Serra da Canastra, Lago de Furnas, Capitólio-MG

Serra da Canastra, Lago de Furnas, Capitólio-MG

abril/2015 – Nossa base em Capitólio-MG, foi o Camping e Pousada do Rio Turvo. Fica às margens do lago de Furnas (mar de minas), de onde partem os passeios de lancha que levam às principais quedas d´água e cânions.

antes e depois

estacionados

Em 2013, a água do lago de Furnas subia até as piscinas do camping. Neste mesmo ano, o recuo foi impressionante e até hoje, é esperada a recuperação do nível. De acordo com os moradores, serão necessários mais 6 anos de chuvas regulares para que ocorra o enchimento esperado. Fixamos nosso acampamento e liberamos o carro, para rodar pela região.

Hoje, o embarque nas lanchas, está ocorrendo na ponte ao lado do restaurante Rio Turvo, distante uns 3kms do camping, também reflexo do esvaziamento. O passeio pelo lago, nas lanchas rápidas, custa, R$60,00 por pessoa (salgado, mas você não pode deixar de fazer). A lancha tem capacidade para 12 pessoas e a locação exclusiva sai por R$600,00. Dura em torno de 4 horas. A sequência dos atrativos é: Vale dos Tucanos (um pouco prejudicado pelo nível do lago), Cascata e Cachoeiras do Canyon e Lagoa Azul.

A beleza se concentra na cor, transparência das águas e nos paredões de pedra calcária, parecendo verdadeiros empilhamentos intencionais. (O casal amigo Eduardo e Priscila Cybis estiveram agora (em setembro/2015), no lago e confirmaram a recuperação de 3 a 4 metros do nível de água. Ótimas notícias para nós turistas e para a natureza).

lago furnas1lago furnas2

lago furnas3lago furnas4

Como nosso acordo com o tempo é dos melhores, o sol veio nos garantir um lindo dia.

lago furnas5lago furnas6

lago furnas7lago furnas8

Considere o fato de que o nível está 18 metros mais baixo. A lancha chegava embaixo da queda. Contudo, não havia esta praia. Belezas vão, dando lugar a outras.

lago furnas10

lago furnas12lago furnas11

lago furnas13g

Turma da lancha

Nossa lancha formou um grupo muito agradável, que continuou o dia, almoçando a deliciosa Traíra desossada no famoso Restaurante do Turvo. A Traíra é feita a milanesa, recheada com azeitonas, palmito e muçarela. Coberta com requeijão e batata palha. Acompanha arroz verde e batata frita. Bom apetite a todos.

traira recheada

Um pouco mais deste dia agradável no pequeno filme a seguir.

Mais informações sobre o Lago de Furnas: O lago de Furnas, quatro vezes a Baía de Guanabara, abrange nos municípios que o circunda um potencial natural exuberante, formando lagos, cachoeiras, balneários e piscinas naturais que convidam para agradáveis passeios de barco, pesca esportiva ou para a prática do ecoturismo.

Lago de Furnas

Os municípios banhados pelo lago, no sul de Minas Gerais, tem cerca de 500 piscicultores e uma produção anual de 5 mil toneladas de tilápia. O reservatório tem 1440km², 3500km de perímetro e banha 34 municípios.

Quer viajar com seu Pet na região de Capitólio? Veja as dicas do Blog Caomigo, que passou vários dias passeando pela região com seus 3 simpáticos cachorros – Roteiro Pet Friendly em Capitólio

26 Comments

  1. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 24, 2016
  2. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 24, 2016
  3. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 24, 2016
  4. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 24, 2016
  5. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 24, 2016
  6. Carlos, Gleidys e Fredy novembro 24, 2016

Deixe um comentário