Um casal e um gato dentro de uma Camper

Um casal e um gato dentro de uma Camper – soluções criativas

Um casal e um gato dentro de uma Camper - soluções criativas 1

Com frequência, recebemos perguntas de nossos amigos e seguidores, sobre a rotina e a nossa convivência com o Fredy, nosso gato e companheiro de viagens, dentro do pequeno espaço da Camper.

Usamos vários recursos que minimizam ou eliminam cheiros e odores característicos do felino.

O Fredy é um gato muito limpo. Banho religioso uma vez ao mês, é escovado todos os dias pela manhã e se consulta de 6 em 6 meses com o veterinário. A cada 90 dias é vermífugo e após cada banho, é tratado com produtos anti-pulgas. Se alimenta com ração de primeira linha, com trato específico para preservação renal (já que o gato é propício a ter insuficiência renal). Tem o volume de água que bebe durante o dia, controlado. Se acharmos que não está bebendo a quantidade ideal, recebe água de forma voluntária, estimulada.

Um casal e um gato dentro de uma Camper - soluções criativas 2Um casal e um gato dentro de uma Camper - soluções criativas 3

Sempre que retorna de seus passeios, tem suas patinhas limpas com um pano molhado. Cuidados que ajudam a manter a higiene dentro da Camper em boas condições, até porque, o Fredy, tem acesso liberado a todos os cantos. Nossa cama é mantida coberta durante todo o dia. Somente quando vamos dormir, é que a cobertura é retirada, já que o Fredy gosta de tirar sua soneca da tarde na janela superior, onde mantém o controle das redondezas.

gato FredyVamos então falar das questões mais críticas, que são a urina e as fezes do Fredy. E junto vem o cheiro característico dos dejetos doporta gato gato.

Primeiro fizemos uma porta para gato no banheiro da Camper, onde também fica a caixa de higiene dele, permitindo manter a porta fechada durante a noite. Isso retém o eventual cheiro e o barulho que acontece quando o gato procura cobrir sua urina ou fezes com os grãos de sua caixa. Falando em grãos, usamos o produto chamado “cristais de sílica”, super absorventes. Funcionam como eliminadores de odor, silicasua absorção é imediata não deixando molhar as patas do gato. Essa propriedade, faz com que o gato não invista muito tempo no uso da caixa. Como o cheiro é rapidamente absorvido, ele abandona a função de tampar seus dejetos. São muitas as marcas disponíveis. Não escolha o micro cristal. Prefira os grãos médios.

O aproveitamento e durabilidade desta sílica, compensa o custo do produto, em relação às opções mais baratas (areia, palha, …).

Além disso, oferecemos, na forma de petiscos e agrados, o produto chamado Adore, da Hercosul Alimentos. São duas opções (bola de pelo e odor off). O primeiro auxilia na eliminação do pelo ingerido pelo gato enquanto se lambe, e o segundo, contribui para reduzir o cheiro característico das fezes do gato. Estes “snacks” podem ser encontrados nas boas PetShops e são muito bem recebidos pelos felinos. Fazem qualquer coisa em troca deles.

bola de peloUm casal e um gato dentro de uma Camper - soluções criativas 4Odor Off

A adaptação do Fredy ao pequeno espaço da Camper é perfeito. O gato é um animal que gosta de ter o controle do seu espaço e, sendo ele reduzido, sente-se mais seguro e protegido. O Fredy reconhece a Camper como sua casa e, não importa onde estejamos, sabe que é subindo aquela escada, que estará sob segurança.

Dedicamos a ele boa parte de nosso tempo. Garantimos, ao menos, dois grandes passeios diários. Enquanto estamos fora, ele fica dentro da Camper, com o climatizador ligado, comida e água, tirando sua soneca preferida, entre as 10 e às 15 horas.

Durante as viagens, o Fredy ocupa o banco traseiro da cabine dupla, com sua caminha e sua caixa de transporte, além da sua caixa de higiene. Como só viajamos durante o dia e limitamos as etapas em até 450kms, entre uma soneca e outra, já atingimos nosso destino. Como sempre foi habituado a andar de carro, as viagens são muito naturais para ele. trackR

O Fredy também está acostumado a usar coleira peitoral desde filhote, o que facilita muito o controle durante os passeios. Usa a todo instante sua gargantilha, com todas as informações necessárias para um eventual resgate. Preso a sua coleira, ainda leva um dispositivo Bluetooth que nos informa a qualquer momento onde ele está, através de um APP para smartphone, num raio de 30 metros. Este mesmo dispositivo pode ser usado para localizar suas chaves, sua carteira de documentos e etc… Interessado? Veja mais detalhes aqui.

Diferente do que algumas pessoas pensam, o Fredy não tem o temperamento de gato de apartamento. Participa ativamente das viagens, das descobertas dos novos lugares, novos cheiros, contatos com novas formas de vida. Por fim, cabe ao Fredy a função de reconhecer o lugar onde estamos parando, fazendo uma varredura na região. Ele aponta com precisão qualquer coisa que o esteja incomodando nas proximidades.

Quer conhecer um pouco mais do Fredy? Veja o post exclusivo que dedicamos a ele. Fredy – nosso companheiro.  Para conhecer um pouco mais de nosso equipamento, nossa casa sobre rodas, veja o post a seguir: Nosso Equipamento – Carro / Trailer / Camper.

11 Comments

  1. Carlos, Gleidys e Fredy junho 9, 2017

Deixe um comentário