Serra da Canastra, Lago de Furnas, Capitólio-MG

abril/2015 - Nossa base em Capitólio-MG, foi o Camping e Pousada do Rio Turvo. Fica às margens do lago de Furnas (mar de minas), de onde partem os passeios de lancha que levam às principais quedas d´água e cânions.

antes e depois

estacionados

Em 2013, a água do lago de Furnas subia até as piscinas do camping. Neste mesmo ano, o recuo foi impressionante e até hoje, é esperada a recuperação do nível. De acordo com os moradores, serão necessários mais 6 anos de chuvas regulares para que ocorra o enchimento esperado. Fixamos nosso acampamento e liberamos o carro, para rodar pela região.

Hoje, o embarque nas lanchas, está ocorrendo na ponte ao lado do restaurante Rio Turvo, distante uns 3kms do camping, também reflexo do esvaziamento. O passeio pelo lago, nas lanchas rápidas, custa, R$60,00 por pessoa (salgado, mas você não pode deixar de fazer). A lancha tem capacidade para 12 pessoas e a locação exclusiva sai por R$600,00. Dura em torno de 4 horas. A sequência dos atrativos é: Vale dos Tucanos (um pouco prejudicado pelo nível do lago), Cascata e Cachoeiras do Canyon e Lagoa Azul.

A beleza se concentra na cor, transparência das águas e nos paredões de pedra calcária, parecendo verdadeiros empilhamentos intencionais. (O casal amigo Eduardo e Priscila Cybis estiveram agora (em setembro/2015), no lago e confirmaram a recuperação de 3 a 4 metros do nível de água. Ótimas notícias para nós turistas e para a natureza).

lago furnas1lago furnas2

lago furnas3lago furnas4

Como nosso acordo com o tempo é dos melhores, o sol veio nos garantir um lindo dia.

lago furnas5lago furnas6

lago furnas7lago furnas8

Considere o fato de que o nível está 18 metros mais baixo. A lancha chegava embaixo da queda. Contudo, não havia esta praia. Belezas vão, dando lugar a outras.

lago furnas10

lago furnas12lago furnas11

lago furnas13g

Turma da lancha

Nossa lancha formou um grupo muito agradável, que continuou o dia, almoçando a deliciosa Traíra desossada no famoso Restaurante do Turvo. A Traíra é feita a milanesa, recheada com azeitonas, palmito e muçarela. Coberta com requeijão e batata palha. Acompanha arroz verde e batata frita. Bom apetite a todos.

traira recheada

Um pouco mais deste dia agradável no pequeno filme a seguir.

Mais informações sobre o Lago de Furnas: O lago de Furnas, quatro vezes a Baía de Guanabara, abrange nos municípios que o circunda um potencial natural exuberante, formando lagos, cachoeiras, balneários e piscinas naturais que convidam para agradáveis passeios de barco, pesca esportiva ou para a prática do ecoturismo.

Lago de Furnas

Os municípios banhados pelo lago, no sul de Minas Gerais, tem cerca de 500 piscicultores e uma produção anual de 5 mil toneladas de tilápia. O reservatório tem 1440km², 3500km de perímetro e banha 34 municípios.

Para continuar a sequência desta viagem, volte ao menu anterior.

Viagens Nacionais

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais

         Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Google+

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ A LEITURA ABAIXO

Visitando as Gerais – Tiradentes, Capitólio, Delfinópolis e Ouro Preto
São Lourenço - MG
Aiuruoca – Carrancas - MG

Aproveite que está aqui, cadastre abaixo seu e-mail em nosso Feed de notícias e receba gratuitamente, todas as atualizações deste blog.

 

Gostou de nosso equipamento? Aproveite e conheça mais sobre a Camper Duaron, clicando no banner a seguir. Venha para a estrada conosco.

duaron-logo-400[6]

26 comentários:

  1. Maravilha de lugar! Um dia vamos seguir pra Serra da Canastra e esperamos também fazer acordo com o tempo.
    Abraços fraternos,
    Marcelle e Sylvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Agora é a hora. Aproveite este outono e inverno, com poucas chuvas e vá conhecer este lindo lago e todos outros atrativos da região. Vou começar a postar em seguida. Grande abraço.

      Excluir
  2. Nossa, que demais! A Natureza é incrível né? As fotos estão lindas e super inspiradoras!!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de passeio! :) Quero muito conhecer Capitólio e adoro ver dicas de lá! Só dá mais vontade :)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que já tinha ouvido falar na Serra da Canastra, mas nunca tinha lido nada sobre! Fiquei surpreso com tamanha beleza! Fantástico mesmo! Parabéns por mais este belo post. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita Itamar. Tem muito mais na região. depois veja os demais posts em http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2015/03/visitando-as-gerais-tiradentes.html

      Excluir
  5. Esse passeio deve ter sido maravilhoso! Tenho muita vontade de conhecer Capitólio, quem sabe um dia! Belas fotos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, umas belezas somem para dar lugar a outras.
    Muito legal o post

    ResponderExcluir
  7. Adoro ter contato com a natureza. Este lugar parece perfeito para isso! Fiquei com muita vontade de conhecer. Parabéns pelo post e pelas lindas fotos!

    ResponderExcluir
  8. Que lembranca boa eu tive!!!! Já fiz esse passeio, e faz tanto tempo que nao me acordava!É um lugar impressionante, de cair o queixo e o relato/foto de vcs, comprova o que meus olhos ja viram! Um super beijo. Mel, www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que paisagens tão lindas, o Brasil é um país extremamente bonito e só sentimos falta quando estamos longe, as cachoeiras são exuberantes! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Já vi várias fotos desse lugar e tô louco pro dia que vou chegar lá. Parece lindo demais !!! O Brasil é sempre muito especial adorei o post

    ResponderExcluir
  11. Mais um lugar maravilhoso que quero conhecer no Brasil!!! Não sabia de que o nível estava abaixo e que talvez só se recupere em 6 anos!! Tenho que correr hauehs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angie. Amigo esteve lá recentemente e afirmou que está quase recuperado.

      Excluir
  12. Que delícia de lugar! Como eu ainda não fui conhecer??? Imperdoável, viu!
    Adorei o post e já acrescentou um novo destino na minha wishlist!

    ResponderExcluir
  13. Nossa amei seu documentário, estou anciosa para conhecer Capitolio!!
    pretendo levar um grupo em janeiro saindo de Ouro Branco MG mais dicas podem mandar no e-mail:sonhodeviagem8@gmail.com Léia

    ResponderExcluir