Um casal e um gato dentro de uma Camper - soluções criativas

Com frequência, recebemos perguntas de nossos amigos e seguidores, sobre a rotina e a nossa convivência com o Fredy, nosso gato e companheiro de viagens, dentro do pequeno espaço da Camper.

Usamos vários recursos que minimizam ou eliminam cheiros e odores característicos do felino.

O Fredy é um gato muito limpo. Banho religioso uma vez ao mês, é escovado todos os dias pela manhã e se consulta de 6 em 6 meses com o veterinário. A cada 90 dias é vermífugo e após cada banho, é tratado com produtos anti-pulgas. Se alimenta com ração de primeira linha, com trato específico para preservação renal (já que o gato é propício a ter insuficiência renal). Tem o volume de água que bebe durante o dia, controlado. Se acharmos que não está bebendo a quantidade ideal, recebe água de forma voluntária, estimulada.

Sempre que retorna de seus passeios, tem suas patinhas limpas com um pano molhado. Cuidados que ajudam a manter a higiene dentro da Camper em boas condições, até porque, o Fredy, tem acesso liberado a todos os cantos. Nossa cama é mantida coberta durante todo o dia. Somente quando vamos dormir, é que a cobertura é retirada, já que o Fredy gosta de tirar sua soneca da tarde na janela superior, onde mantém o controle das redondezas.

gato FredyVamos então falar das questões mais críticas, que são a urina e as fezes do Fredy. E junto vem o cheiro característico dos dejetos doporta gato gato.

Primeiro fizemos uma porta para gato no banheiro da Camper, onde também fica a caixa de higiene dele, permitindo manter a porta fechada durante a noite. Isso retém o eventual cheiro e o barulho que acontece quando o gato procura cobrir sua urina ou fezes com os grãos de sua caixa. Falando em grãos, usamos o produto chamado “cristais de sílica”, super absorventes. Funcionam como eliminadores de odor, silicasua absorção é imediata não deixando molhar as patas do gato. Essa propriedade, faz com que o gato não invista muito tempo no uso da caixa. Como o cheiro é rapidamente absorvido, ele abandona a função de tampar seus dejetos. São muitas as marcas disponíveis. Não escolha o micro cristal. Prefira os grãos médios.

O aproveitamento e durabilidade desta sílica, compensa o custo do produto, em relação às opções mais baratas (areia, palha, …).

Além disso, oferecemos, na forma de petiscos e agrados, o produto chamado Adore, da Hercosul Alimentos. São duas opções (bola de pelo e odor off). O primeiro auxilia na eliminação do pelo ingerido pelo gato enquanto se lambe, e o segundo, contribui para reduzir o cheiro característico das fezes do gato. Estes “snacks” podem ser encontrados nas boas PetShops e são muito bem recebidos pelos felinos. Fazem qualquer coisa em troca deles.

bola de peloOdor Off

A adaptação do Fredy ao pequeno espaço da Camper é perfeito. O gato é um animal que gosta de ter o controle do seu espaço e, sendo ele reduzido, sente-se mais seguro e protegido. O Fredy reconhece a Camper como sua casa e, não importa onde estejamos, sabe que é subindo aquela escada, que estará sob segurança.

Dedicamos a ele boa parte de nosso tempo. Garantimos, ao menos, dois grandes passeios diários. Enquanto estamos fora, ele fica dentro da Camper, com o climatizador ligado, comida e água, tirando sua soneca preferida, entre as 10 e às 15 horas.

Durante as viagens, o Fredy ocupa o banco traseiro da cabine dupla, com sua caminha e sua caixa de transporte, além da sua caixa de higiene. Como só viajamos durante o dia e limitamos as etapas em até 450kms, entre uma soneca e outra, já atingimos nosso destino. Como sempre foi habituado a andar de carro, as viagens são muito naturais para ele. trackR

O Fredy também está acostumado a usar coleira peitoral desde filhote, o que facilita muito o controle durante os passeios. Usa a todo instante sua gargantilha, com todas as informações necessárias para um eventual resgate. Preso a sua coleira, ainda leva um dispositivo Bluetooth que nos informa a qualquer momento onde ele está, através de um APP para smartphone, num raio de 30 metros. Este mesmo dispositivo pode ser usado para localizar suas chaves, sua carteira de documentos e etc… Interessado? Veja mais detalhes aqui.

