Baleias Jubarte – Avistamento no mar de Abrolhos – BA

Baleias Jubarte – Avistamento no mar de Abrolhos – BA

Abrolhos

Passeio para o Arquipélago de Abrolhos – Um sonho realizado

set/2013 – Indescritível!!! Só quem já foi, sabe da emoção de ver as baleias, tartarugas, peixes dos mais variados, uma natureza ímpar, os Atobas, as águas claras e brilhantes de Abrolhos…

Circuito Caravelas - Abrolhos410

Com 3:30h de navegação no catamarã Andarilho (70 km mar adentro), que saiu de Caravelas-BA, chegamos bem próximo das baleias Jubarte que todo ano retornam a esta região de águas mais quentes para acasalar e dar a luz, sempre no período de julho a novembro. Fizemos o passeio com a operadora Horizonte Aberto.

O Custo foi de R$ 250,00 por pessoa, com direito a café da manhã e almoço. Ótimo atendimento e, apesar das grandes ondas, o comandante (Jean Pierre) nos deu total segurança.

catamara-andarilho1catamara-andarilho2

Ao desembarcar em Abrolhos percorremos uma trilha para ver os Atobas. É a espécie mais comum em Abrolhos, reproduzindo-se em todas as ilhas do arquipélago com as maiores concentrações nas ilhas de Santa Bárbara, Siriba e Sueste. Uma estimativa da população nidificante em julho de 1994 indicou a presença de cerca de 800 indivíduos com ovos e/ou filhotes no arquipélago.

atoba2atoba1

Depois da caminhada, duas horas para mergulho nas águas quentes e transparentes que abrigam peixes coloridos, caramujos e corais de todas as cores.

mergulhando-em-abrolhosAbrolhos

A JUBARTE

Também chamada de corcunda ou cantora, é uma das doze espécies de grandes baleias existentes no mundo. É conhecida por seu temperamento dócil e pelas acrobacias que realiza, saltando e exibindo a cauda, que é sua impressão digital. Podem alcançar 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas.

rabo1rabo2

São famosas pelo desenvolvido sistema de vocalização: o seu canto melancólico, de construção musical sofisticada, é repetido pelo macho. Acredita-se que uma das funções prováveis desse canto seja atrair a fêmea para acasalamento.

No filme a seguir, nós tentamos compilar os melhores momentos de todo este passeio. Como disse antes, inesquecível!!!

Quer ouvir o canto das Jubartes? Clique aqui.

Conheça mais um pouco sobre as baleias e Abrolhos nos links a seguir:

9 Comments

  1. Pascoal abril 4, 2017
  2. Carlos, Gleidys e Fredy abril 4, 2017
  3. Pascoal abril 5, 2017
  4. Carlos, Gleidys e Fredy abril 5, 2017
  5. Pascoal abril 5, 2017
  6. sandro frota abril 9, 2018
  7. Carlos, Gleidys e Fredy abril 9, 2018
  8. Unknown abril 25, 2018
  9. Carlos, Gleidys e Fredy abril 25, 2018

Deixe um comentário