz amarelo, bolo de aipim. bolo de chocolate, pamonha assada, pé de moleque e pé de moça, paçoca, curau de milho, pudim de tapioca, cuscuz branco, doce de leite, e ….

mesa1mesa2

As brincadeiras juntaram adultos e crianças. Rolou a tradicional dança das cadeiras com a vitória da Gleidys, corrida do saco com movimentos acrobáticos, o estouro da bola com incríveis vídeo-cassetadas. Tudo muito bem acompanhado por música bem caipira. Um sucesso de ambientação.

corrida do sacodanca-das-cadeiras

danca-das-cadeiras2

Reencontramos amigos e fizemos novos amigos. Uma das muitas alegrias que o campismo oferece.

PelagioPaula e Maktub Celso

Eduardo e Andreza CostaMarcelo e Daiane Polato

Queremos parabenizar pelo belo trabalho e agradecer à Ana, Gilberto, D. Esmeralda e sua equipe pela hospitalidade com que recebeu a todos. Em nosso retorno, decidimos seguir por Areias e Queluz, até pegar a Dutra sentido Rio, evitando o trecho sinuoso e muito remendado entre Bananal e Barra Mansa. Foi uma ótima pedida. Rodamos mais 30km contudo, em ótimas condições e bem mais rápido. Ao passar por Areias, tivemos a grata visão de uma cidade que preservou suas origens e a beleza de seu casario.

Igreja-em-areias

casario-areascasario-areas2

separador

  • Para conhecer as coordenadas das trilhas e dos atrativos que visitamos, como também do camping Dona Esmeralda e da Cidade de São José do Barreiro e Formoso, baixe este arquivo.kmz e abra ele no Google Earth.
  • PS1.: A revista 4x4&Cia, nº190, publicou uma ótima matéria, falando sobre São José do Barreiro, incluindo uma planilha do percurso entre o Distrito de Formoso e Sertão do Bonito, para você exercitar sua navegação e sujar um pouco seu 4x4. Em alguns trechos, a pilotagem deve ser “cirúrgica”, evitando pedras que possam prender o fundo do carro, ou provocar danos aos pneus. Não encontrei a edição digital, para linkar aqui. O portal da revista está fora do ar. Consulte sua página no Facebook
  • PS2.: A operadora de turismo de São José do Barreiro e Serra da Bocaina, de propriedade do atual prefeito, é a MW Treking.

Viagens Nacionais

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais assinatura

           Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram

6 comentários:

  1. Olá amigos! Reunir a turma é sempre uma alegria muito grande!
    Adorei o Gato Fredy todo estiloso, vestido à carater!!

    Abraços!!

    Vanêssa e Geovanny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanêssa e Geovanny. O Fredy é mesmo uma figura única. Obrigado pela visita. Grande abraço

      Excluir
    2. Obrigado pelo adesivo, hospitalidade no Dona Esmeralda é boa de mais. Festa muito boa, com muita fartura e comida deliciosa.
      Abraços.
      Família Costa.

      Excluir
    3. Família Costa - Eduardo e Andreza - Esperamos encontra-los em breve. Grande abraço

      Excluir
  2. Foi muito bom estar com vcs! Gde bj para esse casal lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades Paula. Logo nos veremos em outra agradável acampada. Obg pelas palavras, Grande beijo.

      Excluir