Diferente do que algumas pessoas pensam, o Fredy não tem o temperamento de gato de apartamento. Participa ativamente das viagens, das descobertas dos novos lugares, novos cheiros, contatos com novas formas de vida. Por fim, cabe ao Fredy a função de reconhecer o lugar onde estamos parando, fazendo uma varredura na região. Ele aponta com precisão qualquer coisa que o esteja incomodando nas proximidades.

Quer conhecer um pouco mais do Fredy? Veja o post exclusivo que dedicamos a ele. Fredy – nosso companheiro.  Para conhecer um pouco mais de nosso equipamento, nossa casa sobre rodas, veja o post a seguir: Nosso Equipamento – Carro / Trailer / Camper.

VEJA TAMBÉM

Camper Duaron – um modelo para cada gosto
Camper – um Motorhome com jeito de Trailer
Camper – instalando uma nova fixação externa
Camper – Instalando a Camper Duaron na pickup
Camper – um casal e um gato dentro da camper – soluções criativas
Van Home Chassi – Novo Produto da Duaron
 
Até breve.    Siga-nos nas redes sociais assinatura
           Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram
 
 

11 comentários:

  1. Não levamos animal conosco mas valeu a dica do GPS. Brigadu e bom findi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vocês também. Muito bom seu post com a viagem de Abadiania/GO a Porto Seguro/BA. Obg pela visita. Abs

      Excluir
  2. Olá, nós temos duas gatinhas, Athena e Cristal. Às vezes, elas também viajam conosco de motorhome. Nosso blog de aventuras é http://familialuzdemotorhome.blogspot.com.br
    Abraços,
    Francini e Luiz Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francini. Muito material em seu blog. Já estamos pesquisando. Obg pela visita. Mande fotos das gatinhas. Ainda não achei no blog.

      Excluir
  3. Olá! tudo muito lindo, inclusive o gato, temos alguns, mas onde consigo um trailer desse tipo? Onde é fabricado? já tenho a Ranger. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Paulo. Td bom? Essa Camper é fabricada em Rio do Sul, Santa Catarina. Vc pode acessar direto o site deles em www.camperduaron.com.br. Se vc já tem a Ranger (otima pickup), só falta a camper. Vamos para a estrada. Q.q. outra dúvida, estou a sua disposição.

      Excluir
  4. Envie para meu email prettoschaffer@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo. Querendo vir conhecer a nossa Camper, fique à vontade. ABs

      Excluir
  5. Ok, mais para o fim do ano entrarei em contato para conhece-los.
    abç.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com um projeto de viver a full time em um MH, e tem o meu filho... tenho lido muito sobre isso, e apesar de ele ser um gato bem calmo (calmo as vezes até demais) tenho tentado ver a possiblidade dele poder viver comigo em um MH, ele ja tem um ano, para onde eu ando ele esta junto, se tiverem alguma ideia de como começar a inserir até mesmo o uso da trelinha para caminhar gostaria de ideias.
    Um grande abraço à vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se o gatinho nunca usou a Trela (guia), vc precisa fazer uma adaptação lenta. Compre uma peitoral para gatos, parecida com a que nosso Fredy usa. Não precisa ser grossa. Coloque nele sem a guia e perceba que ele vai apresentar um sintoma de perda de equilíbrio ou desconforto. Isso e normal nas primeiras experiências. Dê um petisco e tire. Vá aumentando o tempo e mantenha o petisco, como forma de premiação. Qdo ele já não se incomodar com a peitoral coloque a guia e comece a andar com ele. Logo vai se tornar uma situação normal.
      Veja a foto da peitoral de nosso Fredy. Considere colocar um GPS nele quando estiver em viagem.
      http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2016/10/appego-unidade-de-rastreamento-que.html

      Excluir