Península de Maraú – Taipus de Fora – BA

Península de Maraú – Taipus de Fora – BA

janeiro/2015 – Escolhemos este destino para passar a virada de ano de 2014 para 2015. É também conhecido como o Caribe Brasileiro. Já havíamos estado por aqui em 2008 numa passagem muito corrida. Agora, com nossa Camper, teremos tempo para conhecer a região com a calma que ela merece. Afinal, estamos na Baía Óh Paí Óh!!!

Vista-Aérea-de-Península-de-Maraú

Resumo da Viagem: Saímos de Teresópolis na sexta 26 de dezembro, com 3 pernas planejadas, até o destino.
Na primeira, apontamos a proa para Aracruz-ES, onde pernoitamos no CCB-ES04. Uma grata surpresa. Veja post específico sobre este camping, clicando aqui.

Hotel Marques

Na segunda perna, o planejamento incluía um pernoite no Camping de Mundaí – Porto Seguro, BA, mas ouvindo amigos, decidimos não encarar a entrada em Porto Seguro, justo nas festas de fim de ano. Mundaí ficaria para a viagem de volta. Adiantamos mais algumas centenas de kms e dormimos no Hotel Marques (BR-101), altura de Itapebi-BA. Assim encurtaríamos a 3 perna, que contava ainda com 70kms de terra.

Na terceira perna, fizemos uma alteração de percurso, fugindo de uma dica furada do Google Maps, que sugeria pegar o trecho de terra para Maraú, a partir de Ubaitaba. A economia de 20 kms nos colocaria num trecho muito ruim. Seguimos no asfalto até Camamu e de lá pegamos terra até Maraú (70kms). As condições da estrada e todas as informações sobre o Camping e Pousada Recanto da Sereia estão no post específico que fizemos. Para vê-lo, clique aqui.
Na volta, fizemos a prometida parada para descanso no Camping Mundaí, em Porto Seguro. Veja post específico clicando aqui. E, quando entramos no ES, aproveitamos para conhecer e descansar no Camping Parque Cachoeira Véu da Noiva, na serra capixaba. Veja post deste camping clicando aqui.

separador

mergulho

A Península de Maraú tem como principal atrativo as barreiras de coral à beira mar. Para os apaixonados pelo mergulho de observação, nada melhor que pegar sua máscara, respirador e nadadeiras e entrar mar adentro, em água morna e após alguns metros, já se ver deslumbrado com tanta vida marinha. Diferente dos famosos arrecifes de coral de Recife, que demandam longas navegações.
A principal barreira de corais fica em Taipus de Fora, distante 2,5kms à direita de nosso camping Recanto da Sereia. (veja todos os detalhes deste lindo camping no post específico. clique aqui)

Estacionados com nossa Camper neste paraíso, nossa maior preocupação foi a de acompanhar a rotina do sol, dos ventos, dos pássaros e das marés. Passamos 9 ótimos dias acordando sob o sol e dormindo sob as estrelas, sem um único dia nublado ou chuva.

Estacionados Camping Recanto da Sereia 1 Península de Maraú – Taipus de Fora – BA 1

O que fizemos? Caminhamos muito pela praia, atrás dos destaques do lugar. Enquanto a lua não estava plenamente cheia (mais a frente posto a tábua das marés), para os melhores mergulhos e marés, fomos conhecer, a pé, a tão falada Lagoa Azul.
Lagoa Azul. Distante do camping uns 6 kms pela areia, revela-se uma caminhada muito agradável. Lembrar de levar seu protetor solar, água e sandálias, porque o pedaço entre a praia e a lagoa é feito em areia muito quente e sem sombras. De azul, a lagoa tem o nome. É provável, que em algum momento do dia, a posição do sol lhe conceda esta tonalidade. Água muito morna. Nada de especial, no nosso ponto de vista. Na verdade, o ponto alto é a caminhada pela praia e os mergulhos refrescantes. Cenário único.

Caminhando pela praia Caminhando pela praia com amigos

Acesso Lagoa Azul

Lagoa Azul com a amiga Lia

Na volta, não deixe de dar uma paradinha no Bar das Meninas, a meio caminho, em Taipus de Fora. Escolha a sua gelada e peça um Mix Baianinha, que inclui uma seleção de iguarias do lugar (mini abará, casquinha de siri na barquinha de beijú e dadinho de tapioca). Pedimos também um polvo a vinagrete que estava muito bom.

Bar das Meninas - Taipu de Fora Mix Baianinha

Saiba tudo sobre a comida típica baiana no incrível blog Comidas pelo Mundo.

separador

Sem pressa, esperávamos o novo ano chegar. Naqueles horários em que o calor aumenta e o vento diminui, usamos a sabedoria do baiano e reduzimos o metabolismo. Atualizar a leitura degustando a paisagem, o isolamento digital e o conforto de nossa Camper.

Colocando a leitura em dia

Fredy Rede em Maraú

O camping serviu uma ceia de Ano Novo e nós realizamos o desejo de celebrar, juntos, nossa vida alegre e fazendo o que mais gostamos. Viajar, estar em lugares diferentes. Feliz Ano Novo e muitas viagens por vir, com nosso companheiro de viagens, o gato Fredy.

Ano Novo 2014-2015 Ano Novo Fredy

separador

Tábua das Marés

A maré baixa ainda não era a que estávamos esperando. No dia seguinte, teríamos lua cheia e por consequência, as chamadas marés VIVAS ou de maior amplitude, onde, por conta do alinhamento do sol e da lua, o recuo do mar é mais acentuado. Isso ocorre também na lua nova.
Portando, consulte a Tábua das Marés e Fases da Lua ao lado, quando pensar em mergulhar por aqui e escolha o horário mais adequado de maré seca. As piscinas que se formam nos arrecifes ficam mais evidentes, com muita vida marinha aprisionada para você se divertir.
Pensando no cardápio do almoço, já que a Gleidys resolveu produzir o primeiro prato de 2015, saímos em campo para encontrar um polvo pequeno. E não é que demos sorte! Caminhando sobre a plataforma de coral, conseguimos um exemplar perfeito.

polvo

A beleza está por todo lugar, no chão, no céu e no mar. O encontro de rios com o mar é uma constante. A cobertura de coqueiros por toda a orla produz conjuntos harmônicos que fotógrafo algum resiste, mesmo que pareça um motivo repetitivo. As cores da vida marinha exuberantes.

Destaque 1 Destaque 2

Destaque 3

Destaque 4 Destaque 5

Destaque 6

cozinhando

E o nosso polvo? Polvo vinagrete

Humm!!! Nossa compacta e funcional cozinha, manobrada pela “chef” Gleidys, produziu este delicioso polvo ao vinagrete.

separador

Como sempre viajamos com nosso companheiro, o gato Fredy. Dedicamos boa parte de nosso tempo a interagir com ele e o novo ambiente. Estamos na praia, com cheiros novos, uma fauna diferente da que ele está acostumado nos campings de serra. Portando, se faz necessário um controle mais estreito de suas investigações, para evitar contratempos inerentes à curiosidade exagerada do gato.

Maria da Toca siri

pato Soneca

A esperta Maria da Toca se fingiu de morta e exercitou com o Fredy a paciência. Quem vai se mexer primeiro? Já o siri parrudo deixou claro que não iria negociar fácil o confronto. Ainda tivemos um simpático pato, acostumado com cachorros, que veio ver se o Fredy tinha algo de comer para oferecer. A agitação foi grande, mas o que o Fredy gosta de fazer mesmo é tirar uma boa soneca na sua nova caixa de papelão. Não deixamos o Fredy maltratar nenhum animal. O máximo que permitimos é sua dieta de proteínas à base de mariposas e grilos.

separador

Península de Maraú – Taipus de Fora – BA 2

Finalmente a lua cheia estava em sua plenitude. O horário ideal para mergulho nas piscinas de Taipus de Fora era bem cedo. Tudo organizado, lá fomos nós. Foram três dias de mergulhos com mais de hora de duração.
Muita vida marinha. Selecionei algumas cenas que capturei com a câmera subaquática, para se ter uma ideia. A água morna permite que você fique na água por quanto tempo desejar. Coisas do nordeste. Não precisa assistir até o fim. Basta saber que você precisa ir pessoalmente para conferir. Coloque em tela cheia para melhor definição.



separador

Para se deslocar até a vila de Barra Grande (5 km de terra bem acidentados), você pode economizar seu carro, jardineiraspegando uma jardineira, que o  próprio camping pode chamar. O custo é de R$ 15,00 por pessoa. Considere que a volta pode sair mais cara, já que o trajeto padrão é para Taipus de Fora e não para o camping.  Nós pagamos R$ 50,00 o casal para retornar, já que não nos interessava ficar esperando a jardineira encher. O lugar ferve na alta temporada, com muitos restaurantes e shows ao vivo. Fora isso, a vila é tranquila e muito charmosa.

Barra Grande1 Barra Grande2

Barra Grande porto

Em Barra Grande você pode contratar todos os passeios existentes. Existem várias operadoras. Quando aqui estivemos em 2008, fizemos o passeio de barco com a Camamu Adventure, que fica no fim da rua que leva ao cais. Visitamos Coroa Vermelha para mergulho, a ilha da Pedra Furada, a ilha do Goió, e ilha do Sapinho. O melhor guia para você consultar pela internet, antes de fazer sua viagem e decidir pelos passeios, é o Guia de Maraú. A versão impressa, que você pode obter gratuitamente nas operadoras e lojas de Barra Grande, é um espetáculo, com o mapa completo da península e todos os atrativos.

separador

A seguir, mais algumas fotos e um breve filme de alguns dos melhores momentos. Acertamos em nossa escolha neste destino. Recomendamos o lugar e o Camping e Pousada Recanto da Sereia.

Arco-Iris

Península de Maraú – Taipus de Fora – BA 3

separador

  • Para obter detalhes sobre as tarifas, acesse o link oficial do camping.
  • Coordenadas Geográficas – Lat 13°55’18.78″S / Long 38°55’54.47″O – 3m altitude – Quando plotamos a viagem no Google Maps, ele sugeriu que saíssemos da 101 em Ubaitaba e rodássemos 50 kms de terra até Maraú. Este trecho é muito pior do que o que mostramos no filme acima. Sugerimos que siga até Camamu e de lá, então, pegue a estrada de terra até Maraú. Veja no link a seguir nossa sugestão. https://goo.gl/maps/afHYq. Dúvidas, entre em contato.
  • Baixe aqui o Arquivo.kmz para abertura no Google Earth, com os principais atrativos do lugar.

32 Comments

  1. Mariana julho 2, 2017
  2. Carlos, Gleidys e Fredy julho 2, 2017

Deixe um comentário